por silvia fillet » Qui Out 13, 2011 22:43
Num salào com 10.000 pessoas, 99% são homens. Quantos homens devem sair do salão para que fiquem 98% dos homes?
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por Neperiano » Sex Out 14, 2011 15:58
Ola
9999 homens - 100%
x - 98%
x = 9799
9999 - 9799 = 200 homens
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por silvia fillet » Sex Out 14, 2011 18:03
será isso mesmo?
eu acabei resolvendo assim
De acordo com o enunciado temos 9900 homens e 100 mulheres num total de 10000 pessoas. Seja x a quantidade de homens que deve sair da sala. Observe que quando tiramos uma quantidade x de homens num total de 9900 homens tiramos também a mesma quantidade x de homens num total de 10000 pessoas. Saindo x homens, teremos (9900 - x ) homens num total de ( 10000 - x ) pessoas.
Como queremos que a porcentagem de homens passe a ser 98%, temos que encontrar o valor de x na proporção.
( 9900 - x ) / ( 10000 - x ) = 98 / 100.
Resolvendo esta equação, encontramos: 990000 - 100x = 980000 - 98x , o que implica em 10000 = 2x.
Logo x = 5000 homens.
e agora fiquei mais em duvida?
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por Neperiano » Sex Out 14, 2011 18:35
Ola
Teu jeito de calcular até pode estar certo, agora se sair 5000 homens não vai ter 98% de homens, vai ter menos que 50%
Outra forma de calcular seria
99 - 10000
98 - x
x= 9899 homens, que daria 100 homens
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por Neperiano » Sex Out 14, 2011 18:45
Ola
Ops quanto ao outro jeito tá errado é assim
100 - 10000
99 - x
x = 9900 homens
99 - 9900
98 - x
x = 9800 que dá 100 pessoas
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 10:03
A solução apresentada pela Silvia às 17:03h do dia 14/10 está correta. Verifique que no salão tinham 10000 pessoas, sendo, dessas, apenas 100 mulheres (1%). Com a saida dos 5000 homens, ficaram 5000 pessoas, sendo 100 mulheres, que agora representam 2% do total de pessoas. Portanto os homens agora representam 98% de pessoas como queria a pergunta.
A mesma prova pode ser feita considerando a quantidade de homens. Apenas fiz com a quantidade de mulheres, por ser um número menor e dai o cálculo mental ser mais facil de ser feito.
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 10:12
ANA CLELIA,
ENTÃO O MEU RACIOCIONIO ESTÁ CORRETO.
MUITO OBRIGADA PELA AJUDA!
SILVIA
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por Neperiano » Sáb Out 15, 2011 12:38
Ola
Desculpe o incomodo
Realmente agora a ana falando me dei conta, estamos tratando de porcentagem,]
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 12:44
Obrigada!
Não é incomodo nenhum, assim discutimos um pouco.
Silvia
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:21
Só uma pergunta: Vocês também estão fazendo a pós da REDEFOR?
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:28
Sim, por que voce também está fazendo?
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:31
Sim, estou. Qual a sua turma?
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:32
A minha é a turma 4.
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:36
Ana, minha turma é 36.
Que bom que nos encontramos, assim podemos discutir e tirar dúvidas.
Se voce não se importar.
Silvia
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:40
Claro que não me importo....rsrs...Também achei ótimo encontrar alguém aqui por fora, onde podemos trocar informações sem sermos "vigiados".
É da capital?
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:55
Que bom, Ana!
Não, sou do interiorde SP - Piracicaba.
Realmente no ambiente da Redefor - somos vigiados.
Ana meu e-mail é
silviafillet@gmail.com, caso queira se comunicar comigo.
Estou tendo dificuldades, pois estou na coordenaçao pedagógica, faz 8 anos, entào voce pode imaginar como está o meu raciocinio.
Silvia
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por Regina Moda » Sáb Out 15, 2011 18:28
Olá< pessoal também estou fazendo o redefor, meu email é
rgcmm@hotmail.com
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por LeandroMoraes » Dom Out 16, 2011 15:00
Olá Ana, Silvia e Regina,
Também estou no curso da Redefor e acho legal termos um espaço para podermos trocar idéias.
A resposta que a Silvia postou está corretíssima.
E parabéns: está muito bem estruturada.
Boa sorte para vocês no desenvolvimento da pós.
Eu ainda não conhecia esse site, mas achei muito interessante.
Parabéns aos moderadores !!!
Leandro
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por silvia fillet » Dom Out 16, 2011 16:18
Obrigada,
Leandro pela sua resposta
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por silvia fillet » Dom Out 16, 2011 17:29
Leandro, voce já resolveu o exercicio 1 da atividade 2?
Será que voce pode me ajudar?
obrigada
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por LeandroMoraes » Dom Out 16, 2011 23:56
Oi Silvia.
Bom...
Referente à matéria MA001, o meu pensamento foi o seguinte:
Sexta-Feira
Solução:
Para obter o total de dias decorridos neste período (01/01/2011 – 15/11/1889), dividirei esse tempo em 4 etapas:
1. 15/11/1889 a 31/12/1889 (para obter somente os dias de 1889, que totaliza 46);
2. 01/01/1890 a 31/12/2010 (para obter o total de dias de um ano completo).
