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Função - Resolução(ajuda)

Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor jamiel » Seg Mai 23, 2011 01:13

Um retângulo tem perímetro de 20 metros. Expresse a área desse retâgulo como função do comprimento de um dos seus lados.

2x + 2y = 20, isso seria o perímetro, certo?

A = x*y

f(x) = ?

Como seria essa função, de fato, alguém pra dar uma dica?
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Re: Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor norberto » Seg Mai 23, 2011 02:06

Oi jamiel.
Se você reparar bem, você "quaaaaase" resolveu tudo.

Se 2x + 2y = 20

Você consegue perceber que y = 10 - x ?

E que quando você diz que

A = x*y

De acordo com o que se pede, isso é o mesmo que afirmar que f(x) = x*y ?

Dá pra perceber o que tá faltando ?
Se ainda estiver em dúvida, por favor, poste.

Abraços
norberto
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Re: Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor jamiel » Seg Mai 23, 2011 02:20

Ok, thanks!

Deixa v:

x + y = 10

y = 10 - x

-x + 10 = y

-5 + 10 = y
5 = y ---> um dos lados

2x + 10 = 20
2x = 10
x = 5

A = 5*5
A = 25 m²

Seria esse o raciocínio?

Tow intrigado, pois meu professor resolveu através de uma função do 2ª grau!
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Re: Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor norberto » Seg Mai 23, 2011 02:55

Oi jamiel.

Pelo jeito, você se "enrolou" um pouco.

voltemos para :

i. y = 10 - x

ii. f(x) = x*y


Logo ii pode ser vista como :

f(x) = x * (10 - x) por causa que (10 - x) é o valor de y


Sacou agora ?
Vai dar uma equação do segundo grau. Você consegue resolver a partir daí ?
Você entendeu ?

Abraços.
norberto
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Re: Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor jamiel » Seg Mai 23, 2011 03:04

rsrsrsr
Eu acho q tow nervoso porcausa da prova de matemática, será terça, agora. Tenho q tirar uma nota boa, pois a segunda unidade será cálculo, tow ferrado!

Eu acho q entendi, agora:

A = x*y e P = 2x + 2y

2x + 2y = 20
x + y = 10

Troca de letras

L' + L'' = 10
L'' = 10 - L'

A = x*y
A(L'') = (10 - L')*L''
fazendo L = x(incógnita), temos:
f(x) = x*(-x + 10)
f(x) = -x² + 10x
?100 = 10

-10 + 10/-2 = 0'
-10 -10/-2 = 10''

Eu acho q agora foi, einh? rsrsrs

Thank you a lot, fella!
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Re: Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor norberto » Seg Mai 23, 2011 03:10

Oi jamiel.

"Passou do ponto"


A resposta, fica assim mesmo :

f(x) = -x² + 10x

Foi isso que ele pediu. "a área em função de um de seus lados"

Abraços.
norberto
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Re: Função - Resolução(ajuda)

Mensagempor jamiel » Seg Mai 23, 2011 13:48

arsrssrsrr
É, eu sei, tenho essa mania de resolver função do 2º. Mais, eu tenho vicio terrível ao tirar o vértice. Na última aula de matemática q eu tive, o professor tava fazendo umas contas no quadro para v se era possível construir uma função do segundo grau dentro de uma raíz e tira-la de lá e resolve-la na forma normal como eu acabei de fazer. Mas já virou vicio, enquanto ele fazia os calculos, eu terminei e vi q era possível. Fui e fiz ?25 = 5 .... 5/4*a rsrsrsrsr, entendesse? Toda vez eu cometo esse mesmo erro, é incrível isso! rsrsr
vlw, brother!
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?