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trigonometria simples mas o resultado não bate certo.

trigonometria simples mas o resultado não bate certo.

Mensagempor tiagofe » Sex Mai 06, 2011 17:31

boa tarde, o resultado não bate certo com a resposta do livro.

diz que a altura h é 318.

a mim deu 183,59.

se algum puder me ajudar agradecia.

http://tinypic.com/view.php?pic=18f5n9&s=7
tiagofe
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Re: trigonometria simples mas o resultado não bate certo.

Mensagempor FilipeCaceres » Sex Mai 06, 2011 21:57

triangulo_h.png
triangulo_h.png (7.77 KiB) Exibido 4699 vezes


Dados,
\alpha =30
\delta =60

Logo,
\beta =30
\gamma =30

Observe que o triângulo \Delta ADB é isósceles, então \overline{AD}=\overline{DB}=367

Desta forma temos,
h=367.sin\delta=367.sin60=367.\frac{\sqrt{3}}{2}

h\approx 317,83

Portanto,
h\approx 318

Abraço.
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Re: trigonometria simples mas o resultado não bate certo.

Mensagempor tiagofe » Sáb Mai 07, 2011 09:22

Boas, então a lei dos cenos e cossenos não servem para a triangulos isoceles?

Obrigado.
tiagofe
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Re: trigonometria simples mas o resultado não bate certo.

Mensagempor MarceloFantini » Sáb Mai 07, 2011 14:27

Servem, você deve ter montado errado.
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Re: trigonometria simples mas o resultado não bate certo.

Mensagempor claudinho » Dom Jun 12, 2011 12:20

tiagofe escreveu:Boas, então a lei dos cenos e cossenos não servem para a triangulos isoceles?

Obrigado.


Tiago, vc ta fazendo duas confusões...

1
não confunda "lei dos senos" e "seno"
igualmente não confunda "lei dos cossenos" e "cosseno"
seno, cosseno ou tangente podem ser aplicados unicamente em triangulos retangulos,

Na lei dos senos e lei dos cossenos,
o triângulo não precisa ser retângulo

resumo de quando aplicar "um raciocinio ou outro":
para triangulos retângulos: seno", cosseno ou tangente

para triangulos não-retângulos: lei dos senos ou lei dos cossenos

2
Por vc não ter reparado no detalhe dessas diferenças,
vc aplicou seno e cosseno num triângulo não-retângulo ABD
e está denominado esta fórmulas aplicadas de lei dos senos


Nesta questão em si era para tentar somente o raciocínio de
ou seno, (mais precisamente esta, neste exercicio)
ou cosseno
ou tg

mas que só se aplicaria ao "outro" triangulo (retângulo) BCD

Conforme o Felipe fez,,
depois que provou o valor de todos os "angulos e lados" escondidos na figura

Abraços
claudinho
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?