Eu comecei assim:
![\frac{d}{d_{x}}\hspace{5}a^x=\lim_{h \mapsto 0}\left [\frac{a^{x+h}-a^x}{h} \right ] \frac{d}{d_{x}}\hspace{5}a^x=\lim_{h \mapsto 0}\left [\frac{a^{x+h}-a^x}{h} \right ]](/latexrender/pictures/fc54113208df1cc1afad6281e1bc48cb.png)
Mas chega a um ponto em que fico com:
![\frac{d}{d_{x}}=a^x \cdot \lim_{h \mapsto 0} \left [ \frac{a^h-1}{h} \right ] \frac{d}{d_{x}}=a^x \cdot \lim_{h \mapsto 0} \left [ \frac{a^h-1}{h} \right ]](/latexrender/pictures/28205cf412cfd2a86977d2eaf35945dd.png)
Eu sei que esta parte é igual a

Aliocha Karamazov escreveu:(...) qualquer número real elevado a zero é igual a 1 (...)
Aliocha Karamazov escreveu:Vamos fazer
(...)
LuizAquino escreveu:Quando é feita a mudança de variável, a variável "antiga" não deve mais aparecer na expressão do "novo" limite. Sendo assim, o correto seria você já ter feito:
Percebe-se que a sua ideia era detalhar a explicação. Nesse caso, o adequado seria primeiro você ter exibido como isolar o h e depois efetuar a substituição.
Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
leandro moraes escreveu:pessoal já achei a resposta. o meu erro foi bobo rsrsrrs errei em uma continha de multiplicação, é mole rsrsrsr mas felizmente consegui.