por Delma » Qui Out 27, 2011 15:46
Delma escreveu:Olá pessoal tambem estou muito perdida nesta atividadea não sei nem por onde começar sou da turma 37, se alguem puder me ajudar agradeço
Desculpa pessoal esqueci de mandar meu email
delmaaltarugio@yahoo.com.br
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por Delma » Qui Out 27, 2011 15:59
natalia_cristina escreveu:antonio crocco escreveu:Olha a questão 1 (dos segmentos) tenho minhas duvidas afinal esta sendo usado o numero irracional e tem uma observação para não utilizar esse conceito
a) Questão 2 (sangue) eu havia feito com a constante k fora da raiz quarta
T = K(raiz quarta) B
b) resultado k=17,4
c) T= 50,46 seg
Prescisamos ver????
Olá td bm?
A letra c), o meu deu 50,33seg, dá uma olhadinha, postei esta semana a resolução!!!!
O nosso tutor já nos respondeu sobre esta questões e o nosso erro na numero 1
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por Delma » Qui Out 27, 2011 16:25
silvia fillet escreveu:O item a) nem sempre será um número racional.
pense em dois segmentos e a diagonal de um quadrado, a resposta está ai.
Pois é cheguei a esta conclusão no entanto não consigo demonstrar vc poderia me ajudar?
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por gelato » Qui Out 27, 2011 17:12
deco1232007 escreveu:andrea Giantomassi escreveu:silvia fillet escreveu:LeandroMoraes escreveu:Pessoal,
Estou estudando o arquivo que postei pelo email. A resposta está lá.
Mas quero me certificar bem dessa resposta, pois na primeira avaliação o meu tutor descontou 2,5 pontos, por falta de argumentação.
Assim que eu tiver um tempinho (acho que só no final de semana), farei essas atividades 3.
Um abraço a todos...
Leandro, também irei verificar, pois o tutor dessa disciplina é bem chatinho
Leandro, por favor, passa para mim o material.
Obrigada
Gostaria de receber o material
andre_vicentesantos@hotmail.com
Olá pessoal, estou quebrando a cabeça para resolver o exercício mas ainda nada alguem pode me ajudar, com algum material. ta feia, a coisa ta braba, alguem me ajude com a atividade três disciplina 1.
proforlando32@hotmail.com
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por gidf » Qui Out 27, 2011 18:22
Olá a todos. Muito legal esse grupo formado para discutir os exercícios do Redefor. Estou fazendo também...irei mandar minhas contribuições, e gostaria de receber, meu email
gidf@tera.com.br abraços a todos
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por gidf » Qui Out 27, 2011 19:48
Caucaure escreveu:Oi pessoal!
Estou vendo que todos nós que estamos fazendo o Redefor queremos compartilhar as informações e tirar nossas dúvidas, afinal estamos no mesmo barco.
Na 1ª Turma do Redefor o que deu muito certo foi um Grupo no Yahoo, onde qualquer informação nova enviada por algum cursista era atualizada no e-mail para todos os associados. Por isso tomei a liberdade de Criar um GRUPO para a nossa Turma REDEFOR 2012.
Mandei alguns convites, mas divulguem!!!!!
e-mail do grupo:
redefor2012@yahoogrupos.com.br página inicial:
http://br.groups.yahoo.com/group/redefor2012Abraços,
Re
Ja me cadastrei, valeu pela dica!
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por Maria da Paz » Qui Out 27, 2011 20:52
Boa noite pessol, eu estou preocupada pois não
conseguir resolver a questão 1 tetei de várias formas mas não conseguir se alguém puder e quiser me ajudar agradeço desde já .
patycoutinho1@yahoo.com.br
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Maria da Paz
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por navegadorasan » Qui Out 27, 2011 22:08
Eu também estou na Redefor e, por favor, me incluam nessa turma pq to "pirando" com as atividades!!! tb quero o material que todos tem!!! Leandro, me envie, por favor!!
navegadora_san@hotmail.comMuito obrigada!
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navegadorasan
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por marcia-rda » Qui Out 27, 2011 22:18
olá pessoal, sou Marcia e estou acompanhando vcs já a algum tempo, adorei o material postado pelo ....acho que é Leandro..foi muito bom,....Minha tutora falou que é pra lembrar-mos do subconjunto dos inteiros que está incluso nos racionais e que o exercício pede apenas números inteiros positivos, logo estou tentando partir pelo fato de quando é possível a divisibilidade de m/n e quando não é possível, e neste último caso, caimos no grupo dos números fracionários, e não entramos nos irracionais..se ajudar foi bom colaborar....obrigadão pelas dicas....até agora...kkkkk Abraço.
