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Limite fundamental

Limite fundamental

Mensagempor matmatco » Qui Set 01, 2011 11:04

olá, estou com dificuldade em resolver esse limite:

\lim_{x}\frac{{\epsilon}^{ax}-{\epsilon}^{bx}}{senax-senbx} ( lembrando o x está tendendo a zero)

tentei dividir tudo por senax+senbx mas não consegui, tentei fazendo \frac{\left({\epsilon}^{ax}-1 \right)-\left({\epsilon}^{bx}-1 \right)}{senax-senbx} mas não consegui sair disso alguem me explique como resolver obrigado.
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Re: Limite fundamental

Mensagempor LuizAquino » Qui Set 01, 2011 12:34

Dicas

Eu presumo que a ideia seja resolver esse limite sem usar a Regra de L'Hospital. Para isso, comece usando as sugestões abaixo.

No numerador escreva (e^{ax} - 1) - (e^{bx} -  1).

Já no denominador, use a identidade trigonométrica \textrm{sen}\,p - \,\textrm{sen}\,q = 2\,\textrm{sen}\,\left(\frac{p-q}{2}\right)\cos \left(\frac{p+q}{2}\right) .

Em seguida, tente dividir o numerador e o denominador por uma expressão de modo a fazer aparecer o limite trigonométrico fundamental.

Além disso, veja as ideias discutidas no tópico abaixo. Você vai precisar aplicar uma estratégia semelhante.
[limite] Ajuda com limite!
viewtopic.php?f=120&t=5769#p19973

Tente terminar o exercício. Se você não conseguir, poste aqui até onde você conseguiu desenvolver com essas dicas.
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Re: Limite fundamental

Mensagempor matmatco » Qui Set 01, 2011 16:12

usei a identidade e encontrei uma resposta igual a 2, ai voltando ao limite ficou

x está tendendo a zero

\frac{\lim_{x}\left({\epsilon}^{ax}- 1 \right)- \left({\epsilon}^{bx} - 1 \right)}{2}= \frac{{\lim_{x}\left({\epsilon}^{a}-1 \right)}^{x}-{\left( {\epsilon}^{b}-1\right)}^{x}}{2}= \lim_{x}\left( \frac{{\epsilon}^{ax}-{1}^{x}}{2}\right)-\left( \frac{{\epsilon}^{bx}-{1}^{x}}{2}\right)

ai fiquei com duvida se eu posso fazer esses dois ultimos passos ...
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Re: Limite fundamental

Mensagempor LuizAquino » Qui Set 01, 2011 17:13

matmatco escreveu:usei a identidade e encontrei uma resposta igual a 2, ai voltando ao limite ficou
\frac{\lim_{x}\left({\epsilon}^{ax}- 1 \right)- \left({\epsilon}^{bx} - 1 \right)}{2}

Não fica somente isso.

Nós temos que:

\lim_{x\to 0}\frac{({e}^{ax} - 1) - ({e}^{bx} - 1)}{\textrm{sen}\,ax - \,\textrm{sen}\,bx} = \lim_{x\to 0}\frac{({e}^{ax} - 1) - ({e}^{bx} - 1)}{2\,\textrm{sen}\,\left[\frac{(a-b)x}{2}\right]\cos\left[\frac{(a+b)x}{2}\right]}

Dividindo o numerador e o denominador por \frac{(a-b)x}{2} (lembrando que devemos ter a\neq b), ficamos com

\lim_{x\to 0}\frac{({e}^{ax} - 1) - ({e}^{bx} - 1)}{\textrm{sen}\,ax - \,\textrm{sen}\,bx} = \lim_{x\to 0}\frac{\frac{({e}^{ax} - 1) - ({e}^{bx} - 1)}{\frac{(a-b)x}{2}}}{\frac{2\,\textrm{sen}\,\left[\frac{(a-b)x}{2}\right]\cos\left[\frac{(a+b)x}{2}\right]}{\frac{(a-b)x}{2}}} = \frac{1}{a-b} \lim_{x\to 0}\frac{({e}^{ax} - 1) - ({e}^{bx} - 1)}{x}

Podemos então escrever que:

\lim_{x\to 0}\frac{({e}^{ax} - 1) - ({e}^{bx} - 1)}{\textrm{sen}\,ax - \,\textrm{sen}\,bx} = \frac{1}{a-b}\left(\lim_{x\to 0}\frac{{e}^{ax} - 1}{x} - \lim_{x\to 0}\frac{{e}^{bx} - 1}{x}\right)

Para continuar a resolução, veja a estratégia usada no tópico que indiquei acima.

Observação 1
Para inserir o "x tendendo a zero" no limite, use o comando LaTeX:
Código: Selecionar todos
x \to 0

O resultado desse comando é: x \to 0 .

Ou seja, para ter algo como \lim_{x\to a} f(x), usamos o comando LaTeX:

Código: Selecionar todos
\lim_{x\to a} f(x)


Observação 2

Vale lembrar também que é falsa a equação: e^{ax} - 1 = \left(e^{a}-1 \right)^x .
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Re: Limite fundamental

Mensagempor nietzsche » Sex Set 02, 2011 00:34

luiz,
se a= 0 a observação 2 é correta.
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Re: Limite fundamental

Mensagempor LuizAquino » Sex Set 02, 2011 08:30

nietzsche escreveu:luiz,
se a= 0 a observação 2 é correta.

De fato. Mas vale lembrar que apenas para x diferente de zero. Note que se a = x = 0 teríamos uma operação inválida no segundo membro.
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Re: Limite fundamental

Mensagempor matmatco » Qui Set 08, 2011 10:19

olá,
encontrei uma maneira mais facil e rapida de resolver , se dividir tudo por x encontramos direto a parte \lim_{x\to 0}\frac{\left({\epsilon}^{ax}-1 \right)\left({\epsilon}^{bx}-1 \right)}{x} ae já está resolvido o problema

obs: postarei a resolução completa na proxima

obrigado pela ajuda abraços
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?