por ah001334 » Seg Out 17, 2011 13:08
Olá Pessoal,
Estou com uma dúvida em uma integral sendo que

separei elas, coloquei o 100 para fora da integral, pois é um número inteiro e os demais separei em duas integrais uma 50x e a outra -3x elevada na 2 encontrei o resultado 100*25x elevado na 2 - x elevado na 3 mas o resultado nao fecha com o da profe que é 888? o que tenho feito de errado?
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por LuizAquino » Seg Out 17, 2011 13:47
A integral que você deseja resolver é esta:

?
O que você escreveu foi

, que seria o mesmo que

.
Se a integral que você deseja é a primeira que eu escrevi, então basta fazer:


![= 100\left[25x^2\right]_5^3 - 100 \left[x^3\right]_5^3 = 100\left[25x^2\right]_5^3 - 100 \left[x^3\right]_5^3](/latexrender/pictures/567f9433038e00754bad75f5881166af.png)
ObservaçãoEu recomendo que você leia o tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCodeviewtopic.php?f=9&t=74Se precisar, use também o
Editor de Fórmulas.
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por ah001334 » Seg Out 17, 2011 14:27
A questão seria: Suponha que a função seja

quando o nível de produção é x. Encontre o valor do lucro obtido com a venda de 3 unidades adicionais, se atualmente 5 unidades estão sendo produzidas.
Essa é questão, por isso me refiro que os limites serão 3 e 5 e separei a integral com adição e subtração mas nao fecha o resultado o meu resultado foi

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por LuizAquino » Seg Out 17, 2011 15:26
ah001334 escreveu:A questão seria: Suponha que a função seja

quando o nível de produção é x. Encontre o valor do lucro obtido com a venda de 3 unidades adicionais, se atualmente 5 unidades estão sendo produzidas.
Isto já está bem diferente do que você enviou da primeira vez!
Além disso, ainda parece faltar informações nesse enunciado. Não haveria algum texto antes desse? Por exemplo, o que representa a função

? Isso não está informado nesse enunciado! Por acaso estaria relacionada com o lucro?
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por ah001334 » Seg Out 17, 2011 15:44
sim está relacionada ao lucro
Veja o desenvolvimento da integral

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por LuizAquino » Seg Out 17, 2011 17:11
ah001334 escreveu:Veja o desenvolvimento da integral

Isso está errado.
A solução correta seria como segue.
Já que o nível estava em 5 unidades e foram adicionadas 3 unidades, então você passou para um nível de 8 unidades.
Você deve então resolver:
![= \left[100x\right]_5^8 + \left[25x^2\right]_5^8 - \left[x^3\right]_5^8 = \left[100x\right]_5^8 + \left[25x^2\right]_5^8 - \left[x^3\right]_5^8](/latexrender/pictures/1c5ab4eb0b0804b6ced446b78fea4e56.png)
ObservaçãoUma solução mais curta é apenas fazer:
![\int_{5}^{8} 100+50x-3{x}^{2} \,dx = \left[100x +25x^2 - x^3\right]_5^8 \int_{5}^{8} 100+50x-3{x}^{2} \,dx = \left[100x +25x^2 - x^3\right]_5^8](/latexrender/pictures/694e8c5445c0f17a8737b549a964097c.png)

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por ah001334 » Ter Out 18, 2011 13:12
Muito obrigada!!!
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por ah001334 » Ter Out 18, 2011 13:53
Mais uma dúvida veja a integral abaixo:

estou resolvendo por substituição como segue abaixo:

[tex]u={x}^{2}+1
[tex]\int_{}^{}x\left(u \right){}^{3}* \frac{du}{2x}
o que faço com o 3 que está elevando o u?
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por LuizAquino » Ter Out 18, 2011 16:15
Você deseja resolver a integral

Fazendo a substituição

e

, essa integral por ser reescrita como

Agora tente terminar o exercício.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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