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Conjunto Racional!

Conjunto Racional!

Mensagempor GABRUEL » Sáb Jun 25, 2011 15:09

Como transformar a dízima - 2, \overline {3} na sua franção geratriz?
Eu sei que a resposta é \frac{-7}{3} só não sei como transformá-la.
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor FilipeCaceres » Sáb Jun 25, 2011 15:18

Temos,
- 2, \overline {3}

Podemos escrever assim,
-2 -0,333...=-2-\frac{3}{9}=-2-\frac{1}{3}=\boxed{-\frac{7}{3}}

Abraço.
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor GABRUEL » Sáb Jun 25, 2011 15:35

Não entendi ,{-} 0 nem {-\frac{3}{9}}
OBS: estou no 2º ano... e sala de aula em que estudo parece mais um circo!
só eu levo à sério e tenho muita dificuldade em matemática.
Na verdade eu não entendi nada da questão =(
Editado pela última vez por GABRUEL em Sáb Jun 25, 2011 15:55, em um total de 1 vez.
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor Molina » Sáb Jun 25, 2011 15:55

Boa tarde.

Se me permite vou explicar o que o colega fez:

Você que transformar -2,333... em uma fração. Para isso o Filipe "repartiu" o número em duas partes:

-2,333... = \underbrace{-2} - \underbrace{0,333...}


A primeira tarde fica inalterada. A segunda (0,333...) ele transformou na fração \frac{3}{9}. Faça na calculadora 3 dividido por 9 e veja que vai aparecer 0,333... [ou clique aqui].

Ou seja, 0,333 = \frac{3}{9}. Substituindo naquele repartição que ele tinha feito:

-2,333... = -2 - 0,333...

-2,333... = -2 - \frac{3}{9}

-2,333... =  \frac{-21}{9}

-2,333... =  \frac{-7}{3} :y:
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor FilipeCaceres » Sáb Jun 25, 2011 15:56

Temos,
-2,33333... certo.

O que eu fiz foi separa a parte inteira da parte fracionária,ficando com isto,
-2+(-0,3333...)=-2,3333.... tudo certo até aqui?

Agora devemos encontrar a função geratriz de0,3333...

Para isso vamos chamá-lo de x, assim temos,
x=0,3333...
10x=3,3333...

Subtraindo temos,
9x=3

x=\frac{1}{3} como queríamos encontrar,desta forma encontramos,

-2+(-\frac{1}{3})=-2-\frac{1}{3}=\boxed{-\frac{7}{3}}

Entendeu agora?

Leia isto http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%ADzima_peri%C3%B3dica
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor GABRUEL » Sáb Jun 25, 2011 16:05

x=0,3333...
10x=3,3333...

Subtraindo temos,
9x=3

Como assim 9x? da onde surgiu?

como que 9x=3 x = 1/3?
Eu tomei 3 bomba já! tenho 20 anos e to no 2º ano.
meu pai paga prof particular mais eu não aprendo matemática.
Sou muito burro mesmo. =(
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor Molina » Sáb Jun 25, 2011 16:21

Boa tarde.

GABRUEL escreveu:x=0,3333...
10x=3,3333...

Subtraindo temos,
9x=3

Como assim 9x? da onde surgiu?


Faça a subtração:

10x = 3,3333...
x = 0,3333...
9x = 3,000...
x = 3/9

Perceba que todos os 3's depois da vírgula vão se cancelar.
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor FilipeCaceres » Sáb Jun 25, 2011 16:21

Não te preocupa amigo estamos aqui para lhe ajudar,

Veja com mais calma o que eu fiz, x=0,3333... significa que temos "infinitos" números 3, certo?

Se nós multiplicar por 10 iremos descolar a vírgula em 1 unidade, ficando assim, 10x=3,3333... e mesmo assim continuaremos tendo "infinitos" números 3.

3,333...=3+0,33333 certo? Apenas separei a parte inteira da parte fracionária.

Assim temos,
\begin{cases}x=0,3333...\\10x=3+0,3333...\end{cases}

Agora substraia um do outro, assim temos,
10x-x=3+0,333...-0,3333...

9x=3

x=\frac{3}{9}

x=\frac{1}{3}

Agora espero que você tenha intendido.
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Re: Conjunto Racional!

Mensagempor GABRUEL » Sáb Jun 25, 2011 16:29

Poxa, muito bem explicado Filipe.
Agora sim eu entendi hehehe...
A cada vez que tiver 1/9 ou 1/7 só multiplicar por 10
e quando for 61/493 exemplo multiplica por 100.

Valeu mesmo filipe!

Abraço
GABRUEL
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?