por claudia » Ter Nov 11, 2008 13:58
Olá, Fábio
Estou com dúvida em duas questões:
1. O seno dos ângulos iguais de um triângulo isósceles vale 3/5, e o perímetro, 9 m. Calcule o valor de sua área.
Fiz a figura e sei que senB = SenC = 3/5 e que a + b + c = 9 ou a + 2b = 9. já tentei colocar a altura e calcular através do sen = cateto oposto sobre a hipotenusa, mas não estou conseguindo.Também tentei pela fórmula da área:

. Tem uma dica?
2. Num triângulo qualquer, A vale 60 graus e é o ângulo formado pelos lados b = (
![\sqrt[]{3}-1 \sqrt[]{3}-1](/latexrender/pictures/4b515e5abee7652a0ffbdc40bc203154.png)
)m e c = 1 m. Calcule o valor do ângulo B, oposto ao lado b.
Fiz a figura de tentei encontrar através da lei do cosseno:

e encontrei
![{a}^{2}= 6-3\sqrt[]{3} {a}^{2}= 6-3\sqrt[]{3}](/latexrender/pictures/5ae48828fecf21a20e49d990dc4cd806.png)
. Aí tentei substituir no

, mas não encontrei. Este é o caminho?
Obrigada!
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claudia
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por admin » Ter Nov 11, 2008 16:53
Olá Cláudia!
1) Você poderá sim utilizar esta expressão para o cálculo da área que é análoga ao produto da medida da base pela altura do triângulo. Também, traçar a altura será necessário.
Mas antes, repare que o problema inicial é "apenas" encontrar as medidas

e

dos lados.
Depois, o cálculo da área será imediato.
As dicas são:
-traçar a altura, bissetriz do ângulo formado pelos lados de mesma medida;
-lembre-se sempre que o seno refere-se a um triângulo retângulo: marque o ângulo reto entre a altura e a base;
-como o triângulo é isósceles, esta altura passa pela mediatriz da base, ou seja, divide a base em dois segmentos de mesma medida;
-nomeando as medidas da base, dos outros lados e da altura traçada de

,

e

, respectivamente, anote as medidas dos lados dos triângulos retângulos formados (há um par). Atenção pois um dos catetos é

;
-sendo

os ângulos de mesma medida, a partir do triângulo retângulo, note que:

. Utilize aqui o dado do enunciado para escrever

em função de

;
-aplicando o teorema de Pitágoras você terá uma equação entre

e

;
-e com a equação dada do perímetro você terá um sistema com duas equações e as incógnitas

e

.
Bom trabalho!

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por admin » Ter Nov 11, 2008 19:50
2) Não há apenas uma abordagem, mas este caminho também resolve!
Pode seguir por ele, sem receio. O único trabalho será simplificar o

.
Para facilitar, após isolá-lo, eleve ao quadrado ambos os membros da equação.
Somente então racionalize os denominadores.
Depois extraia a raiz quadrada dos membros da equação.
Como o cosseno que você encontrará é de um ângulo notável, você saberá qual é.
Uma alternativa é utilizar a lei dos senos, mas o trabalho é praticamente o mesmo.
Neste caso, adicionalmente, você precisaria encontrar a medida do raio

da circunferência circunscrita ao triângulo.
Em uma etapa, consideraria esta equação para encontrar

:

Depois, da mesma forma para encontrar o

, substituindo

encontrado:

Espero ter ajudado.
Até mais!
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por claudia » Qui Nov 13, 2008 14:19
Obrigada pelas dicas. Vou continuar tentando.
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por claudia » Qui Nov 13, 2008 16:21
Fábio,
a primeira eu consegui com suas dicas; mas a segunda não deu certo. Eu já havia encontrado o valor de a, mas não sei como resolver raiz de raiz. Tentei elevar ao quadrado, mas acho que calculei errado. Pode me dar uma dica de como calcular esse número a?
Att
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por admin » Qui Nov 13, 2008 19:14
Olá.
O valor de

você já calculou, é este mesmo:

.
Da expressão do teorema dos cossenos, você precisa isolar o

.
Escreva aqui as etapas que conseguiu na simplificação...
Dicas:
-da expressão do teorema dos cossenos, isole o

;
-eleve os membros ao quadrado;
-simplifique e racionalize o denominador;
-extraia a raiz quadrada dos membros para obter novamente o

