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Linguagem matematica e algebra

Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sex Jul 01, 2011 12:07

Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente? O que vcs entendem por isso?
Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?
O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 02, 2011 13:08

luiz syncode escreveu:Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente?

Não escreveu.

luiz syncode escreveu:O que vcs entendem por isso?


Literalmente, está escrito algo como:
"Se \mathbb{N} contém ou é igual para todo S não vazio e m \leq n se, e somente se, m + x = n, com x pertencente a \mathbb{N}_{0}, para todo (n, m) pertencentes a \mathbb{N}, então existe m pertencente a S".

Perceba como esse texto está sem sentido!

luiz syncode escreveu:Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?

Nesse caso, como você viu acima, ficou ruim.

luiz syncode escreveu:O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 18:45

Luiz, aqui vai um comentário pessoal: existem certas expressões que são muito complicadas de serem escritas simbolicamente, portanto em vez de ajudar a compreensão elas dificultam, o que é considerado ruim em muitos casos. Nós procuramos sempre deixar um texto da maneira mais objetiva e clara, e um texto quase que puramente simbólico vai contra essa idéia.

Apenas relembrando, um comentário pessoal. Não pretendo ser ofensivo.
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sáb Jul 02, 2011 22:14

Muitíssimo obrigado aos senhores LuizAquino e MarceloFantini pelas respostas.

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
Isto realmente está bem melhor.

Mas e se eu quiser mostrar que para m \leq n ser verdadeiro, devemos ter que
\forall (n, m) \in \mathbb{N} \, \exists x \in \mathbb{N}_{0}, tal que m + x = n
Como eu poderia mostrar isso, também, mas de forma correta?

Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Estou me obrigando, apartir de hoje, entender bem a simbologia porque eu adoro matemática. Assim como eu aprendi um pouco de ingles vivenciando ele num país extrangeiro, eu só poderei aprender a simbologia matemática aqui, com vocês, vivenciando e sendo corrigido. Muito obrigado novamente a vcs.
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Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Ter Jul 05, 2011 23:04

luiz syncode escreveu:Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Em qualquer área do conhecimento humano, é necessário que os estudantes e profissionais dessa área conheçam os termos técnicos e simbologias utilizadas. Com a Matemática isso não é diferente. É obrigação do leitor fazer a tradução do que está escrito simbolicamente para a sua língua materna.

Aliás, a Matemática é talvez a única área em que a maior parte de seus textos podem ser lidos por nativos de qualquer língua. Não importa em que língua você é nativo, se você estuda (ou trabalha com Matemática) saberá o que significa o texto abaixo:
m, n \in \mathbb{N}, m \leq n \Rightarrow \exists x\in\mathbb{N}_0, m+x = n .
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Autor: Alucard014 - Dom Ago 01, 2010 18:22

(UNESP - 95) Seja L o Afixo de um Número complexo a=\sqrt{8}+ i em um sistema de coordenadas cartesianas xOy. Determine o número complexo b , de módulo igual a 1 , cujo afixo M pertence ao quarto quadrante e é tal que o ângulo LÔM é reto.


Assunto: Unesp - 95 Números Complexos
Autor: MarceloFantini - Qui Ago 05, 2010 17:27

Seja \alpha o ângulo entre o eixo horizontal e o afixo a. O triângulo é retângulo com catetos 1 e \sqrt{8}, tal que tg \alpha = \frac{1}{sqrt{8}}. Seja \theta o ângulo complementar. Então tg \theta = \sqrt{8}. Como \alpha + \theta = \frac{\pi}{2}, o ângulo que o afixo b formará com a horizontal será \theta, mas negativo pois tem de ser no quarto quadrante. Se b = x+yi, então \frac{y}{x} = \sqrt {8} \Rightarrow y = x\sqrt{8}. Como módulo é um: |b| = \sqrt { x^2 + y^2 } = 1 \Rightarrow x^2 + y^2 = 1 \Rightarrow x^2 + 8x^2 = 1 \Rightarrow x = \frac{1}{3} \Rightarrow y = \frac{\sqrt{8}}{3}.

Logo, o afixo é b = \frac{1 + i\sqrt{8}}{3}.