por caiofisico » Qui Out 27, 2011 13:12
to com uma duvida na questao abaixo, preciso de uma ajuda
4- determine os pontos da curva 5x^2 - 6xy + 5y^2 = 4 mais proximos da origem.
Obrigado
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por Neperiano » Qui Out 27, 2011 14:14
Ola
Não sei se da pra resolver por limite, mas seria interessante tentar, x e y tendendo a 0
Ou pode ir chutando valores até descobrir o mais perto
Deve ter outro jeito mas eu só sei fazer por estes dois
Atenciosamente
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por caiofisico » Qui Out 27, 2011 15:05
Eu poderia por exemplo derivar e igualar a zero?
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por Neperiano » Qui Out 27, 2011 15:13
Ola
Até pode mas não sei se vai ajudar muito, ficaria:
10x-6y+6x+10y=0
Se quise tentar
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por caiofisico » Qui Out 27, 2011 15:38
Vou tentar, mais eu poderia fazer pitagoras e aplicar na formula d^2 = x^2 + y^2 e depois derivar d
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por LuizAquino » Qui Out 27, 2011 17:00
Olá caiofisico,
Esse exercício foi proposto em que parte do conteúdo da disciplina?
Você já estudou como calcular o máximo (ou o mínimo) de funções com duas variáveis? Ou de funções com apenas uma?
Ou por acaso esse exercício foi proposto na disciplina de Geometria Analítica? Nesse contexto, você já estou sobre mudança de coordenadas (rotação e translação de eixos)?
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por caiofisico » Qui Out 27, 2011 20:04
já tivemos máximos e mínimos sim, eu fiz assim

![y=\frac{6x +/- \sqrt[]{36x²-20(5x²-4)}}{10} y=\frac{6x +/- \sqrt[]{36x²-20(5x²-4)}}{10}](/latexrender/pictures/0e7640e489e40d9589209bcf5fa4520b.png)
![y=\frac{3x +/- 2\sqrt[]{5-4x}}{5} y=\frac{3x +/- 2\sqrt[]{5-4x}}{5}](/latexrender/pictures/6706708f9b4e083b72f4403128e95b1b.png)

dai depois derivo d, to com dificuldade nessa parte da derivação, também não sei se essa forma que eu fiz esta correta =/
** saiu errado no editor o ² é elevado ao quadrado ^^
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por LuizAquino » Qui Out 27, 2011 22:27
caiofisico escreveu:já tivemos máximos e mínimos sim
Ok. Mas no caso, para funções com 1 ou 2 variáveis? Esse exercício sairia mais fácil por funções de duas variáveis, mas se você está em Cálculo I provavelmente viu apenas o máximo ou mínimo de funções com 1 variável.
Para usar uma função de apenas 1 variável, é por aí mesmo. Entretanto, note que:

Agora você vai montar duas funções:


Será necessário determinar o mínimo de cada uma delas.
caiofisico escreveu:dai depois derivo d, to com dificuldade nessa parte da derivação (...)
Como exemplo, veja a derivada de
f:

![f^\prime(x) = \frac{36}{25}x + \frac{12}{25}\sqrt{5-4x^2} + \frac{12x}{25}\left[\frac{1}{2\sqrt{5-4x^2}}\left(5-4x^2\right)^\prime\right] f^\prime(x) = \frac{36}{25}x + \frac{12}{25}\sqrt{5-4x^2} + \frac{12x}{25}\left[\frac{1}{2\sqrt{5-4x^2}}\left(5-4x^2\right)^\prime\right]](/latexrender/pictures/63a7ae7e395d1909ebc3d9e8aff25543.png)

ObservaçãoO carácter  que apareceu na sua mensagem deve-se ao fato de você ter usado o atalho do teclado para digitar o quadrado no LaTeX, isto é, você escreveu algo como x². O correto seria usar o comando x^2 dentro do LaTeX. Isso produz como resultado:

.
Além disso, aproveito para dizer que o símbolo de "mais ou menos" no LaTeX é obtido pelo comando \pm:

.
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por caiofisico » Sex Out 28, 2011 20:10
obrigado amigo, consegui chegar ao resultado pela forma que vc me explicou, os pontos são (x=0,5 y=-0,5) ; (x=-0,5; y= 0,5)
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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