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Linguagem matematica e algebra

Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sex Jul 01, 2011 12:07

Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente? O que vcs entendem por isso?
Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?
O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 02, 2011 13:08

luiz syncode escreveu:Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente?

Não escreveu.

luiz syncode escreveu:O que vcs entendem por isso?


Literalmente, está escrito algo como:
"Se \mathbb{N} contém ou é igual para todo S não vazio e m \leq n se, e somente se, m + x = n, com x pertencente a \mathbb{N}_{0}, para todo (n, m) pertencentes a \mathbb{N}, então existe m pertencente a S".

Perceba como esse texto está sem sentido!

luiz syncode escreveu:Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?

Nesse caso, como você viu acima, ficou ruim.

luiz syncode escreveu:O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 18:45

Luiz, aqui vai um comentário pessoal: existem certas expressões que são muito complicadas de serem escritas simbolicamente, portanto em vez de ajudar a compreensão elas dificultam, o que é considerado ruim em muitos casos. Nós procuramos sempre deixar um texto da maneira mais objetiva e clara, e um texto quase que puramente simbólico vai contra essa idéia.

Apenas relembrando, um comentário pessoal. Não pretendo ser ofensivo.
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sáb Jul 02, 2011 22:14

Muitíssimo obrigado aos senhores LuizAquino e MarceloFantini pelas respostas.

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
Isto realmente está bem melhor.

Mas e se eu quiser mostrar que para m \leq n ser verdadeiro, devemos ter que
\forall (n, m) \in \mathbb{N} \, \exists x \in \mathbb{N}_{0}, tal que m + x = n
Como eu poderia mostrar isso, também, mas de forma correta?

Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Estou me obrigando, apartir de hoje, entender bem a simbologia porque eu adoro matemática. Assim como eu aprendi um pouco de ingles vivenciando ele num país extrangeiro, eu só poderei aprender a simbologia matemática aqui, com vocês, vivenciando e sendo corrigido. Muito obrigado novamente a vcs.
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Ter Jul 05, 2011 23:04

luiz syncode escreveu:Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Em qualquer área do conhecimento humano, é necessário que os estudantes e profissionais dessa área conheçam os termos técnicos e simbologias utilizadas. Com a Matemática isso não é diferente. É obrigação do leitor fazer a tradução do que está escrito simbolicamente para a sua língua materna.

Aliás, a Matemática é talvez a única área em que a maior parte de seus textos podem ser lidos por nativos de qualquer língua. Não importa em que língua você é nativo, se você estuda (ou trabalha com Matemática) saberá o que significa o texto abaixo:
m, n \in \mathbb{N}, m \leq n \Rightarrow \exists x\in\mathbb{N}_0, m+x = n .
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.