por luiz syncode » Sex Jul 01, 2011 12:07
Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:

Escrevi corretamente? O que vcs entendem por isso?
Posso utilizar o "e" lógico (

) desta forma?
O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?
-
luiz syncode
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Jul 01, 2011 12:01
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matematica, Fisica, Computação, Lógica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Sáb Jul 02, 2011 13:08
luiz syncode escreveu:Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:

Escrevi corretamente?
Não escreveu.
luiz syncode escreveu:O que vcs entendem por isso?
Literalmente, está escrito algo como:
"Se

contém ou é igual para todo S não vazio e

se, e somente se, m + x = n, com x pertencente a

, para todo (n, m) pertencentes a

, então existe m pertencente a S".
Perceba como esse texto está sem sentido!
luiz syncode escreveu:Posso utilizar o "e" lógico (

) desta forma?
Nesse caso, como você viu acima, ficou ruim.
luiz syncode escreveu:O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?

, com

,

tal que

,

.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
por MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 18:45
Luiz, aqui vai um comentário pessoal: existem certas expressões que são muito complicadas de serem escritas simbolicamente, portanto em vez de ajudar a compreensão elas dificultam, o que é considerado ruim em muitos casos. Nós procuramos sempre deixar um texto da maneira mais objetiva e clara, e um texto quase que puramente simbólico vai contra essa idéia.
Apenas relembrando, um comentário pessoal. Não pretendo ser ofensivo.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por luiz syncode » Sáb Jul 02, 2011 22:14
Muitíssimo obrigado aos senhores LuizAquino e MarceloFantini pelas respostas.

com

tal que

Isto realmente está bem melhor.
Mas e se eu quiser mostrar que para

ser verdadeiro, devemos ter que

tal que

Como eu poderia mostrar isso, também, mas de forma correta?
Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.
Estou me obrigando, apartir de hoje, entender bem a simbologia porque eu adoro matemática. Assim como eu aprendi um pouco de ingles vivenciando ele num país extrangeiro, eu só poderei aprender a simbologia matemática aqui, com vocês, vivenciando e sendo corrigido. Muito obrigado novamente a vcs.
-
luiz syncode
- Novo Usuário

-
- Mensagens: 3
- Registrado em: Sex Jul 01, 2011 12:01
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Matematica, Fisica, Computação, Lógica
- Andamento: cursando
por LuizAquino » Ter Jul 05, 2011 23:04
luiz syncode escreveu:Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.
Em qualquer área do conhecimento humano, é necessário que os estudantes e profissionais dessa área conheçam os termos técnicos e simbologias utilizadas. Com a Matemática isso não é diferente. É obrigação do leitor fazer a tradução do que está escrito simbolicamente para a sua língua materna.
Aliás, a Matemática é talvez a única área em que a maior parte de seus textos podem ser lidos por nativos de qualquer língua. Não importa em que língua você é nativo, se você estuda (ou trabalha com Matemática) saberá o que significa o texto abaixo:

.
-

LuizAquino
- Colaborador Moderador - Professor

-
- Mensagens: 2654
- Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
- Localização: Teófilo Otoni - MG
- Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
- Andamento: formado
-
Voltar para Álgebra Elementar
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- Linguagem Matemática
por Claudin » Qua Set 07, 2011 21:47
- 6 Respostas
- 2553 Exibições
- Última mensagem por Claudin

Qui Set 08, 2011 02:13
Inequações
-
- Linguagem algébrica
por Renatinha » Seg Nov 01, 2010 01:22
- 7 Respostas
- 5105 Exibições
- Última mensagem por girl

Ter Nov 02, 2010 14:06
Álgebra Elementar
-
- Linguagem algébrica
por Renatinha » Ter Nov 02, 2010 14:13
- 4 Respostas
- 4311 Exibições
- Última mensagem por Dinora

Dom Nov 07, 2010 23:24
Álgebra Elementar
-
- matemática- algebra
por zenildo » Sex Mai 31, 2013 16:08
- 0 Respostas
- 537 Exibições
- Última mensagem por zenildo

Sex Mai 31, 2013 16:08
Álgebra Elementar
-
- [Álgebra]Livro Problemas Selecionados de Matemática(Gandhi)
por PauloLima » Sáb Ago 24, 2013 17:50
- 0 Respostas
- 1765 Exibições
- Última mensagem por PauloLima

Sáb Ago 24, 2013 17:50
Álgebra Elementar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.