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por Cesar » Qui Out 27, 2011 22:45
Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
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por natalia_cristina » Qui Out 27, 2011 22:56
Boa noite, Leandro gostaria de receber seu material, meu e-mail é:
ncs_leme@hotmail.comObrigada
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por Lourdes » Qui Out 27, 2011 23:07
LeandroMoraes escreveu:Vanessa,
Estou com um material que dá muita base para o estudo desse tema.
Se quiser, posso te enviar.
Sds
Leandro
olá leandro, tbm estou no redefor e gostia muito que você me enviasse esse material, já que ainda não terminei os exercícios pra amanhã.
meu email é
lourdes.vfreitas@yahoo.com.brbeeeijos
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por Priscila Moreno » Qui Out 27, 2011 23:57
Boa noite colegas!
Nao estou conseguindo fazer a atividade
“Considere dois segmentos de reta, (AB) ? e (CD) ?, e a razão entre as medidas desses segmentos, dada por
r=(AB) ?/(CD) ?
Seja também um segmento de reta (EF) ? tal que
(AB) ?=m(EF) ? e (CD) ?=n(EF) ?,
com m e n inteiros positivos. Temos então que
r=m/n,
ou seja, r é um número racional.”
(2,0 pontos) A afirmação acima é sempre verdadeira, isto é, a razão entre os segmentos (AB) ? e (CD) ?, é sempre um número racional?
(8,0 pontos) Demonstre que r é sempre um racional (se você assim concluiu), ou então, que r pode não ser um racional (se você assim concluiu)
Obs.: Como ainda não estudamos Números Irracionais, solicitamos que a demonstração seja feita sem a utilização do conceito de Número Irracional.
alguem poderia me ajudar, pois ja tentei de varias formas mas nao consigo sair do lugar!
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Priscila Moreno
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por deboralino » Sex Out 28, 2011 00:31
Olá pessoa!
Também estou me matando pra tentar resolver esse exercício.
Se alguém quiser fazer a gentileza de me fornecer o material de apoio eu agradeço.
lino-debora@bol.com.brAbraços!
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deboralino
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por Samuelribeiro » Sex Out 28, 2011 09:41
LeandroMoraes escreveu:Pessoal,
Estou estudando o arquivo que postei pelo email. A resposta está lá.
Mas quero me certificar bem dessa resposta, pois na primeira avaliação o meu tutor descontou 2,5 pontos, por falta de argumentação.
Assim que eu tiver um tempinho (acho que só no final de semana), farei essas atividades 3.
Um abraço a todos...
Amigo,
Se possível me passa o material.
meu e-mail é:
profmatsamuel@hotmail.com.
Muito obrigado.
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Samuelribeiro
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por rhodry » Sex Out 28, 2011 09:49
olá pessoal estou com muita dúvidas, em relação aos racionais.
Por definição, Número racional é todo o número que pode ser representado por uma razão (ou fração) entre dois números inteiros.
Portanto se AB=mEF e CD=nEF e
n,m são inteiros. sendo então r representado ... r=m/n , então a razão dos segmentos são sempre racionais.
está certa está demonstração, posso pensar desta maneira, estou com dúvidas com a colacação do colega Leandro, se puderem esclarecerem agradeço.
o Email:
rhodry_jr@hotmail.com se tiverem alguma dica me enviam por favor..... Até
-
rhodry
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por Marcia Chiuratto » Sex Out 28, 2011 10:02
Pessoal estou toda atrapalhada e não consegui terminar a questão dos segmentos, alguém pode me ajudar?
meu email
sccmarcia@yahoo.com.brurgente
e grata
marcia
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Marcia Chiuratto
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por Samuelribeiro » Sex Out 28, 2011 10:08
Ainda não consegui resolver a atividade 03 da disciplina 1. Me ajudem por favor!!
e-mail:
profmatsamuel@hotmail.com
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Samuelribeiro
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por Lourdes » Sex Out 28, 2011 11:05
oi pessoal, eu ainda não consegui responder a atividade "Considere dois segmentos de reta AB e CD...'" gostaria muito que vcs me ajudassem, meu email é:
lourdes.vfreitas@yahoo.com.brabraços
-
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por Luiz2012 » Sex Out 28, 2011 13:07
silvia fillet escreveu:“Considere dois segmentos de reta, (AB) ? e (CD) ?, e a razão entre as medidas desses segmentos, dada por r=(AB) ?/(CD) ? Seja também um segmento de reta (EF) ? tal que (AB) ?=m(EF) ? e (CD) ?=n(EF) ?, com m e n inteiros positivos. Temos então que r=m/n, ou seja, r é um número racional.”
