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Raízes de uma função

Raízes de uma função

Mensagempor abel » Sáb Nov 01, 2008 23:24

Oi pessoal,

eu meio que tô perturbardo com uma questão aqui...
é uma função do segundo grau f(x) = -x² + 62x - 600
só q eles pedem pra eu achar as raízes dessa função... o problema é que seu eu for perder tempo fazendo baskara com esses números enormes num vestibular por exemplo, eu tô ferrado O.o
tem um jeito de saber as raízes de uma maneira mais fácil?
abel
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Re: Raízes de uma função

Mensagempor admin » Dom Nov 02, 2008 00:05

Olá abel, boas-vindas!

Normalmente em questões de vestibulares, mesmo com números "grandes", as contas não são tão complicadas.

Mas neste caso sim, há uma maneira mais fácil, considerando a soma e o produto das raízes.

Se a função é
f(x) = ax^2 + bx + c

E x_1 e x_2 são as raízes, temos que a soma é:
x_1 + x_2 = \frac{-b}{a}

Produto:
x_1 \cdot x_2 = \frac{c}{a}

Aqui há um tópico onde comentei sobre como obter estas "fórmulas":
http://www.ajudamatematica.com/viewtopic.php?f=105&t=127&p=216#p216


Ou seja, você precisa tentar descobrir as raízes sabendo a soma e o produto:

x_1 + x_2 = \frac{-62}{-1} = 62

x_1 \cdot x_2 = \frac{-600}{-1} = 600

Em palavras, você deve se perguntar assim: quais os dois números que somados resultam em 62 e multiplicados resultam em 600?
Nem sempre é imediato inferir sobre eles, mas neste caso é simples.

Espero ter ajudado.
Bons estudos!
Fábio Sousa
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Re: Raízes de uma função

Mensagempor Molina » Seg Nov 03, 2008 15:29

Neste caso soma e produto (forma repassada pelo fábio) não nos ajuda muito, já que os dois valores são alto (62 e 600). Para números menores é sempre bem eficiente este método.
Sugiro tentar resolver por Báskara mas antes multiplique toda a equação por -1 para ficar com o primeiro termo positivo.

Bom estudo! :y:
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Re: Raízes de uma função

Mensagempor admin » Seg Nov 03, 2008 16:04

Olá.
Ainda acho que ajuda, vou tentar argumentar... :)
Começando o teste com 10 e 60 logo se chega às raízes, considerando que a soma atual é 70 e precisamos diminuí-la.

Mas, outra dica para facilitar ainda mais caso não descubra é fatorar 600:

\begin{tabular}{r|l}
600 & 2 \\
300 & 2 \\
150 & 2 \\
75 & 3 \\
25 & 5 \\
5 & 5 \\
1 & \\ \hline
& 1 \cdot 2^3 \cdot 3 \cdot 5^2
\end{tabular}


Como o produto é x_1 \cdot x_2 = 600, basta combinarmos estes fatores buscando a soma 62, assim limitamos bem os números candidatos.

Até mais!
Fábio Sousa
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Re: Raízes de uma função

Mensagempor abel » Seg Nov 03, 2008 19:06

Por báskara eu achei muito cansativo e que consome muito tempo.
tentei fazer pelo método do fábio... mas não tinah idéia de como achar dois números q multiplicassem e somassem valores altos desse jeito...
o fábio disse em fatorar e combinar os fatores... mas eu não entendi direito como isso funciona. =/
abel
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Re: Raízes de uma função

Mensagempor admin » Ter Nov 04, 2008 04:31

Olá abel!

Temos que primeiro considerar o produto, com os números permitidos provenientes da fatoração.
1\cdot 2\cdot 2\cdot 2\cdot 3\cdot 5\cdot 5 = 600

Exemplos de combinações com os fatores:

\underbrace{1\cdot 2\cdot 2\cdot 5\cdot 3}_{60} \cdot \underbrace{2\cdot 5}_{10} = 600
Soma: 70


\underbrace{1\cdot 2\cdot 2\cdot 2\cdot 3}_{24} \cdot \underbrace{5\cdot 5}_{25} = 600
Soma: 59


\underbrace{1\cdot 2\cdot 2\cdot 2}_{8} \cdot \underbrace{3 \cdot 5\cdot 5}_{75} = 600
Soma: 83


\vdots

Podemos desconsiderar aquelas combinações de fatores cuja soma evidentemente já excede 62.
Assim não demora muito para encontrarmos as raízes.

abel, comente se ficou claro...
Se não preferir assim, a opção será "Bhaskara".
Bons estudos!
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Re: Raízes de uma função

Mensagempor admin » Ter Nov 04, 2008 04:31

Olá abel!

Temos que primeiro considerar o produto, com os números permitidos provenientes da fatoração.
1\cdot 2\cdot 2\cdot 2\cdot 3\cdot 5\cdot 5 = 600

Exemplos de combinações com os fatores:

\underbrace{1\cdot 2\cdot 2\cdot 5\cdot 3}_{60} \cdot \underbrace{2\cdot 5}_{10} = 600
Soma: 70


\underbrace{1\cdot 2\cdot 2\cdot 2\cdot 3}_{24} \cdot \underbrace{5\cdot 5}_{25} = 600
Soma: 59


\underbrace{1\cdot 2\cdot 2\cdot 2}_{8} \cdot \underbrace{3 \cdot 5\cdot 5}_{75} = 600
Soma: 83


\vdots

Podemos desconsiderar aquelas combinações de fatores cuja soma evidentemente já excede 62.
Assim não demora muito para encontrarmos as raízes.

abel, comente se ficou claro...
Se não preferir assim, a opção será "Bhaskara".
Bons estudos!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?