por jamiel » Seg Mai 23, 2011 01:13
Um retângulo tem perímetro de 20 metros. Expresse a área desse retâgulo como função do comprimento de um dos seus lados.
2x + 2y = 20, isso seria o perímetro, certo?
A = x*y
f(x) = ?
Como seria essa função, de fato, alguém pra dar uma dica?
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jamiel
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por norberto » Seg Mai 23, 2011 02:06
Oi jamiel.
Se você reparar bem, você "quaaaaase" resolveu tudo.
Se 2x + 2y = 20
Você consegue perceber que y = 10 - x ?
E que quando você diz que
A = x*y
De acordo com o que se pede, isso é o mesmo que afirmar que f(x) = x*y ?
Dá pra perceber o que tá faltando ?
Se ainda estiver em dúvida, por favor, poste.
Abraços
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por jamiel » Seg Mai 23, 2011 02:20
Ok, thanks!
Deixa v:
x + y = 10
y = 10 - x
-x + 10 = y
-5 + 10 = y
5 = y ---> um dos lados
2x + 10 = 20
2x = 10
x = 5
A = 5*5
A = 25 m²
Seria esse o raciocínio?
Tow intrigado, pois meu professor resolveu através de uma função do 2ª grau!
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por norberto » Seg Mai 23, 2011 02:55
Oi jamiel.
Pelo jeito, você se "enrolou" um pouco.
voltemos para :
i. y = 10 - x
ii. f(x) = x*y
Logo ii pode ser vista como :
f(x) = x * (10 - x) por causa que (10 - x) é o valor de y
Sacou agora ?
Vai dar uma equação do segundo grau. Você consegue resolver a partir daí ?
Você entendeu ?
Abraços.
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por jamiel » Seg Mai 23, 2011 03:04
rsrsrsr
Eu acho q tow nervoso porcausa da prova de matemática, será terça, agora. Tenho q tirar uma nota boa, pois a segunda unidade será cálculo, tow ferrado!
Eu acho q entendi, agora:
A = x*y e P = 2x + 2y
2x + 2y = 20
x + y = 10
Troca de letras
L' + L'' = 10
L'' = 10 - L'
A = x*y
A(L'') = (10 - L')*L''
fazendo L = x(incógnita), temos:
f(x) = x*(-x + 10)
f(x) = -x² + 10x
?100 = 10
-10 + 10/-2 = 0'
-10 -10/-2 = 10''
Eu acho q agora foi, einh? rsrsrs
Thank you a lot, fella!
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por norberto » Seg Mai 23, 2011 03:10
Oi jamiel.
"Passou do ponto"
A resposta, fica assim mesmo :
f(x) = -x² + 10x
Foi isso que ele pediu. "a área em função de um de seus lados"
Abraços.
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por jamiel » Seg Mai 23, 2011 13:48
arsrssrsrr
É, eu sei, tenho essa mania de resolver função do 2º. Mais, eu tenho vicio terrível ao tirar o vértice. Na última aula de matemática q eu tive, o professor tava fazendo umas contas no quadro para v se era possível construir uma função do segundo grau dentro de uma raíz e tira-la de lá e resolve-la na forma normal como eu acabei de fazer. Mas já virou vicio, enquanto ele fazia os calculos, eu terminei e vi q era possível. Fui e fiz ?25 = 5 .... 5/4*a rsrsrsrsr, entendesse? Toda vez eu cometo esse mesmo erro, é incrível isso! rsrsr
vlw, brother!
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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