A afirmação acima é sempre verdadeira, isto é, a razão entre os segmentos AB e CD , é sempre um número racional?
Demonstre que r é sempre um racional (se você assim concluiu), ou então, que r pode não ser um racional (se você assim concluiu)
solicitamos que a demonstração seja feita sem a utilização do conceito de Número Irracional.
Pessoal, essa já é a atividade 3 disciplina 1
Ola Silvia pode me dar uma luz, pois eu fiz desse jeito!“Considere dois segmentos de reta, (AB) ? e (CD) ?, e a razão entre as medidas desses segmentos, dada por
r=(AB) ?/(CD) ?
Seja também um segmento de reta (EF) ? tal que
(AB) ?=m(EF) ? e (CD) ?=n(EF) ?,
com m e n inteiros positivos. Temos então que
r=m/n,
ou seja, r é um número racional.”
A afirmação acima é sempre verdadeira, isto é, a razão entre os segmentos (AB) ? e (CD) ?, é sempre um número racional?
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Luiz2012
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por marina23484 » Sex Out 28, 2011 14:16
Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.coma) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
=)
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por audrey » Sex Out 28, 2011 14:21
Olá pessoal!!!!
Leandro, por favor me mande o material que encontrou
audreysantaela@ig.com.brBjs
Audrey
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por Henrique_Maluf » Sex Out 28, 2011 14:41
Olá pessoal.....mais um para "sofrer" com vcs....rsrsrs
Tambem faço parte do REDEFOR e estou achando bem complicado esse curso hein.....mas vamos lá.....espero poder ajudar e que vcs me ajudem pelamordedeussss.....rsrs
abraço a todos!
Henrique
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por Elides Borsari » Sex Out 28, 2011 15:16
Oi! Pessoal, estou aqui, também lutando para fazer as questôes Redefor. Eu tenho dúvida da questão da atividade dos segmentos r é um número racional a a) e b) ??? Vcs fizeram?
Me mandem e-mails, por favor
elidesborsari@hotmail.com
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por Elis2011 » Sex Out 28, 2011 15:21
Olá!
Eu cheguei nas mesmas respostas.Apenas a letra b que diverge.Você calculou 3/5 de 575 mas eu acredito que é 3/5 da massa da água(peso) + a massa(peso) do
copo, ou seja: 3/5 de 375 + 200 = 425g.
Elisângela.
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por Henrique_Maluf » Sex Out 28, 2011 15:47
Ainda estou na atividade 3 ..... do racional.....me mandem algo pls.....
email:
henriqueunesp@yahoo.com.br...
abrç
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por suze » Sex Out 28, 2011 16:35
OI PESSOAL
ESTOU NESTE BARCO E JA NAO SEI MAIS ONDE PROCURAR A DEFINIÇAO DE RACIONAL OU IRRACIONAL, POR FAVOR ME AJUDEM
GRATA,MEU E MAIL
SUZEMELO@HOTMAIL.COM
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por Rosangela Braulino » Sex Out 28, 2011 17:07
Gente, eu também estou fazendo REDEFOR, e também estou super perdida, mas eu acho que na questão do segmento de retas, o resultado é irracional.....
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por navegadorasan » Sex Out 28, 2011 18:15
Leandro, me salve!! preciso do tal arquivo!!
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por Francesca Vilanni » Sex Out 28, 2011 21:22
Pessoal em relação a atividade das retas que se encerra hoje, tenho certeza que os números são racionais, pois a razão deu números inteiros e positivos.
Porém demonstrei de uma forma insegura. Fiz x par y impar e todas as possíveis razões , mostrando que sempre da racional. Acho que não era bem isso, porém aqui ninguém postou nada de concreto em relação a esta questão. Seja como for a atividade 4 é bem simples.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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