por liviabgomes » Seg Mai 30, 2011 16:11
Calcular o comprimento do arco dado por y=(1/2)x³+[1/(6x)]-1 usando a fórmula da integral do arco.
fórmula: L= ?{1+ [f '(x)]^2)}^(1/2)*dx
ou:

podem me ajudar? brigada.
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por LuizAquino » Seg Mai 30, 2011 19:06
Qual foi a sua dificuldade? Até onde você conseguiu resolver?
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por Claudin » Seg Mai 30, 2011 20:14
Use o "Latex" ou "Editor de Fórmulas" ai facilita o entendimento de todos
fica mais fácil esclarecer sua dúvida também!
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por liviabgomes » Seg Mai 30, 2011 22:39
ok, eu arrumei a fórmula para melhorar o entendimento. Se puderem me ajudar, essa questão vai ser muito importante pro trabalho. No momento da resolução eu derivo e aplico na fórmula, dai não sei se deixo em raiz e integro assim, ou se resolve primeiro a raiz e depois integro. brigada pela atenção
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por LuizAquino » Ter Mai 31, 2011 00:03
Você tem a função

.
Desse modo,

.
Você precisa resolver a integral:

.
Desenvolvendo o produto notável dentro do radical, isso é o mesmo que:

.
Somando as frações:

.
Agora termine o exercício. Aqui vai uma dica: podemos reescrever o numerador fazendo aparecer um produto notável do tipo (
c +
d)².
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LuizAquino em Ter Mai 31, 2011 16:46, em um total de 1 vez.
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por liviabgomes » Ter Mai 31, 2011 11:58
muito obrigada pela ajuda, mas quando chega nessa parte é que eu tranco.. eu derivo com a raiz? ou tiro a raiz?
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por liviabgomes » Ter Mai 31, 2011 11:58
muito obrigada pela ajuda, mas quando chega nessa parte é que eu tranco.. eu derivo com a raiz? ou tiro a raiz?
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por LuizAquino » Ter Mai 31, 2011 16:45
liviabgomes escreveu:(...) eu derivo com a raiz? ou tiro a raiz?
Como assim "derivar com" ou "tirar a" raiz?
Em exercícios desse tipo, se for possível desenvolver o que está dentro do radical para obter algo do tipo

(com
c +
d positivo), então você pode simplificar ficando com (
c +
d) . Ou seja, você usará a propriedade

(desde que
a seja positivo). Caso não seja possível, aí você deverá usar alguma técnica específica. Às vezes, por exemplo, usamos substituições trigonométricas.
No caso desse exercício, como eu disse na dica anterior, você irá conseguir usar um produto notável no numerador para realizar a simplificação.
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por liviabgomes » Ter Mai 31, 2011 21:02
não estou conseguindo.. vou simplificar como se o numerador e o denominador são diferentes? eu transformo em produto notavel e mesmo assim nao da.. se puder me mostrar eu agradeceria muito.
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por LuizAquino » Qua Jun 01, 2011 12:44
Eu farei um exemplo semelhante e você tenta fazer o seu.
Suponha que você tem a expressão

, com x > -3.
Podemos simplificar da seguinte maneira:

.
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por liviabgomes » Qua Jun 01, 2011 15:03
CONSEGUI

muito obrigada pela ajuuda! Tuas explicações me fizeram enxergar de outra maneira a questão.
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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