já simplificado.
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por claudia » Sex Nov 14, 2008 14:30
Resolução que consegui:
![{a}^{2}= {b}^{2}+{c}^{2}- 2bccosA
{a}^{2}= (\sqrt[]{3}-1){}^{2}+1-2(\sqrt[]{3}-1).1.cos60
{a}^{2}= 6 - 3\sqrt[]{3}
a = \sqrt[]{6 - 3\sqrt[]{3}}
\frac{a}{senA}= 2R
\sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}= 2R. \frac{2}{\sqrt[]{3}}
elevando os dois ao quadrado:
6 - 3\sqrt[]{3}= \frac{16}{3}.R
R= \frac{18 - 9\sqrt[]{3}}{16}
\frac{b}{senB}= 2R
\frac{\sqrt[]{3}-1}{senB}= \frac{18-9\sqrt[]{3}}{16}
senB = \frac{8(\sqrt[]{3}-1}{9} {a}^{2}= {b}^{2}+{c}^{2}- 2bccosA
{a}^{2}= (\sqrt[]{3}-1){}^{2}+1-2(\sqrt[]{3}-1).1.cos60
{a}^{2}= 6 - 3\sqrt[]{3}
a = \sqrt[]{6 - 3\sqrt[]{3}}
\frac{a}{senA}= 2R
\sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}= 2R. \frac{2}{\sqrt[]{3}}
elevando os dois ao quadrado:
6 - 3\sqrt[]{3}= \frac{16}{3}.R
R= \frac{18 - 9\sqrt[]{3}}{16}
\frac{b}{senB}= 2R
\frac{\sqrt[]{3}-1}{senB}= \frac{18-9\sqrt[]{3}}{16}
senB = \frac{8(\sqrt[]{3}-1}{9}](/latexrender/pictures/5f011214d8d9edb95ed64f6f27aeb577.png)
como vou encontrar esse valor de seno?
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por admin » Sex Nov 14, 2008 15:36
Ao editar, procure deixar cada linha da expressão dentro das tags [tex]...[/tex], pulando uma linha entre cada uma, para facilitar a visualização.
Utilize o botão "Prever" para certificar-se de que sua mensagem ficou como realmente gostaria.
Mesmo após enviar, as mensagens ainda podem ser editadas até um certo tempo.
Como você escolheu utilizar a lei dos senos, confira o cálculo do raio.
Para encontrá-lo você não precisa elevar os membros ao quadrado.
Mas repare que mesmo se elevasse, o raio também ficaria ao quadrado, em sua expressão não está.
Após corrigir o raio, você terá uma nova expressão para o seno.
Lembre-se que você ainda pode fazer como antes, apenas isolar o cosseno a partir da lei dos cossenos.
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por claudia » Seg Nov 17, 2008 23:36
Achei mais fácil pela lei dos senos; só que meu R deu 1 e fazendo

encontrei senB =
![\frac{\sqrt[]{3}-1}{2} \frac{\sqrt[]{3}-1}{2}](/latexrender/pictures/18d234b12d7859439e5e9edee82185d7.png)
; deu isso? E agora?
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por admin » Ter Nov 18, 2008 00:31
Olá Cláudia!
O raio não é 1.
Para identificarmos o seu erro, tente enviar suas contas a partir daqui, conforme as recomendações que fiz anteriormente:



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por claudia » Ter Nov 18, 2008 00:43
![2R . \frac{\sqrt[]{3}}{2}= \sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}
R = \frac{\sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}}{\sqrt[]{3}}
racionalizando
R = \frac{\sqrt[]{18-9}}{3}
R = 1 2R . \frac{\sqrt[]{3}}{2}= \sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}
R = \frac{\sqrt[]{6-3\sqrt[]{3}}}{\sqrt[]{3}}
racionalizando
R = \frac{\sqrt[]{18-9}}{3}
R = 1](/latexrender/pictures/3d155df6965029b87d39a6d9927217a7.png)
Soltei linha, mas os denominadores ainda ficaram confusos.
-
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por admin » Ter Nov 18, 2008 04:14
Cláudia, você ainda utilizou apenas um par de "tex" para todas as expressões. Utilize um par para cada linha, assim:
- Código: Selecionar todos
[tex]2R \cdot \frac{\sqrt{3}}{2}= \sqrt{6-3\sqrt{3}}[/tex]
[tex]R = \frac{\sqrt{6-3\sqrt{3}}}{\sqrt{3}}[/tex]
[tex]\vdots[/tex]
Veja o resultado deste código:



Quando você racionalizou, a

de dentro da raiz quadrada "sumiu".
Mas sugiro que você tente assim para simplificar:

-

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por claudia » Ter Nov 18, 2008 09:20
Acho que entendi: posso colocar o 3 em evidencia e cortar com o denominador, assim ficarei com
![R= \sqrt[]{2-\sqrt[]{3}} R= \sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}](/latexrender/pictures/a88ca2aa62079503bf861960a8f19841.png)
aí, ficarei com:
![\left(\frac{\sqrt[]{3}-1}{senB} \right) = 2. \sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}
aí ficaria com senB = \left(\frac{\sqrt[]{3}-1}{2\sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}} \right) \left(\frac{\sqrt[]{3}-1}{senB} \right) = 2. \sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}
aí ficaria com senB = \left(\frac{\sqrt[]{3}-1}{2\sqrt[]{2-\sqrt[]{3}}} \right)](/latexrender/pictures/bff5f409a4c0384150c5854374799f62.png)
e agora?
-
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por admin » Ter Nov 18, 2008 11:22
Isso Cláudia, agora ficam as mesmas dicas como se tivesse isolado o cosseno:
Dicas:
-eleve os membros ao quadrado;
-simplifique e racionalize o denominador;
-extraia a raiz quadrada dos membros para obter novamente o

já simplificado.
Note que se você tivesse isolado o cosseno, a partir da lei dos cossenos, teria uma expressão bem semelhante (mas com

) e finalizaria o problema de forma análoga.
-

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por claudia » Ter Nov 18, 2008 14:43
Obrigada,
Agora consegui!!!

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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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