• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Mensagempor Fabio Cabral » Sex Jun 17, 2011 12:23

Até agora, eu tinha apenas pegado questões simples. Porém agora complicou. São 3 questões.
Nessas questões, ele já nos dá f'(x).

f'(x)=(x-1).{e}^{-x}

Encontrei:
- pontos críticos: x=1
- Intervalo onde é crescente ou decrescente: crescente para x>1 e decrescente para x <1 (correto?)
- Mínimo e máximo local:

Como encontrar?
" A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. " - Albert Einstein
Fabio Cabral
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Out 06, 2010 11:33
Localização: Brasília-DF
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da computação
Andamento: cursando

Re: Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Mensagempor LuizAquino » Sex Jun 17, 2011 12:56

Eu recomendo que assista as vídeo-aulas:
  • 19. Cálculo I - Máximo e Mínimo de Funções.
  • 20. Cálculo I - Crescimento, Decrescimento e Concavidade do Gráfico de Funções.
  • 21. Cálculo I - Teste da Primeira e da Segunda Derivada.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Mensagempor Fabio Cabral » Dom Jun 19, 2011 15:37

Como encontro o ponto crítico de f'(x) ={x}^{-\frac{1}{3}}(x+2)

Não consigo simplificar essa expressão, de modo a conseguir encontrar o ponto crítico.

ps.: Essa ja é a derivada.

Grato.
" A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. " - Albert Einstein
Fabio Cabral
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Out 06, 2010 11:33
Localização: Brasília-DF
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da computação
Andamento: cursando

Re: Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Mensagempor LuizAquino » Dom Jun 19, 2011 16:12

Qual é o texto original do exercício? É solicitado o ponto crítico da função f ou da função f'?

Se você deseja saber o ponto crítico de f, então você precisa resolver a equação f'(x) = 0.

Por outro lado, se você deseja saber o ponto crítico de f', então você precisa resolver a equação f''(x) = 0.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado

Re: Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Mensagempor Fabio Cabral » Dom Jun 19, 2011 16:17

Veja, Luíz.

Ele quer o ponto crítico da função f(x).
Mas ao invés de dar f(x) para encontrarmos f'(x), já deu f'(x) direto. Entende?

Sim, eu sei que para achar tenho que fazer f'(x)=0. Não consigo 'simplificar' essa expressão (digamos assim).
Já tentei passar pra raíz, fazer distributiva.. enfim, várias coisas.

Att,
" A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela. " - Albert Einstein
Fabio Cabral
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Out 06, 2010 11:33
Localização: Brasília-DF
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Ciência da computação
Andamento: cursando

Re: Ponto Crítico / Intervalos Cres. Decres. / Min. e Máx.

Mensagempor LuizAquino » Dom Jun 19, 2011 16:25

Fabio Cabral escreveu:Ele quer o ponto crítico da função f(x).
Mas ao invés de dar f(x) para encontrarmos f'(x), já deu f'(x) direto. Entende?


Sendo assim, você deveria ter escrito algo como: "Como encontro o ponto crítico de f sabendo que f^\prime(x) ={x}^{-\frac{1}{3}}(x+2) ?".

Por favor, procure ser mais claro da próxima vez.

Fabio Cabral escreveu:Não consigo 'simplificar' essa expressão (digamos assim).
Já tentei passar pra raíz, fazer distributiva.. enfim, várias coisas.


Não há mistério algum. Você precisa resolver a equação {x}^{-\frac{1}{3}}(x+2) = 0 . Mas, essa equação é a mesma que \frac{x+2}{\sqrt[3]{x}} = 0 .

Agora, basta terminar o exercício.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

"Sem esforço, não há ganho."
Dito popular.
Avatar do usuário
LuizAquino
Colaborador Moderador - Professor
Colaborador Moderador - Professor
 
Mensagens: 2654
Registrado em: Sex Jan 21, 2011 09:11
Localização: Teófilo Otoni - MG
Formação Escolar: PÓS-GRADUAÇÃO
Área/Curso: Mestrado - Modelagem Computacional
Andamento: formado


Voltar para Cálculo: Limites, Derivadas e Integrais

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?