por vinicius cruz » Dom Set 25, 2011 22:09
olá
boa noite
não consigo resolver essas integrais:
?dx/(e^x+e^-x)
?sen(3x)dx/(³?(cos3x)^4)
?dx/(?x*(?x+1))
?ln(x)^3dx/(x)
?x²cos²(x)dx
parece ser trabalhoso, mas por favor quem souber responda a este topico.
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vinicius cruz
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por LuizAquino » Seg Set 26, 2011 10:44
vinicius cruz escreveu:
Note que:

Agora use a substituição

e

.
vinicius cruz escreveu:![\int \frac{\textrm{sen}\, 3x}{\sqrt[3]{(\cos 3x)^4}} \, dx \int \frac{\textrm{sen}\, 3x}{\sqrt[3]{(\cos 3x)^4}} \, dx](/latexrender/pictures/8822d37a8bad61e0e66a28b88e48491f.png)
Use a substituição

e

.
vinicius cruz escreveu:
Use a substituição

e

.
vinicius cruz escreveu:
O que você escreveu é o mesmo que:

Agora use a substituição

e

.
Vale destacar que o exercício seria outro se tivéssemos:

,
que é o mesmo que,

.
Entretanto, ainda assim usaríamos a mesma substituição:

e

.
Vale ainda destacar mais outro detalhe. Em sistemas de computação, tipicamente a expressão
ln(x)^3 seria interpretada como sendo o mesmo que
(ln(x))^3. Entretanto, fora do contexto desses sistemas, essas duas expressões não são a mesma coisa. No contexto da Matemática, a expressão
ln(x)^3, que pode ser escrita como

, é tal que

. Já a expressão
(ln(x))^3, que pode ser escrita como

, é tal que

.
vinicius cruz escreveu:
Comece aplicando o método de integração por partes, fazendo

e

.
Depois dessa primeira aplicação, você deve perceber que ainda será necessário usar novamente integração por partes.
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LuizAquino
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por vinicius cruz » Seg Set 26, 2011 23:05
olá
obrigado pela ajuda
mas na primeira questão eu não entendi como o "e^x" foi parar em cima ??
e na segunda questão quais os passos seguintes, pois eu parei em:
2??x/[u*(?x+1)]
as demais questões eu entendi

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vinicius cruz
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por LuizAquino » Seg Set 26, 2011 23:32
vinicius cruz escreveu:mas na primeira questão eu não entendi como o "e^x" foi parar em cima ??
Note que se
a é um número diferente de zero, então

.
Agora tente obter quanto vale

.
vinicius cruz escreveu:e na segunda questão quais os passos seguintes, pois eu parei em:
2??x/[u*(?x+1)]
Você deve estar se referindo a
terceira questão.
Usando a substituição indicada na mensagem anterior, temos que:

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LuizAquino
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por vinicius cruz » Ter Set 27, 2011 01:06
obrogado pela ajuda

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método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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