por silvia fillet » Qui Out 13, 2011 22:43
Num salào com 10.000 pessoas, 99% são homens. Quantos homens devem sair do salão para que fiquem 98% dos homes?
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por Neperiano » Sex Out 14, 2011 15:58
Ola
9999 homens - 100%
x - 98%
x = 9799
9999 - 9799 = 200 homens
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por silvia fillet » Sex Out 14, 2011 18:03
será isso mesmo?
eu acabei resolvendo assim
De acordo com o enunciado temos 9900 homens e 100 mulheres num total de 10000 pessoas. Seja x a quantidade de homens que deve sair da sala. Observe que quando tiramos uma quantidade x de homens num total de 9900 homens tiramos também a mesma quantidade x de homens num total de 10000 pessoas. Saindo x homens, teremos (9900 - x ) homens num total de ( 10000 - x ) pessoas.
Como queremos que a porcentagem de homens passe a ser 98%, temos que encontrar o valor de x na proporção.
( 9900 - x ) / ( 10000 - x ) = 98 / 100.
Resolvendo esta equação, encontramos: 990000 - 100x = 980000 - 98x , o que implica em 10000 = 2x.
Logo x = 5000 homens.
e agora fiquei mais em duvida?
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por Neperiano » Sex Out 14, 2011 18:35
Ola
Teu jeito de calcular até pode estar certo, agora se sair 5000 homens não vai ter 98% de homens, vai ter menos que 50%
Outra forma de calcular seria
99 - 10000
98 - x
x= 9899 homens, que daria 100 homens
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por Neperiano » Sex Out 14, 2011 18:45
Ola
Ops quanto ao outro jeito tá errado é assim
100 - 10000
99 - x
x = 9900 homens
99 - 9900
98 - x
x = 9800 que dá 100 pessoas
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 10:03
A solução apresentada pela Silvia às 17:03h do dia 14/10 está correta. Verifique que no salão tinham 10000 pessoas, sendo, dessas, apenas 100 mulheres (1%). Com a saida dos 5000 homens, ficaram 5000 pessoas, sendo 100 mulheres, que agora representam 2% do total de pessoas. Portanto os homens agora representam 98% de pessoas como queria a pergunta.
A mesma prova pode ser feita considerando a quantidade de homens. Apenas fiz com a quantidade de mulheres, por ser um número menor e dai o cálculo mental ser mais facil de ser feito.
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 10:12
ANA CLELIA,
ENTÃO O MEU RACIOCIONIO ESTÁ CORRETO.
MUITO OBRIGADA PELA AJUDA!
SILVIA
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por Neperiano » Sáb Out 15, 2011 12:38
Ola
Desculpe o incomodo
Realmente agora a ana falando me dei conta, estamos tratando de porcentagem,]
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 12:44
Obrigada!
Não é incomodo nenhum, assim discutimos um pouco.
Silvia
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:21
Só uma pergunta: Vocês também estão fazendo a pós da REDEFOR?
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:28
Sim, por que voce também está fazendo?
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:31
Sim, estou. Qual a sua turma?
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:32
A minha é a turma 4.
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:36
Ana, minha turma é 36.
Que bom que nos encontramos, assim podemos discutir e tirar dúvidas.
Se voce não se importar.
Silvia
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por ana clelia » Sáb Out 15, 2011 14:40
Claro que não me importo....rsrs...Também achei ótimo encontrar alguém aqui por fora, onde podemos trocar informações sem sermos "vigiados".
É da capital?
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por silvia fillet » Sáb Out 15, 2011 14:55
Que bom, Ana!
Não, sou do interiorde SP - Piracicaba.
Realmente no ambiente da Redefor - somos vigiados.
Ana meu e-mail é
silviafillet@gmail.com, caso queira se comunicar comigo.
Estou tendo dificuldades, pois estou na coordenaçao pedagógica, faz 8 anos, entào voce pode imaginar como está o meu raciocinio.
