por ingridgusmao » Sex Mai 27, 2011 12:48
Olá, gostaria por gentiliza, que alguém me desse uma mãozinha com essa questão da EPCAR aqui:
04 - Assinale a proposição FALSA.
a) ? b,a ?Q e a < b, então ? c ? Q, tal que a < c < b
b) ? b,a ?IN e a < b, então ? c ? Q, tal que a < c < b
c) ? b,a ? Z e a < b, então ? c ? Q, tal que a < c < b
d) ? b,a ?Q e a < b, então ? c ? Z , tal que a < c < b
Eu sei que a alternativa FALSA, segundo meu livro, é a letra "D". Entretanto, gostaria de entender, de uma forma mais esclarecida, o porquê do erro. Percebi que D é a única alternativa que c ? Z. O que isso influi como alternativa incorreta? Por que as alternativas B e C, pertencendo a conjuntos não-Q não se enquadra a esse raciocínio?
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ingridgusmao em Sex Mai 27, 2011 22:38, em um total de 1 vez.
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por carlosalesouza » Sex Mai 27, 2011 14:50
Vamos traduzir do matematiquês para o português... rs
Como sabemos q a D é a falsa, não há necessidade de demonstrar que as demais são verdadeiras...
Então:
Para todo b e a Racionais, sendo a menor que b, então Existe um c Inteiro, tal que a é menor c que é menor que b
Ora, sabendo que entre dois números inteiros consecutivos existem infinitos números racionais, então, sendo a e b dois números racionais localizados no mesmo intervalo entre dois inteiros consecutivos, não há nenhum c Inteiro entre eles...
Para ficar verdadeira, essa afirmativa poderia ser:

Ou seja...
Existe algum a e b Racionais, sendo a menor que b, tal que existe algum c Inteiro sendo a menor que c menor que b
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por ingridgusmao » Sáb Mai 28, 2011 04:13
Ótima explicação, Carlos! Muito Obrigada, me ajudou não só nesta questão, mas em muitas que irei enfrentar. Direi o porquê...
Talvez uma falta de atenção minha, ou "burrice" mesmo, mas nunca reparei que "a" e "b" são representações de números consecutivos. Achava que não passava de uma simples representação, como "x"e "y". Me sinto até boba por isso, rs, mas bobagem que fará muita diferença saber sobre.
Abraços!
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por carlosalesouza » Dom Mai 29, 2011 02:52
Não há de quê...
Mas, na verdade, a e b são, de fato, variáveis... como x, y, z ou qualquer outra letra... e não há necessidade de que sejam consecutivos, apenas que a seja menor que b...
O ponto é que os números racionais estão nos intervalos entre os números inteiros... e só há número inteiro entre os racionais se a e b estiverem localizados em intervalos diferentes... ok?
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por ingridgusmao » Dom Mai 29, 2011 03:18
Ah sim, entendi. É que se a e b fossem consecutivos, faria totalmente sentido a alternativa ser falsa. Quero dizer, não diria "toltamente sentido", porém, mais fácil de compreender. Pq no momento em que pensei que eles não são consecutivos, apenas números váriaveis inteiros, eu raciocinei: "Ah, então 'a' poderia ser, por exemplo, um 2, e 'b' um 4, daí pq 'c' não seria um 3, que é inteiro, e que, assim sendo, se aplicaria na ordem dada na alternativa?"
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por carlosalesouza » Dom Mai 29, 2011 03:59
Não é bem esse o raciocínio...
O ponto chave é que a sentença está dizendo que PARA TODO... e isso quer dizer SEM EXCEÇÃO... a e b racionais, ou seja, pegue dois números racionais, não importa quais...
Continuando... PARA TODO a e b RACIONAIS distintos, existe SEMPRE um número INTEIRO entre eles....
Isso é falso... entende?
Não existe SEMPRE um número inteiro ENTRE dois racionais...
Temos que tomar cuidado com esses símbolos lógicos...
PARA TODO quer dizer que, se existir um único caso, por mais difícil que seja de se encontrar um exemplo, em que a afirmativa não se cumpra, então ela é falsa...
É o mesmo que dizer.... TODO número PRIMO é ÍMPAR... a afirmativa é falsa, pois 2 é par e é primo...
EXISTE, quer dizer que não são todos os casos que correspondem, mas, desde que exista PELO MENOS UM... então é verdadeiro...
Por exemplo: EXISTE um homem que pisou na lua... é diferente de dizer TODOS pisaram na lua... pouquíssimos homens estiveram lá, mas, desde que pelo menos um tenha conseguido, então é verdadeiro...
NÃO EXISTE quer dizer que NÃO É POSSÍVEL... é o contrário do para todo, ou seja, existindo pelo menos um, ela se torna falsa...
Como dizer... NÃO EXISTE POLÍTICO HONESTO... se houver pelo menos um... unzinho, por mais escondido que esteja, então é falso dizer isso...
Ok?
Um abraço
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por ingridgusmao » Seg Mai 30, 2011 13:53
Quanta falta de atenção minha, tsc, dá até vergonha. Quando eu ao invés de ler de uma forma superficial aqui na internet e decidi imprimir suas respostas e ler com mais atenção e sem dispersão na folha de papel, compreendi já pela a primeira resposta.
Enfim, obrigada pela paciência, rsrs.
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por carlosalesouza » Qua Jun 01, 2011 00:30
Estamos à disposição....
um abraço... rs
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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