Sub-seção para materiais das disciplinas relacionadas à Lógica e Conjuntos.
Utilize a área de pedidos para outros ou caso a sub-seção da disciplina ainda não possua material.
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos, bibliografias etc.
Regras do fórum
O objetivo desta seção é compartilhar alguns materiais dos próprios alunos do IME-USP, formandos e formados, das disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática.
Dentre os materiais, organizados por disciplinas, você encontrará:
Provas aplicadas, notas de aulas, listas de exercícios, gabaritos e bibliografias, além de outros materiais indicados ou fornecidos pelos próprios professores.
A fonte e os créditos do autor devem ser citados sempre que disponíveis.
O intuito deste compartilhamento é favorecer um estudo complementar.
Utilize a seção de pedidos para outros ou caso a sub-seção ainda não possua material.
A pesquisa do fórum facilita a localização de materiais e outros assuntos já publicados.
por Jaison Werner » Qua Abr 27, 2011 12:19
Sejam as proposições p: Paulo é ciclista e q: Saulo é corredor. Traduz apara a Linguagem corrente as Proposições:
a) p ^ q =
b) p

q =
c) p _^q =
d ) p

q =
e) ~(p^q)=
g) ~p^q=
h)~(p v q)=
i) ~~p =
j) ~(~pv~q)
L) p v q =
me ajudem a responder por favor!!!!
-
Jaison Werner
- Usuário Parceiro

-
- Mensagens: 82
- Registrado em: Sex Abr 23, 2010 20:29
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Licenciatura em matematica
- Andamento: cursando
por Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 19:31
pow,isso ta muito longe para os meus conhecimentos de ensino medio kkkkkk
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 20:00
Você sabe o que

,

,

,

e

querem dizer?
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 20:05
isso se aprende em ensino medio ? se for explica ai num sei n

-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 20:16
A pergunta era direcionada ao Jaison, mas em todo caso:

quer dizer "ou".

quer dizer "e".

quer dizer "implica".

quer dizer "se, e somente se".

quer dizer a negação da afirmação.
Sabendo isso, é possível resolver.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
por Fabricio dalla » Qua Abr 27, 2011 21:05
pow da um exemplo ai usando o sinal de "implica"?!?!
e msm coisa que equivalente?
legal n sabia disso
(vo usar pra responder minhas discursivas pra tirar onda kkkkk, zoera!)
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por MarceloFantini » Qua Abr 27, 2011 21:31
A implica B significa que quando A ocorre você pode afirmar que B também ocorre, e não é o mesmo que equivalente. Dentre estes símbolos, o que significa equivalente é o de "se, e somente se", que é uma implicação dupla: ele diz que se A ocorre então B ocorre, e mais ainda, se B ocorre, então A ocorre. Essa "volta", digamos (de B ocorrer implicar A ocorrer), NÃO é verdadeira em todos os casos.
Futuro MATEMÁTICO
-
MarceloFantini
- Colaborador Moderador

-
- Mensagens: 3126
- Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Andamento: formado
Voltar para Lógica e Conjuntos
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- LOGICA DA MATEMATICA
por Jaison Werner » Sáb Jan 29, 2011 10:58
- 3 Respostas
- 8467 Exibições
- Última mensagem por MarceloFantini

Dom Jan 30, 2011 01:41
Introdução à Lógica
-
- LOGICA DA MATEMATICA
por Jaison Werner » Sáb Jan 29, 2011 11:09
- 1 Respostas
- 7922 Exibições
- Última mensagem por Molina

Dom Jan 30, 2011 20:26
Introdução à Lógica
-
- lógica matemática
por malbec » Ter Jun 02, 2015 11:25
- 1 Respostas
- 9419 Exibições
- Última mensagem por DanielFerreira

Dom Jun 07, 2015 12:38
Lógica
-
- Lógica Matemática URGENTE
por Jeffelim » Seg Fev 17, 2014 04:15
- 1 Respostas
- 3007 Exibições
- Última mensagem por Jeffelim

Seg Fev 17, 2014 13:04
Lógica
-
- lógica e matemática discreta
por ezidia51 » Seg Set 02, 2019 15:00
- 0 Respostas
- 12123 Exibições
- Última mensagem por ezidia51

Seg Set 02, 2019 15:00
Lógica
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.