Silvia
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por Regina Moda » Sáb Out 15, 2011 18:28
Olá< pessoal também estou fazendo o redefor, meu email é
rgcmm@hotmail.com
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por LeandroMoraes » Dom Out 16, 2011 15:00
Olá Ana, Silvia e Regina,
Também estou no curso da Redefor e acho legal termos um espaço para podermos trocar idéias.
A resposta que a Silvia postou está corretíssima.
E parabéns: está muito bem estruturada.
Boa sorte para vocês no desenvolvimento da pós.
Eu ainda não conhecia esse site, mas achei muito interessante.
Parabéns aos moderadores !!!
Leandro
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por silvia fillet » Dom Out 16, 2011 16:18
Obrigada,
Leandro pela sua resposta
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por silvia fillet » Dom Out 16, 2011 17:29
Leandro, voce já resolveu o exercicio 1 da atividade 2?
Será que voce pode me ajudar?
obrigada
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por LeandroMoraes » Dom Out 16, 2011 23:56
Oi Silvia.
Bom...
Referente à matéria MA001, o meu pensamento foi o seguinte:
Sexta-Feira
Solução:
Para obter o total de dias decorridos neste período (01/01/2011 – 15/11/1889), dividirei esse tempo em 4 etapas:
1. 15/11/1889 a 31/12/1889 (para obter somente os dias de 1889, que totaliza 46);
2. 01/01/1890 a 31/12/2010 (para obter o total de dias de um ano completo).
Aqui teremos 121 anos completos e vamos considerar um total de 365 dias (faremos os ajustes dos anos bissextos a seguir). 121 x 365 = 44.165 dias; Somados aos 46 do item anterior, obteremos
44.211 dias;
3. Nesse período teremos 29 anos bissextos, já descontando o ano de 1900 que, por ser múltiplo de 4, múltiplo de 100 e não ser múltiplo de 400, será considerado “normal” . Assim, somaremos 29 dias ao total anterior, obtendo
44.240 dias;
4. A esse total, somaremos “1”, equivalente ao dia 01/01/2011, finalizando 44.241 dias.
Concluindo a atividade, dividiremos 44.241 por 7, tendo “1” como resto.
Como estamos retrocedendo no tempo, retrocederemos o dia-base (01/01/2011 sábado) em “1” dia, chegando no dia da semana que queremos, sexta-feira.
----------
Quanto à matéria MA002, pensei da seguinte forma:
1. Considere um relógio marcando 4horas. Passados dez minutos os dois ponteiros se deslocaram. Pergunta-se:
a) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro das horas do relógio?
5º, pois o ponteiro das horas move-se a 30º por hora ( ou 0,5º por minuto ).
Desenvolvimento:
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 0,5 = 5º
b) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro dos minutos?
60º, pois o ponteiro dos minutos move-se a 6º por minuto.
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 6 = 60º
-------------
Pense aí também e veja se existe algo que necessite de correção.
Um abraço
----------
Ah... O meu email é
jleandromoraes@yahoo.com.brEu o acesso bastante e, talvez seja mais rápida a comunicação.
Até...
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:12
Olá silvia.
Eu também estou fazendo o redefor.
Eu fiquei revoltada com a nota que tirei na primeira atividde!
Vamos manter contato
Vanessa
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:19
Neperiano escreveu:Ola
Teu jeito de calcular até pode estar certo, agora se sair 5000 homens não vai ter 98% de homens, vai ter menos que 50%
Outra forma de calcular seria
99 - 10000
98 - x
x= 9899 homens, que daria 100 homens
Atenciosamente
Eu fz do jeito que o Neperiano fez Silvia
Ass. vanessa
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:30
silvia fillet escreveu:Ana, minha turma é 36.
Que bom que nos encontramos, assim podemos discutir e tirar dúvidas.
Se voce não se importar.
