-
-
Novo APOIA.se AjudaMatemática
por admin em Sáb Abr 25, 2020 19:01
- 0 Tópicos
- 486668 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Sáb Abr 25, 2020 19:01
-
-
Agradecimento aos Colaboradores
por admin em Qui Nov 15, 2018 00:25
- 0 Tópicos
- 548209 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qui Nov 15, 2018 00:25
-
-
Ativação de Novos Registros
por admin em Qua Nov 14, 2018 11:58
- 0 Tópicos
- 512044 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Qua Nov 14, 2018 11:58
-
-
Regras do Fórum - Leia antes de postar!
por admin em Ter Mar 20, 2012 21:51
- 0 Tópicos
- 743408 Mensagens
-
Última mensagem por admin
em Ter Mar 20, 2012 21:51
-
-
DICA: Escrevendo Fórmulas com LaTeX via BBCode
por admin em Qua Ago 29, 2007 04:04
- 41 Tópicos
- 2199662 Mensagens
-
Última mensagem por Janayna
em Qui Abr 27, 2017 00:04
Sub-seção para materiais das disciplinas relacionadas à Lógica e Conjuntos.
Utilize a área de pedidos para outros ou caso a sub-seção da disciplina ainda não possua material.
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos, bibliografias etc.
Regras do fórum
O objetivo desta seção é compartilhar alguns materiais dos próprios alunos do IME-USP, formandos e formados, das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática.
Dentre os materiais, organizados por disciplinas, você encontrará:
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos e bibliografias, além de outros materiais indicados ou fornecidos pelos próprios professores.
A fonte e os créditos do autor devem ser citados sempre que disponíveis.
O intuito deste compartilhamento é favorecer um estudo complementar.
Utilize a seção de pedidos para outros ou caso a sub-seção ainda não possua material.
A pesquisa do fórum facilita a localização de materiais e outros assuntos já publicados.
por Jaison Werner » Qua Abr 27, 2011 12:19
Sejam as proposições p: Paulo é ciclista e q: Saulo é corredor. Traduz apara a Linguagem corrente as Proposições:
a) p ^ q =
b) p
q =
c) p _^q =
d ) p
q =
e) ~(p^q)=
g) ~p^q=
h)~(p v q)=
i) ~~p =
j) ~(~pv~q)
L) p v q =
me ajudem a responder por favor!!!!
-
Jaison Werner
- Usuário Parceiro
-
- Mensagens: 82
- Registrado em: Sex Abr 23, 2010 20:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em matematica
- Andamento: cursando
por Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 19:31
pow,isso ta muito longe para os meus conhecimentos de ensino medio kkkkkk
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 20:00
Você sabe o que
,
,
,
e
querem dizer?
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 20:05
isso se aprende em ensino medio ? se for explica ai num sei n
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 20:16
A pergunta era direcionada ao Jaison, mas em todo caso:
quer dizer "ou".
quer dizer "e".
quer dizer "implica".
quer dizer "se, e somente se".
quer dizer a negação da afirmação.
Sabendo isso, é possível resolver.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 21:05
pow da um exemplo ai usando o sinal de "implica"?!?!
e msm coisa que equivalente?
legal n sabia disso
(vo usar pra responder minhas discursivas pra tirar onda kkkkk, zoera!)
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário
-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 21:31
A implica B significa que quando A ocorre você pode afirmar que B também ocorre, e não é o mesmo que equivalente. Dentre estes símbolos, o que significa equivalente é o de "se, e somente se", que é uma implicação dupla: ele diz que se A ocorre então B ocorre, e mais ainda, se B ocorre, então A ocorre. Essa "volta", digamos (de B ocorrer implicar A ocorrer), NÃO é verdadeira em todos os casos.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador
-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Lógica e Conjuntos
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- LOGICA DA MATEMATICA
por Jaison Werner » Sáb Jan 29, 2011 10:58
- 3 Respostas
- 8302 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini
Dom Jan 30, 2011 01:41
Introdução à Lógica
-
- LOGICA DA MATEMATICA
por Jaison Werner » Sáb Jan 29, 2011 11:09
- 1 Respostas
- 7805 Exibições
- Última mensagem por Molina
Dom Jan 30, 2011 20:26
Introdução à Lógica
-
- lógica matemática
por malbec » Ter Jun 02, 2015 11:25
- 1 Respostas
- 9308 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira
Dom Jun 07, 2015 12:38
Lógica
-
- Lógica Matemática URGENTE
por Jeffelim » Seg Fev 17, 2014 04:15
- 1 Respostas
- 2881 Exibições
- Última mensagem por Jeffelim
Seg Fev 17, 2014 13:04
Lógica
-
- lógica e matemática discreta
por ezidia51 » Seg Set 02, 2019 15:00
- 0 Respostas
- 10433 Exibições
- Última mensagem por ezidia51
Seg Set 02, 2019 15:00
Lógica
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {
} e B = {
}, então o número de elementos A
B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {
} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {
} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.