• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Linguagem matematica e algebra

Linguagem matematica e algebra

Mensagempor luiz syncode » Sex Jul 01, 2011 12:07

Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente? O que vcs entendem por isso?
Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?
O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?
luiz syncode
Novo Usuário
Novo Usuário

Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matematica, Fisica, Computação, Lógica
Andamento: cursando

Re: Linguagem matematica e algebra

Mensagempor LuizAquino » Sáb Jul 02, 2011 13:08

luiz syncode escreveu:Peço ajuda aos amigos daqui do forum para me ajudar com isto:
( \mathbb{N} \supseteq \forall \textit{S} \neq \varnothing ) \wedge 
( m \leq n \Leftrightarrow  m + x = n \mid  x \in  \mathbb{N}_{0}, \forall (n,
m) \in \mathbb{N} ) \Rightarrow \exists m \in \textit{S}

Escrevi corretamente?

Não escreveu.

luiz syncode escreveu:O que vcs entendem por isso?

Literalmente, está escrito algo como:
"Se \mathbb{N} contém ou é igual para todo S não vazio e m \leq n se, e somente se, m + x = n, com x pertencente a \mathbb{N}_{0}, para todo (n, m) pertencentes a \mathbb{N}, então existe m pertencente a S".

Perceba como esse texto está sem sentido!

luiz syncode escreveu:Posso utilizar o "e" lógico ( \wedge ) desta forma?

Nesse caso, como você viu acima, ficou ruim.

luiz syncode escreveu:O que vcs sugerem para que eu possa definir que para todo conjunto não vazio pertencente ao conjunto dos numeros naturais existe um elemento minimo?

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Jul 02, 2011 18:45

Luiz, aqui vai um comentário pessoal: existem certas expressões que são muito complicadas de serem escritas simbolicamente, portanto em vez de ajudar a compreensão elas dificultam, o que é considerado ruim em muitos casos. Nós procuramos sempre deixar um texto da maneira mais objetiva e clara, e um texto quase que puramente simbólico vai contra essa idéia.

Apenas relembrando, um comentário pessoal. Não pretendo ser ofensivo.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador

Mensagempor luiz syncode » Sáb Jul 02, 2011 22:14

Muitíssimo obrigado aos senhores LuizAquino e MarceloFantini pelas respostas.

\forall S \subseteq \mathbb{N}, com S\neq \varnothing, \exists \, m\in S tal que m \leq n, \forall n\in S .
Isto realmente está bem melhor.

Mas e se eu quiser mostrar que para m \leq n ser verdadeiro, devemos ter que
\forall (n, m) \in \mathbb{N} \, \exists x \in \mathbb{N}_{0}, tal que m + x = n
Como eu poderia mostrar isso, também, mas de forma correta?

Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Estou me obrigando, apartir de hoje, entender bem a simbologia porque eu adoro matemática. Assim como eu aprendi um pouco de ingles vivenciando ele num país extrangeiro, eu só poderei aprender a simbologia matemática aqui, com vocês, vivenciando e sendo corrigido. Muito obrigado novamente a vcs.
luiz syncode
Novo Usuário
Novo Usuário

Área/Curso: Matematica, Fisica, Computação, Lógica
Andamento: cursando

Mensagempor LuizAquino » Ter Jul 05, 2011 23:04

luiz syncode escreveu:Eu também acho muito complicado escrever simbolicamente e também acho que todos os textos que encontro sobre matemática poderiam ter expressões simbólicas, desde que ninguem se esquecesse de "traduzi-las" para o portugues. Mas como isso não acontece, sou obrigado a aprender muito bem a simbologia matemática para entender os textos com os quais tenho me deparado.

Em qualquer área do conhecimento humano, é necessário que os estudantes e profissionais dessa área conheçam os termos técnicos e simbologias utilizadas. Com a Matemática isso não é diferente. É obrigação do leitor fazer a tradução do que está escrito simbolicamente para a sua língua materna.

Aliás, a Matemática é talvez a única área em que a maior parte de seus textos podem ser lidos por nativos de qualquer língua. Não importa em que língua você é nativo, se você estuda (ou trabalha com Matemática) saberá o que significa o texto abaixo:
m, n \in \mathbb{N}, m \leq n \Rightarrow \exists x\in\mathbb{N}_0, m+x = n .
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
LuizAquino

Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional

Voltar para Álgebra Elementar

• Tópicos relacionados
    Respostas