Silvia
Olá Silvia, minha turma é a 38
Adorei encontrar este site para nos comunicarmos
Vanessa
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por vanessa134 » Seg Out 17, 2011 00:32
LeandroMoraes escreveu:Oi Silvia.
Bom...
Referente à matéria MA001, o meu pensamento foi o seguinte:
Sexta-Feira
Solução:
Para obter o total de dias decorridos neste período (01/01/2011 – 15/11/1889), dividirei esse tempo em 4 etapas:
1. 15/11/1889 a 31/12/1889 (para obter somente os dias de 1889, que totaliza 46);
2. 01/01/1890 a 31/12/2010 (para obter o total de dias de um ano completo).
Aqui teremos 121 anos completos e vamos considerar um total de 365 dias (faremos os ajustes dos anos bissextos a seguir). 121 x 365 = 44.165 dias; Somados aos 46 do item anterior, obteremos
44.211 dias;
3. Nesse período teremos 29 anos bissextos, já descontando o ano de 1900 que, por ser múltiplo de 4, múltiplo de 100 e não ser múltiplo de 400, será considerado “normal” . Assim, somaremos 29 dias ao total anterior, obtendo
44.240 dias;
4. A esse total, somaremos “1”, equivalente ao dia 01/01/2011, finalizando 44.241 dias.
Concluindo a atividade, dividiremos 44.241 por 7, tendo “1” como resto.
Como estamos retrocedendo no tempo, retrocederemos o dia-base (01/01/2011 sábado) em “1” dia, chegando no dia da semana que queremos, sexta-feira.
----------
Quanto à matéria MA002, pensei da seguinte forma:
1. Considere um relógio marcando 4horas. Passados dez minutos os dois ponteiros se deslocaram. Pergunta-se:
a) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro das horas do relógio?
5º, pois o ponteiro das horas move-se a 30º por hora ( ou 0,5º por minuto ).
Desenvolvimento:
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 0,5 = 5º
b) de quantos graus foi o deslocamento do ponteiro dos minutos?
60º, pois o ponteiro dos minutos move-se a 6º por minuto.
Em 10 minutos, 60º foi o seu deslocamento.
Cálculo:
x = tempo em minutos
y = deslocamento em graus por minuto
Deslocamento total = x . y
Deslocamento total = 10 . 6 = 60º
-------------
Pense aí também e veja se existe algo que necessite de correção.
Um abraço
----------
Ah... O meu email é
jleandromoraes@yahoo.com.brEu o acesso bastante e, talvez seja mais rápida a comunicação.
Até...
A resposta que deu naminha resolução foi 65º
Vanessa
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por LeandroMoraes » Seg Out 17, 2011 10:16
Vanessa,
Como foi que você chegou nesse número ?
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por ana clelia » Seg Out 17, 2011 15:49
Gente, minha tutora de MA002 corrigiu minha questão e comentou que, como eu, muita gente havia interpretado a questão dos homens equivocadamente e que a questão era muito mais simples do que a gente estava pensando. Disse que deveria ficar 98% dos homens existentes. Logo a resolução correta, que consta do gabarito deles é: 10000 x 0,99 - 10000 x 0,99 x 0,98 = 198 homens - ela já confirmou que está correta. Ela disse também que muitos tutores estavam questionando, mas que a solução dada era essa.
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por silvia fillet » Seg Out 17, 2011 16:21
Ana, boa tarde!
será que a resoluçao é assim?
No enunciado não fala quantidade de homens existentes?
E agora?
Beijus
Silvia
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por LeandroMoraes » Seg Out 17, 2011 17:27
Silvia,
Como eu havia comentado no email, a questão será interpretada como a Ana Clélia colocou.
E você perguntou direitinho: "não seria a quantidade de homens ?"
Mas não é assim que está no enunciado... lá está constando "a quantidade dos homens", que fica diferente....
Um abraço...
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por silvia fillet » Seg Out 17, 2011 17:35
Obrigada Leandro,
Já vi o seu e-mail.
Até mais
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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