por davi1993 » Seg Jun 20, 2011 12:51
galera é o seguinte: tenho prova hoje de calculo, dai nos meus estudos aqui, intalei nesse exercicio de funcao do segundo grau abaixo
se alguem puder me ajudar, explicando a resolucao seria de grande ajuda.. nao consigo de maneira alguma encaixar esse "-100 unidades por mes" na funcao =\
elevei tudo ao quadrado tentei tirar as raizes, mas nada... nao chego numa funcao do segundo grau nem ferrando
o exercicio é:
" Uma fábrica de móveis produz um modelo especial de cama. Após a procura de um modelo matemático para estimar sua produção, chegou-se a conclusão que a quantidade mensal produzida tem sindo aproximadamente cinquenta vezes a raiz quadrada do número de funcionários. Por causa de uma queda nas vendas, a empresa dispensou 48 funcionários e, com isso, passou a produzir 100 unidades a menos por mês. Quantos eram os funcionários antes da dispensa? "tentei de tudo, f(x) = (50*raiz(x-48))-100
mas naada =\
se puderem me ajudar... obrigado

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davi1993
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por Molina » Seg Jun 20, 2011 14:01
Boa tarde.
Seja
f(x) o número de móveis produzidos e
x o número de funcionários. Assim:

Com a queda de funcionários, houve também queda de produção:

Igualando as duas equações:


Desenvolvendo isso...
Ou seja, este era o número de funcionários antes da dispensa.

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por davi1993 » Seg Jun 20, 2011 14:29
Boa tarde!
Molina, muito obrigado pela ajudaa =D
estava com dificuldade em encaixar o 100
segui os passos, e cheguei na seguinte equacao
raiz(x-48)+2 = raiz(x)
se nao for pedir demais, teria como me ajudar novamente no desenvolvimento dessa equacao ?
tentei elevar ambos os lados ao quadrado
mas nao chego no 169
elevando os 2 lados ao quadrado eu teria, x-48+4 = x certo?
nao consigo ir à lugar algum =\
obrigado
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por Molina » Seg Jun 20, 2011 14:37
Boa tarde.
davi1993 escreveu:Boa tarde!
Molina, muito obrigado pela ajudaa =D
estava com dificuldade em encaixar o 100
segui os passos, e cheguei na seguinte equacao
raiz(x-48)+2 = raiz(x)
se nao for pedir demais, teria como me ajudar novamente no desenvolvimento dessa equacao ?
tentei elevar ambos os lados ao quadrado
mas nao chego no 169
elevando os 2 lados ao quadrado eu teria, x-48+4 = x certo?
nao consigo ir à lugar algum =\
obrigado
Na verdade não é desta forma não, lembre-se de produtos notáveis:

Eu estou sem tempo de resolver agora. Estarei disponível após as 17h. Se for útil ainda eu te ajudo...
Mas tente fazer o seguinte:


Agora eleve os dois lados ao quadrado. Provavelmente você ficará com raiz ainda, então faça novamente o procedimento até conseguir retirar esta raiz. Caso não consiga, avise que após as 17h eu te ajudo.
Bom estudo

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por davi1993 » Seg Jun 20, 2011 15:52
realmente, eu estava pecando nos produtos notáveis
vlww pela ajuda novamente

conseguir resolver =p
obrigado!
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Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
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por icarowilliams15 » Seg Jun 13, 2011 12:12
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Qua Jun 15, 2011 10:57
Funções
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por Justiceira » Sex Dez 04, 2009 22:00
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Sex Dez 04, 2009 22:39
Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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