• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor ingridgusmao » Sex Mai 27, 2011 12:48

Olá, gostaria por gentiliza, que alguém me desse uma mãozinha com essa questão da EPCAR aqui:


04 - Assinale a proposição FALSA.

a) ? b,a ?Q e a < b, então ? c ? Q, tal que a < c < b
b) ? b,a ?IN e a < b, então ? c ? Q, tal que a < c < b
c) ? b,a ? Z e a < b, então ? c ? Q, tal que a < c < b
d) ? b,a ?Q e a < b, então ? c ? Z , tal que a < c < b

Eu sei que a alternativa FALSA, segundo meu livro, é a letra "D". Entretanto, gostaria de entender, de uma forma mais esclarecida, o porquê do erro. Percebi que D é a única alternativa que c ? Z. O que isso influi como alternativa incorreta? Por que as alternativas B e C, pertencendo a conjuntos não-Q não se enquadra a esse raciocínio?
Editado pela última vez por ingridgusmao em Sex Mai 27, 2011 22:38, em um total de 1 vez.
ingridgusmao
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 01:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor carlosalesouza » Sex Mai 27, 2011 14:50

Vamos traduzir do matematiquês para o português... rs

Como sabemos q a D é a falsa, não há necessidade de demonstrar que as demais são verdadeiras...

Então:
Para todo b e a Racionais, sendo a menor que b, então Existe um c Inteiro, tal que a é menor c que é menor que b

Ora, sabendo que entre dois números inteiros consecutivos existem infinitos números racionais, então, sendo a e b dois números racionais localizados no mesmo intervalo entre dois inteiros consecutivos, não há nenhum c Inteiro entre eles...

Para ficar verdadeira, essa afirmativa poderia ser:

\exists a,b\in \mathbb N\wedge a<b | \exists c\in \mathbb Z\wedge a<c<b

Ou seja...

Existe algum a e b Racionais, sendo a menor que b, tal que existe algum c Inteiro sendo a menor que c menor que b
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
carlosalesouza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 17:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática -LIC
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor ingridgusmao » Sáb Mai 28, 2011 04:13

Ótima explicação, Carlos! Muito Obrigada, me ajudou não só nesta questão, mas em muitas que irei enfrentar. Direi o porquê...

Talvez uma falta de atenção minha, ou "burrice" mesmo, mas nunca reparei que "a" e "b" são representações de números consecutivos. Achava que não passava de uma simples representação, como "x"e "y". Me sinto até boba por isso, rs, mas bobagem que fará muita diferença saber sobre.

Abraços!
ingridgusmao
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 01:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor carlosalesouza » Dom Mai 29, 2011 02:52

Não há de quê...

Mas, na verdade, a e b são, de fato, variáveis... como x, y, z ou qualquer outra letra... e não há necessidade de que sejam consecutivos, apenas que a seja menor que b...

O ponto é que os números racionais estão nos intervalos entre os números inteiros... e só há número inteiro entre os racionais se a e b estiverem localizados em intervalos diferentes... ok?
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
carlosalesouza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 17:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática -LIC
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor ingridgusmao » Dom Mai 29, 2011 03:18

Ah sim, entendi. É que se a e b fossem consecutivos, faria totalmente sentido a alternativa ser falsa. Quero dizer, não diria "toltamente sentido", porém, mais fácil de compreender. Pq no momento em que pensei que eles não são consecutivos, apenas números váriaveis inteiros, eu raciocinei: "Ah, então 'a' poderia ser, por exemplo, um 2, e 'b' um 4, daí pq 'c' não seria um 3, que é inteiro, e que, assim sendo, se aplicaria na ordem dada na alternativa?"
ingridgusmao
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 01:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor carlosalesouza » Dom Mai 29, 2011 03:59

Não é bem esse o raciocínio...

O ponto chave é que a sentença está dizendo que PARA TODO... e isso quer dizer SEM EXCEÇÃO... a e b racionais, ou seja, pegue dois números racionais, não importa quais...

Continuando... PARA TODO a e b RACIONAIS distintos, existe SEMPRE um número INTEIRO entre eles....

Isso é falso... entende?

Não existe SEMPRE um número inteiro ENTRE dois racionais...

Temos que tomar cuidado com esses símbolos lógicos...

PARA TODO quer dizer que, se existir um único caso, por mais difícil que seja de se encontrar um exemplo, em que a afirmativa não se cumpra, então ela é falsa...

É o mesmo que dizer.... TODO número PRIMO é ÍMPAR... a afirmativa é falsa, pois 2 é par e é primo...

EXISTE, quer dizer que não são todos os casos que correspondem, mas, desde que exista PELO MENOS UM... então é verdadeiro...

Por exemplo: EXISTE um homem que pisou na lua... é diferente de dizer TODOS pisaram na lua... pouquíssimos homens estiveram lá, mas, desde que pelo menos um tenha conseguido, então é verdadeiro...

NÃO EXISTE quer dizer que NÃO É POSSÍVEL... é o contrário do para todo, ou seja, existindo pelo menos um, ela se torna falsa...

Como dizer... NÃO EXISTE POLÍTICO HONESTO... se houver pelo menos um... unzinho, por mais escondido que esteja, então é falso dizer isso...

Ok?

Um abraço
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
carlosalesouza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 17:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática -LIC
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor ingridgusmao » Seg Mai 30, 2011 13:53

Quanta falta de atenção minha, tsc, dá até vergonha. Quando eu ao invés de ler de uma forma superficial aqui na internet e decidi imprimir suas respostas e ler com mais atenção e sem dispersão na folha de papel, compreendi já pela a primeira resposta.

Enfim, obrigada pela paciência, rsrs.
ingridgusmao
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mai 25, 2011 01:39
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Andamento: cursando

Re: Conjuntos numéricos - Questão da EPCAR

Mensagempor carlosalesouza » Qua Jun 01, 2011 00:30

Estamos à disposição....

um abraço... rs
Carlos Alexandre
Ciências Contábeis - FECEA/PR
Matemática - UEPG/PR
carlosalesouza
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 103
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 17:28
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Matemática -LIC
Andamento: cursando


Voltar para Álgebra Elementar

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

 



Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.