por zekinha » Seg Jun 27, 2011 16:30
ALGUEM SABE TIRA O MINIMO DESSA EQUAÇÃO?

COM

?
gente como que faz uma equação com 4 inconigita?
"3bx + 6bc = 7bx + 3bc?"
só sei com duas.
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por Claudin » Seg Jun 27, 2011 16:55
zekinha escreveu:ALGUEM SABE TIRA O MINIMO DESSA EQUAÇÃO?

COM

?
gente como que faz uma equação com 4 inconigita?
"

?"
só sei com duas.
Primeiramente em

COM

?
Você não deve tirar o mínimo e sim multiplicar cruzado, sendo assim temos:

E sobre as incógnitas


Agora basta substituir os respectivos valores.
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por zekinha » Seg Jun 27, 2011 17:11
Claudin toda vez que for assim

eu multiplico cruzado?
Não entendi muito bem =(
essa do 3bx + 6bc = 7bx + 3bc
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por Fabio Cabral » Seg Jun 27, 2011 23:56
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por Fabio Cabral » Ter Jun 28, 2011 00:05
zekinha escreveu:Não entendi muito bem =(
essa do 3bx + 6bc = 7bx + 3bc
Primeiramente, agrupe os termos semelhantes. Neste caso, quem possui 'bx' de um lado da igualdade e quem possui 'bc' do outro.
Depois, resolva as expressões agrupadas.
Isole o x e passe todo o restante para o outro lado da igualdade.
Observe a resolução no post acima.
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por zekinha » Ter Jun 28, 2011 00:25
Fabio, entendi a sua resolução, muito bem explicado.
Só uma coisa, no final

Cancela o "B" do numerador e do denominador, por isso a resposta foi

?
E, pode cancelar ambos os B ?
Abraço
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por Claudin » Ter Jun 28, 2011 01:09
Então Fábio percebi que eu postei somente uma igualdade da equação.
Resolvendo o que eu postei ficaria que

e não chegaria ao resultado. Portanto temos que a resolução correta seria a sua, por agrupamento e isolamento do x.
E quanto a sua dúvida de "tirar mínimo" zekinha, seria o seguinte, você vai tirar Mínimo Múltiplo Comum (MMC) somente quando tiver uma adição ou subtração, no problema exposto você possuía uma igualdade, ou seja, levava a uma multiplicação por isso teve que multiplicar cruzado em vez de tirar Mínimo.
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por zekinha » Ter Jun 28, 2011 01:55
Poxa pessoal, valeu mesmo pela ajuda!
Hehe... Só mais uma coisa, estava a procura de exercícios de matemática no Google, e encontrei
uma lista. Só que, em alguns deles, eu estou muito confuso quanto a isso.
Exemplo:
12x – 14(1 - x) -2 (10x + 4) = 0 ? aplicar a propriedade distributiva
12x - 14 +14x - 20x - 8 = 0 ... Porque? Que é
" +14x " ? Sendo que o sinal no item vermelho

é de

.
O mesmo ocorre neste aqui
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) ? aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 +6x = 10 + 16x + 8 Não entendo, o sinal não era para ser
-6x ?
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por Claudin » Ter Jun 28, 2011 02:15
zekinha escreveu:Exemplo:
12x – 14(1 - x) -2 (10x + 4) = 0 ? aplicar a propriedade distributiva
12x - 14 +14x - 20x - 8 = 0 ... Porque? Que é
" +14x " ? Sendo que o sinal no item vermelho

é de

.
O mesmo ocorre neste aqui
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) ? aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 +6x = 10 + 16x + 8 Não entendo, o sinal não era para ser
-6x ?
O que ocorre nos exemplos zekinha nada mais é que o
jogo de sinais.
Sempre que tiver equações com multiplicações do tipo deve-se aplicar distributiva.
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por Claudin » Ter Jun 28, 2011 02:19
Melhor dizendo sobre o
Jogo de SinaisSeria dizer que em uma multiplicação de sinais temos que:



Portanto, basta saber usar essa multiplicação, e aplicar onde precisar, por exemplo, na distributiva abaixo como exemplo:

Em que temos

e logo em seguida

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por Fabio Cabral » Ter Jun 28, 2011 10:22
zekinha escreveu:Exemplo:
12x – 14(1 - x) -2 (10x + 4) = 0 ? aplicar a propriedade distributiva
12x - 14 +14x - 20x - 8 = 0 ... Porque? Que é
" +14x " ? Sendo que o sinal no item vermelho

é de

.
O mesmo ocorre neste aqui
4x – 6 (4 – x) = 10 + 8 (2x + 1) ? aplicar a propriedade distributiva
4x – 24 +6x = 10 + 16x + 8 Não entendo, o sinal não era para ser
-6x ?
Bom dia, Zekinha.
Dê uma olhada neste link:
http://matematica.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=388:regra-de-sinais&catid=109:numeros-inteiros&Itemid=178Ele ensina a usar a Regra dos Sinais com operações de: Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão.
Além disso, há também exemplos(do próprio cotidiano) explicados para que você possa praticar e verificar a respota, ok?
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por zekinha » Ter Jun 28, 2011 11:41
Fabio, muito bom o site que você me recomendou.
E Claudin, na verdade eu já sabia sobre o jogo de sinas, mas o negócio é que,
eu não soube expressar minha duvida!
Tipow

Ai fica assim: Copia o

normal e com o

eu vou fazer a distributiva, blza até aqui. Agora, eu vou multiplicar 1º o 1 certo?
fica

Dai multiplica o 2º que é o


ficara

ou

Na resolução está

mas, não faz sentido sendo que o que multiplica o (1 - x) que no caso é o -14x é negativo
era pra o

ser

ser

e não

Abraço
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por Fabio Cabral » Ter Jun 28, 2011 12:14
zekinha escreveu:Ai fica assim: Copia o

normal e com o

eu vou fazer a distributiva, blza até aqui. Agora, eu vou multiplicar 1º o 1 certo?
Certo.
zekinha escreveu:fica

Errado.
Preste atenção na regra dos sinais: (-).(+)=(-)
zekinha escreveu:Dai multiplica o 2º que é o

Errado.
o 2º é

e não apenas

Novamente, lembre-se da Regra dos Sinais, onde (+).(-)=(-)
zekinha escreveu:Na resolução está

mas, não faz sentido sendo que o que multiplica o (1 - x) que no caso é o -14x é negativo
era pra o

ser

ser

e não

Não consegui te entender bem nesse ponto, mas veja:

Aplicando a distributiva:

Fazendo a multiplicação e aplicando a regra dos sinais:

Creio que assim (bem detalhado), você entederá melhor.
ps:
(-).(-)=(+)
(+).(+)=(+)
(+).(-)=(-)
(-).(+)=(-)
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por zekinha » Ter Jun 28, 2011 12:44
Fabio, compreendi.
Muito Obrigado.
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Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

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B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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