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assintota

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Mensagempor DyegoBrum » Seg Set 19, 2011 13:30

achar as assintotas verticais e horizontais e esboçar? o grafico....

f{x}=-3x/raiz de x^2-3

nao consigo achar a resposta nem um meio de chegar nela,,eu acho assistota vertical raiz de 3 mas a resposta e 3.

vlw pessoal
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Re: assintota

Mensagempor LuizAquino » Seg Set 19, 2011 17:21

Você tem a função f(x) = -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}} .

Dizemos que a reta x = c é uma assíntota vertical do gráfico da função f se qualquer um dos três limites abaixo ocorre:
(i) \lim_{x\to c^-} f(x) = \infty

(ii) \lim_{x\to c^+} f(x) = \infty

(iii) \lim_{x\to c} f(x) = \infty

Obs 1.: Obviamente, quando (iii) ocorre temos que (i) e (ii) ocorrem.
Obs 2.: O símbolo \infty aqui nesse caso pode representar tanto -\infty quanto +\infty .

Voltando a função, note que:
\lim_{x\to \sqrt{3}} -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}} = \lim_{x\to \sqrt{3}} -3x \lim_{x \to \sqrt{3}} \frac{1}{\sqrt{x^2 - 3}} = -3\sqrt{3}\cdot (+\infty) = -\infty

\lim_{x\to -\sqrt{3}} -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}} = \lim_{x\to -\sqrt{3}} -3x \lim_{x \to -\sqrt{3}} \frac{1}{\sqrt{x^2 - 3}} = 3\sqrt{3}\cdot (+\infty) = +\infty

Portanto, as retas x = \sqrt{3} e x = -\sqrt{3} são assíntotas verticais do gráfico de f.

Em relação à assíntota horizontal, dizemos que a reta y = c é uma assíntota horizontal do gráfico de f se o limite abaixo ocorre:

(i) \lim_{x \to \infty} f(x) = c

Obs 3.: Novamente, o símbolo \infty aqui nesse caso pode representar tanto -\infty quanto +\infty .

Voltando a função, note que:
\lim_{x\to + \infty} -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}} = \lim_{x\to + \infty} -\frac{3}{\frac{\sqrt{x^2 - 3}}{x}} = \lim_{x\to + \infty} -\frac{3}{\sqrt{1 - \frac{3}{x^2}}} = -3

Por outro lado, temos que calcular:
\lim_{x\to - \infty} -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}}

Como x é um número negativo (já que x está tendendo para -\infty), podemos reescrever esse limite como:
\lim_{x\to - \infty} -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}} = \lim_{x\to + \infty} -\frac{3(-x)}{\sqrt{(-x)^2 - 3}} = \lim_{x\to + \infty} \frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}}

Resolvendo esse último limite como fizemos anteriormente, podemos dizer no final que:
\lim_{x\to - \infty} -\frac{3x}{\sqrt{x^2 - 3}} = 3

Portanto, as retas y = 3 e y = -3 são assíntotas horizontais do gráfico de f.

Agora tente terminar o exercício.

Observação
Procure usar o LaTeX para escrever as notações matemáticas. Para saber como proceder, leia o tópico:
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
viewtopic.php?f=9&t=74

Se precisar, então use também o Editor de Fórmulas.
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Re: assintota

Mensagempor DyegoBrum » Qua Set 21, 2011 15:09

vlw aquino salvou o dia,obrigado pelo obs
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?