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Numeros racionais

Re: Numeros racionais

Mensagempor jlrlima » Qua Nov 02, 2011 17:39

Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r

a-r+a+a+r = 15


cheguei em zero tb.. tanto a b e c







marina23484 escreveu:
Cesar escreveu:Boa noite povo.

Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....

Disciplina 1 atividade 4

1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.

fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g

b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.



2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.


agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs

575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3

logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g

575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs

letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g

3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.

eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)

o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4


meu msn é alef38@hotmail.com


NESTA QUESTÃO........... COMO O PERÍODO DA DIZIMA SÃO OS ALGARISMOS NESTA ORDEM (142857)
E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.

JOSE LUIZ: CONTATO PROFMATLIMA@HOTMAIL.COM


a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.



Olá..

Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...

Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75

Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..

Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5

Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..

Marina
=)
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Rosangela Braulino » Qua Nov 02, 2011 19:14

Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.
Rosangela Braulino
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Re: Numeros racionais

Mensagempor marina23484 » Qua Nov 02, 2011 20:56

Atividades 5 liberadaaaa....

DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:

a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.

2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.

Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.

" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."

a) (5.0) Raiz quadrada de 5.



DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.

2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Maria Vieira » Qua Nov 02, 2011 22:32

Nossa, eu estou ainda quebrando a cabeça na MA2 exerc.1 e no 2c, acho que estou muito atrasada.
Maria Vieira
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Maria Vieira » Qua Nov 02, 2011 22:35

Rosangela Braulino escreveu:Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.
Maria Vieira escreveu:Nossa, eu estou ainda quebrando a cabeça na MA2 exerc.1 e no 2c, acho que estou muito atrasada.
Maria Vieira
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Re: numeros racionais

Mensagempor lucinei daliberto » Qui Nov 03, 2011 06:01

Oi pessoal, todas as atividades que foi proposta cheguei a mesma conclusão de voces. A unica que eu não tenho certeza é aformula da sequencia gostaria que alguem confirmasse que o meu raciocinio esta correto.
n^2 +3n+3, foi nesta formula que cheguei mas...............

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Re: Numeros racionais

Mensagempor marina23484 » Qui Nov 03, 2011 06:34

Rosangela Braulino escreveu:Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.



Rooo.. Tá certoo...

A resposta é 425 gramas...
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Re: numeros racionais

Mensagempor marina23484 » Qui Nov 03, 2011 06:36

lucinei daliberto escreveu:Oi pessoal, todas as atividades que foi proposta cheguei a mesma conclusão de voces. A unica que eu não tenho certeza é aformula da sequencia gostaria que alguem confirmasse que o meu raciocinio esta correto.
n^2 +3n+3, foi nesta formula que cheguei mas...............

Lucinei


Lucinei...
Eu cheguei nessa mesma formulaa....
Mas o q???

Vc resolveu o produto notavel..
(n+2)² - (n+1)

Marina
=)
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Re: Numeros racionais

Mensagempor rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:18

atividade 5

2) provar para raiz de 5

jlrlima escreveu:
Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r

a-r+a+a+r = 15


cheguei em zero tb.. tanto a b e c







marina23484 escreveu:
Cesar escreveu:Boa noite povo.

Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....

Disciplina 1 atividade 4

1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.

fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g

b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.



2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.


agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs

575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3

logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g

575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs

letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g

3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.

eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)

o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4


meu msn é alef38@hotmail.com


NESTA QUESTÃO........... COMO O PERÍODO DA DIZIMA SÃO OS ALGARISMOS NESTA ORDEM (142857)
E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.

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a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.



Olá..

Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...

Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75

Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..

Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
se a²+b²+c²=75 e ab+bc+ac=75 então : a²+b²+c²=ab+bc+ac , logo a²=b*a => b=a²/a=> b=a fazendo o mesmo para os 3 temos a=b=c substituindo b e c por a temos : a+a+a=15 => 3a=15 => a=5 como a=b=c resulta em a=5 b=5 c=5.
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..

Marina
=)
Editado pela última vez por rstta7 em Qui Nov 03, 2011 16:26, em um total de 1 vez.
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Re: Numeros racionais

Mensagempor rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:21

jlrlima escreveu:
Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r

a-r+a+a+r = 15


cheguei em zero tb.. tanto a b e c







marina23484 escreveu:
Cesar escreveu:Boa noite povo.

Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....

Disciplina 1 atividade 4

1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.

fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g

b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.



2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.


agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs

575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3

logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g

575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs

letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g

3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.

eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)

o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4


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NESTA QUESTÃO........... COMO O PERÍODO DA DIZIMA SÃO OS ALGARISMOS NESTA ORDEM (142857)
E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.

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a) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.



Olá..

Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...

Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75

poderia ter usado o quadrado da soma de n termos:
(a+b+c)²=a²+b²+c²+2ab+2bc+2ac

Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..

Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5

Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..

Marina
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Re: Numeros racionais

Mensagempor rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:31

marina23484 escreveu:Atividades 5 liberadaaaa....

DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:

a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.

2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.

Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.

" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."

a) (5.0) Raiz quadrada de 5.
analise no material de apoio tema3 a raiz de 2 (prova) leiam a sugestão acima no lugar de par para raiz de 2 é múltiplo para raiz de 5!!


DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.

2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
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Re: Numeros racionais

Mensagempor rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:32

marina23484 escreveu:Atividades 5 liberadaaaa....

DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:

a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.

2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.

Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.

" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."

a) (5.0) Raiz quadrada de 5.
analise no material de apoio tema3 a raiz de 2 (prova) leiam a sugestão acima no lugar de par para raiz de 2 é múltiplo para raiz de 5!!


DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.

2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
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Re: Numeros racionais

Mensagempor marina23484 » Qui Nov 03, 2011 18:31

Pessoal

Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..

1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Qui Nov 03, 2011 22:56

Pessoal boa noite, ja saiu a atividade 5 ja resolvi mais queria trocar algumas ideias como pode ser feito????? por exemplo eu resolvi o exercicio assim.
1) Mostre uma aproximação por falta com uma casa decimal dos seguintes números.

a) Raiz cúbica de 5

Resolução

Ao resolver temos 1,709975947
Podemos, como sugerido no enunciado, fazer a aproximação por falta.

Vejamos:
raiz cubica de 5 tem por aproximação 1,...
Tomando o 1 ( por falta ) estamos cometendo um erro pois o resultado esta entre 1 e 2 que temos 1< raiz cubica de 5 <2, assim podemos dizer que 1 é a aproximação por falta e o 2 é a aproximação por excesso.

Outro exemplo quando usamos casas decimais.
Exemplo: raiz cubica de 5 = 1,7
Aproximação por falta com um erro de 0,1 caso usemos o 7 e assim por diante caso usemos mais casas decimais.
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Qui Nov 03, 2011 22:59

marina23484 escreveu:Pessoal

Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..

1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?


o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....

o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5
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Re: Numeros racionais

Mensagempor xandeproenca12 » Sex Nov 04, 2011 00:20

Módulo 1
Disciplina 2 – Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática
Tema 2 – Linguagem Álgebrica
Data de entrega: 04/11/2011
1.
a) n^2 + 3n + 3

b) aplique bhaskara = 183 que encontrará 12ª posição.
2. a) 75
b) 0
c)a=b=c= 5
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Re: Numeros racionais

Mensagempor marina23484 » Sex Nov 04, 2011 07:46

Cesar escreveu:
marina23484 escreveu:Pessoal

Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..

1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?


o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....

o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5



Olá Cesar...
vc achou mais dificil, mas conseguiu resolver???
Ainda nao achei nenhum lugar q me explicasse o pq dissoo...

Por favor se puder me mandar o q achou...
marina23484@hotmail.com

Marina
=)
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Re: Numeros racionais

Mensagempor deboralino » Sex Nov 04, 2011 11:49

Bom diaa pessoal!!

Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...

Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)

Aguardo!! =]
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Re: Numeros racionais

Mensagempor deboralino » Sex Nov 04, 2011 11:49

deboralino escreveu:Bom diaa pessoal!!

Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...

Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)

Aguardo!! =]
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Re: Numeros racionais

Mensagempor marina23484 » Sex Nov 04, 2011 11:55

deboralino escreveu:Bom diaa pessoal!!

Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...

Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)

Aguardo!! =]



Esse exercicio é o da dizima periódica???
1/7???

Se for.. entao.. o exercicio quer saber a 2012 posicao..
se vc dividir 1/7, ele tem um periodo q se repete de 6 em 6..
Se vc dividir 2012 por 6, vai ter 335 e resto 2...
POr causa do resto 2, a posição é a segunda.. q será o numero 4..

