por Fabio Cabral » Sex Jun 17, 2011 12:23
Até agora, eu tinha apenas pegado questões simples. Porém agora complicou. São 3 questões.
Nessas questões, ele já nos dá f'(x).

Encontrei:
- pontos críticos: x=1
- Intervalo onde é crescente ou decrescente: crescente para x>1 e decrescente para x <1
(correto?)- Mínimo e máximo local:
Como encontrar?
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por LuizAquino » Sex Jun 17, 2011 12:56
Eu recomendo que assista as
vídeo-aulas:
- 19. Cálculo I - Máximo e Mínimo de Funções.
- 20. Cálculo I - Crescimento, Decrescimento e Concavidade do Gráfico de Funções.
- 21. Cálculo I - Teste da Primeira e da Segunda Derivada.
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por Fabio Cabral » Dom Jun 19, 2011 15:37
Como encontro o ponto crítico de

Não consigo simplificar essa expressão, de modo a conseguir encontrar o ponto crítico.
ps.: Essa ja é a derivada.
Grato.
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por LuizAquino » Dom Jun 19, 2011 16:12
Qual é o texto original do exercício? É solicitado o ponto crítico da função f ou da função f'?
Se você deseja saber o ponto crítico de f, então você precisa resolver a equação f'(x) = 0.
Por outro lado, se você deseja saber o ponto crítico de f', então você precisa resolver a equação f''(x) = 0.
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por Fabio Cabral » Dom Jun 19, 2011 16:17
Veja, Luíz.
Ele quer o ponto crítico da função f(x).
Mas ao invés de dar f(x) para encontrarmos f'(x), já deu f'(x) direto. Entende?
Sim, eu sei que para achar tenho que fazer f'(x)=0. Não consigo 'simplificar' essa expressão (digamos assim).
Já tentei passar pra raíz, fazer distributiva.. enfim, várias coisas.
Att,
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por LuizAquino » Dom Jun 19, 2011 16:25
Fabio Cabral escreveu:Ele quer o ponto crítico da função f(x).
Mas ao invés de dar f(x) para encontrarmos f'(x), já deu f'(x) direto. Entende?
Sendo assim, você deveria ter escrito algo como: "Como encontro o ponto crítico de f sabendo que

?".
Por favor, procure ser mais claro da próxima vez.
Fabio Cabral escreveu:Não consigo 'simplificar' essa expressão (digamos assim).
Já tentei passar pra raíz, fazer distributiva.. enfim, várias coisas.
Não há mistério algum. Você precisa resolver a equação

. Mas, essa equação é a mesma que
![\frac{x+2}{\sqrt[3]{x}} = 0 \frac{x+2}{\sqrt[3]{x}} = 0](/latexrender/pictures/d40b1fe46fcd11c811d507e360ddc869.png)
.
Agora, basta terminar o exercício.
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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