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A classificação destes desafios em fáceis, médios e difíceis, é apenas ilustrativa.
Eventualmente, o que pode ser difícil para a maioria, pode ser fácil para você e vice-versa.
por admin » Sáb Jul 21, 2007 01:21
Há cinqüenta alunos e cinqüenta armários (numerados de 1 a 50) na Gauss High School. No início, todos os armários estavam fechados. Então, o primeiro aluno aproximou-se e os abriu todos. Depois, o segundo aluno se aproximou e fechou cada segundo armário. O terceiro aluno então se acercou e inverteu a situação de cada terceiro armário (se estava aberto ele o fechava, se estava fechado, ele o abria). O quarto aluno inverteu a situação de cada quarto armário etc. Finalmente, o qüinquagésimo aluno inverteu a situação do qüinquagésimo armário (o último). Agora, quais os armários abertos?
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por Neperiano » Sáb Jun 21, 2008 15:12
Abertos: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 40, 49.
Não vou mostrar o meu calculo porque não vai entrar na página.
Sómente os mortos conhecem o fim da guerra
"Platão"
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por Neperiano » Dom Out 12, 2008 12:51
Ola pessoal
E fabiosouza, esta certo ou não?
Abraços
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por admin » Ter Out 14, 2008 18:02
Olá Maligno!
Eu ainda não havia resolvido este exercício.
Resolvendo agora obtive os mesmos armários abertos que você citou.
Estive pensando que mais interessante do que os armários abertos do final é nos perguntarmos:
Qual é a "lei" dos armários abertos (ou dos fechados)?
Este raciocínio resulta nas seguintes afirmações:
-os números correspondentes aos armários abertos possuem um número ímpar de divisores.
-os números correspondentes aos armários fechados possuem um número par de divisores.
Após algum trabalho para chegarmos a esta conclusão, a determinação dos armários abertos e fechados fica facilitada.
Até mais!
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por Neperiano » Ter Out 14, 2008 21:11
Ola Fabio
Na verdade, eu resolvi essa questão de uma maneira longa e cansativa, mas é a unica que eu sei, afinal sou apenas um aluno de segundo ano de ensino médio. Eu coloquei todos os armarios de 1 a 50, e fui trocando a ordem, quando fechava e abria, ou seja quando um numero se dividia por outro.
Abraços
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por admin » Qua Out 15, 2008 00:47
Maligno, mas podemos chegar àquelas conclusões começando quase assim mesmo.
Minha sugestão é numerar os 50 estudantes (em colunas).
Para cada estudante, anote os armários que ele inverteu (em linhas).
1ª conclusão) Como o aluno 1 abriu todos os armários, a cada vez que um número de armário reaparece (mudando as colunas), a posição da porta do armário é invertida. Logo, se um certo armário aparecer um número
par de vezes do aluno 1 ao 50, então este armário ficou
fechado. Se aparecer um número
ímpar de vezes, ele ficou
aberto.
2ª conclusão) Já assim facilita, mas ainda podemos perceber outra peculiaridade para não ficarmos contando.
Repare no número de cada armário e na quantidade de vezes que ele aparece. Tentando relacionar este números, percebemos que a quantidade de vezes que ele aparece é também a quantidade de divisores inteiros que ele possui.
Exemplos:
O armário 2 aparece duas vezes e possui dois divisores

.
O armário 4 aparece 3 vezes,

, os divisores são 1, 2 e 4, logo, fica aberto.
Vamos considerar um armário mais adiante...
O armário 32, quantas vezes aparece? Sem mais contar, pensemos nos divisores,

. Os divisores são 1, 2, 4, 8, 16 e 32. Um número par de divisores, então ele fica fechado, aparece 6 vezes.
Note que todos os armários cujos números são primos aparecem apenas duas vezes, portanto, também ficam fechados.
Este procedimento é mais prático pois a quantidade divisores não é grande para cada número de armário.
Por exemplo, entre 1 e 50, 48 é o que tem mais divisores, possui 10. Os demais ficam abaixo disso, sendo a maioria com 2, 3 ou 4.
Até mais!
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por fbiochagas » Seg Ago 03, 2009 13:44
Oi Profº Fábio! Qual é o resultado deste desafio?
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por Neperiano » Seg Ago 03, 2009 14:50
Ola
Eu não sou o prof fabio
Mas o resultado eh
Abertos: 1, 4, 9, 16, 25, 36, 40, 49.
Abraços
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Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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