Espero ter ajudadooo..
Marina
=)
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Re: Numeros racionais

Mensagempor silvia fillet » Sex Nov 04, 2011 15:20

Cesar, envie um e-mail para voce sobre as atividades MA001 e MA002
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Re: Numeros racionais

Mensagempor deboralino » Sex Nov 04, 2011 17:33

Obrigada colega pela ajuda!!

=]
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Sáb Nov 05, 2011 09:25

Galera bom dia.

como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5

1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20

Porque isso????

achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
Cesar
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Sáb Nov 05, 2011 09:34

marina23484 escreveu:
Cesar escreveu:
marina23484 escreveu:Pessoal

Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..

1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?


o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....

o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5



Olá Cesar...
vc achou mais dificil, mas conseguiu resolver???
Ainda nao achei nenhum lugar q me explicasse o pq dissoo...

Por favor se puder me mandar o q achou...
marina23484@hotmail.com

Marina
=)



claro meu bem... de uma olhada vou mandar as duas atividades para vc ver se bate com a sua, pois sempre gosto de postar no domingo, assim da tempo da tutora ver se tem algo de errado............ estou mandando o email agora ( sabado).
Cesar
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Lucineia Benetti » Sáb Nov 05, 2011 12:57

propriedade do quadrado perfeito diz que a soma de numeros impares a parir de um encontra-se um quadrado perfeito.exemplo 1+3+5+7+9=25
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Francesca Vilanni » Sáb Nov 05, 2011 14:28

Acho que os números são de 16 até 25!!

Estou começando agora para ver se posto amanhã!!!!!
Logo enviarei o que pensei.
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Re: Numeros irracionais

Mensagempor bbalthazar » Sáb Nov 05, 2011 16:22

Olá Cesar,

Também resolvi desse jeito ... será que é só isso mesmo??

Abrçs.

Margarete


quote="Cesar"]Pessoal boa noite, ja saiu a atividade 5 ja resolvi mais queria trocar algumas ideias como pode ser feito????? por exemplo eu resolvi o exercicio assim.
1) Mostre uma aproximação por falta com uma casa decimal dos seguintes números.

a) Raiz cúbica de 5

Resolução

Ao resolver temos 1,709975947
Podemos, como sugerido no enunciado, fazer a aproximação por falta.

Vejamos:
raiz cubica de 5 tem por aproximação 1,...
Tomando o 1 ( por falta ) estamos cometendo um erro pois o resultado esta entre 1 e 2 que temos 1< raiz cubica de 5 <2, assim podemos dizer que 1 é a aproximação por falta e o 2 é a aproximação por excesso.

Outro exemplo quando usamos casas decimais.
Exemplo: raiz cubica de 5 = 1,7
Aproximação por falta com um erro de 0,1 caso usemos o 7 e assim por diante caso usemos mais casas decimais.[/quote]
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Francesca Vilanni » Sáb Nov 05, 2011 16:33

Galera consegui fazer a questão 2 da disciplina 1, vendo esse vídeo.

youtube.com/watch?v=Taw0yr4kxt­E
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Marcao » Sáb Nov 05, 2011 17:19

Olá Cesar, tudo bem?
Tbm estou nesse Redefor.
Na questão 1(b) eu entendi que ele quer demonstrar que a soma de números ímpares distintos é sempre um quadrado perfeito?
Ou seja, 1+3+5+7+9=25, que é o número da décima cadeira. Se´ra isso, ou estou enganado?
Marcos


Cesar escreveu:Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5

1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20

Porque isso????

achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
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Re: Numeros racionais

Mensagempor Cesar » Sáb Nov 05, 2011 18:36

pelo que entendi foi que a soma de 5 numeros consecutivos o resultado sempre vai ser um numero multiplo de 5




Marcao escreveu:Olá Cesar, tudo bem?
Tbm estou nesse Redefor.
Na questão 1(b) eu entendi que ele quer demonstrar que a soma de números ímpares distintos é sempre um quadrado perfeito?
Ou seja, 1+3+5+7+9=25, que é o número da décima cadeira. Se´ra isso, ou estou enganado?
Marcos


Cesar escreveu:Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5

1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20

Porque isso????

achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
Cesar
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?