por ewald » Ter Mai 17, 2011 15:40
![\lim_{x\rightarrow -\infty} \frac{\sqrt[2]{2{x}^{4}-7x+1}-{x}^{2}}{2{x}^{2}-x} \lim_{x\rightarrow -\infty} \frac{\sqrt[2]{2{x}^{4}-7x+1}-{x}^{2}}{2{x}^{2}-x}](/latexrender/pictures/6347201835d8f34ee8ccdffb2e8ead40.png)
To com dificuldade nessa. Eu to tentando fazer dividindo em cima e em baixo por x² e assim ficar com 2 no denominador (se nao tiver errado no calculo), porem o problema é na raiz. Na raiz eu devo dividir por x² ou por
![\sqrt[2]{{x}^{4}} \sqrt[2]{{x}^{4}}](/latexrender/pictures/2fd57a217b10e292d27f1ec0b26ec0fc.png)
... Se puder resolver esta questao pra mim eu agradeço!
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por Claudin » Ter Mai 17, 2011 18:51
fiz rapidao aqui e achei

mas vo ter q sair aqui, dps eu faço com mais calma, e posto aqui.
abraço
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por LuizAquino » Qua Mai 18, 2011 11:35
Dê uma olhada na propriedade de radiciação discutida no tópico:
Exercicio de Limite - Duvidaviewtopic.php?f=120&t=4759O valor correto desse limite é:

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por Claudin » Qua Mai 18, 2011 11:50
Nao poderia fazer eliminando a raiz
elevando tanto o denominador quanto o numerador ao quadrado. E dps
dividir ambos pelo maior expoente?
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por LuizAquino » Qua Mai 18, 2011 11:55
Claudin escreveu:Nao poderia fazer eliminando a raiz
elevando tanto o denominador quanto o numerador ao quadrado. E dps
dividir ambos pelo maior expoente?
É claro que
não!
Se você elevar o numerador e o denominador ao quadrado você altera a fração original!
Por exemplo, note que

.
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por Claudin » Qua Mai 18, 2011 12:03
Nao consegui chegar no resultado correto entao!
Se tiver como discriminar melhor o limite, eu agradeço!
abraço
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por LuizAquino » Qua Mai 18, 2011 12:40
A estratégia para resolver esse limite já foi dita acima: dividir tanto o numerador quanto o denominador por x². Vale lembrar que será necessário usar uma propriedade de radiciação como já citei anteriormente.
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por Claudin » Qua Mai 18, 2011 13:01
Agora sim compreendi!
Obrigado
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por ewald » Qua Mai 18, 2011 14:14
Obrigado !!
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por FilipeCaceres » Qua Mai 18, 2011 14:36
Seja

onde

e

são polinômios de coeficientes reais de graus n e m, respectivamente, isto é

e

. Então:

Para questão temos,

Logo,

PS:Editei para corrigir os erros de digitação.
Espero ter contribuído com algo.
Editado pela última vez por
FilipeCaceres em Qua Mai 18, 2011 15:55, em um total de 2 vezes.
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por LuizAquino » Qua Mai 18, 2011 15:10
FilipeCaceres reveja a sua resolução:

Editado pela última vez por
LuizAquino em Qua Mai 18, 2011 15:30, em um total de 1 vez.
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por FilipeCaceres » Qua Mai 18, 2011 15:18
Além do erro de digitação tem algum erro conceitual?
No lugar do 1 é um x, mas em nada se altera o resultado.

Corrigido

Abraço.
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por LuizAquino » Qua Mai 18, 2011 15:38
Não há erro conceitual.
Os erros são:
1) No numerador dentro do radical deve aparecer

ao invés e

.
2) No denominador dentro do radical deve aparecer

.
3) No denominador da segunda parcela (sem o radical) deve aparecer -x ao invés de -1.
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por FilipeCaceres » Qua Mai 18, 2011 15:47
Nossa escrevi tudo errado.

Corrigido.

Valeu.
Abraço.
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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