Aqui teremos 121 anos completos e vamos considerar um total de 365 dias (faremos os ajustes dos anos bissextos a seguir). 121 x 365 = 44.165 dias; Somados aos 46 do item anterior, obteremos
44.211 dias;
3. Nesse período teremos 29 anos bissextos, já descontando o ano de 1900 que, por ser múltiplo de 4, múltiplo de 100 e não ser múltiplo de 400, será considerado “normal” . Assim, somaremos 29 dias ao total anterior, obtendo
44.240 dias;
4. A esse total, somaremos “1”, equivalente ao dia 01/01/2011, finalizando 44.241 dias.
Concluindo a atividade, dividiremos 44.241 por 7, tendo “1” como resto.
Como estamos retrocedendo no tempo, retrocederemos o dia-base (01/01/2011 sábado) em “1” dia, chegando no dia da semana que queremos, sexta-feira.
----------
Quanto à matéria MA002, pensei da seguinte forma:
1. Considere um relógio marcando 4horas. Passados dez minutos os dois ponteiros se deslocaram. Pergunta-se:
a) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro das horas do relógio?
5º, pois o ponteiro das horas move-se a 30º por hora ( ou 0,5º por minuto ).
Desenvolvimento:
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 0,5 = 5º
b) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro dos minutos?
60º, pois o ponteiro dos minutos move-se a 6º por minuto.
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 6 = 60º
-------------
Pense aí também e veja se existe algo que necessite de correção.
Um abraço
----------
Ah... O meu email é
jleandromoraes@yahoo.com.brEu o acesso bastante e, talvez seja mais rápida a comunicação.
Até...
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:12
Olá silvia.
Eu também estou fazendo o redefor.
Eu fiquei revoltada com a nota que tirei na primeira atividde!
Vamos manter contato
Vanessa
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:19
Neperiano escreveu:Ola
Teu jeito de calcular até pode estar certo, agora se sair 5000 homens não vai ter 98% de homens, vai ter menos que 50%
Outra forma de calcular seria
99 - 10000
98 - x
x= 9899 homens, que daria 100 homens
Atenciosamente
Eu fz do jeito que o Neperiano fez Silvia
Ass. vanessa
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:30
silvia fillet escreveu:Ana, minha turma é 36.
Que bom que nos encontramos, assim podemos discutir e tirar dúvidas.
Se voce não se importar.
Silvia
Olá Silvia, minha turma é a 38
Adorei encontrar este site para nos comunicarmos
Vanessa
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:32
LeandroMoraes escreveu:Oi Silvia.
Bom...
Referente à matéria MA001, o meu pensamento foi o seguinte:
Sexta-Feira
Solução:
Para obter o total de dias decorridos neste período (01/01/2011 – 15/11/1889), dividirei esse tempo em 4 etapas:
1. 15/11/1889 a 31/12/1889 (para obter somente os dias de 1889, que totaliza 46);
2. 01/01/1890 a 31/12/2010 (para obter o total de dias de um ano completo).
Aqui teremos 121 anos completos e vamos considerar um total de 365 dias (faremos os ajustes dos anos bissextos a seguir). 121 x 365 = 44.165 dias; Somados aos 46 do item anterior, obteremos
44.211 dias;
3. Nesse período teremos 29 anos bissextos, já descontando o ano de 1900 que, por ser múltiplo de 4, múltiplo de 100 e não ser múltiplo de 400, será considerado “normal” . Assim, somaremos 29 dias ao total anterior, obtendo
44.240 dias;
4. A esse total, somaremos “1”, equivalente ao dia 01/01/2011, finalizando 44.241 dias.
Concluindo a atividade, dividiremos 44.241 por 7, tendo “1” como resto.
Como estamos retrocedendo no tempo, retrocederemos o dia-base (01/01/2011 sábado) em “1” dia, chegando no dia da semana que queremos, sexta-feira.
----------
Quanto à matéria MA002, pensei da seguinte forma:
1. Considere um relógio marcando 4horas. Passados dez minutos os dois ponteiros se deslocaram. Pergunta-se:
a) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro das horas do relógio?
5º, pois o ponteiro das horas move-se a 30º por hora ( ou 0,5º por minuto ).
Desenvolvimento:
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 0,5 = 5º
b) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro dos minutos?
60º, pois o ponteiro dos minutos move-se a 6º por minuto.
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 6 = 60º
-------------
Pense aí também e veja se existe algo que necessite de correção.
Um abraço
----------
Ah... O meu email é
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Até...
A resposta que deu naminha resolução foi 65º
Vanessa
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por LeandroMoraes » Seg Out 17, 2011 10:16
Vanessa,
Como foi que você chegou nesse número ?
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por ana clelia » Seg Out 17, 2011 15:49
Gente, minha tutora de MA002 corrigiu minha questão e comentou que, como eu, muita gente havia interpretado a questão dos homens equivocadamente e que a questão era muito mais simples do que a gente estava pensando. Disse que deveria ficar 98% dos homens existentes. Logo a resolução correta, que consta do gabarito deles é: 10000 x 0,99 - 10000 x 0,99 x 0,98 = 198 homens - ela já confirmou que está correta. Ela disse também que muitos tutores estavam questionando, mas que a solução dada era essa.
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por silvia fillet » Seg Out 17, 2011 16:21
Ana, boa tarde!
será que a resoluçao é assim?
No enunciado não fala quantidade de homens existentes?
E agora?
Beijus
Silvia
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por LeandroMoraes » Seg Out 17, 2011 17:27
Silvia,
Como eu havia comentado no email, a questão será interpretada como a Ana Clélia colocou.
E você perguntou direitinho: "não seria a quantidade de homens ?"
Mas não é assim que está no enunciado... lá está constando "a quantidade dos homens", que fica diferente....
Um abraço...
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por silvia fillet » Seg Out 17, 2011 17:35
Obrigada Leandro,
Já vi o seu e-mail.
Até mais
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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