por levyrc » Sex Abr 08, 2011 22:56
verifique se a função abaixo eh continua nos pontos dados:

se x<0
3x-1 se

para x=0 e para x=2

se x>2
e encontre os valores de
c e
k quem fazem com que a função seja continua:
2
cx-3 se x < 1
cx+
k se

3x+3-
k se x>3
vou ter uma prova essa semana q ñ entendo isso preciso pra poder pelo menos estudar um poko
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levyrc
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por Regina » Dom Abr 10, 2011 13:13
Boa tarde
Bom, eu penso que o que você deverá ter é uma função definida por ramos do género

se x<0,

se

e,

se x>2
Se voce quer saber se é contínua nos pontos x=0 e x=2 terá que calcular o limite da função nesses pontos, ou seja,

e

. Isto vai lhe dar a continuidade da função nestes dois pontos. Mas se voce quiser saber a continuidade lateral, já vai ter que calcular para cada ponto o limite à direita e à esquerda do ponto.
Por exemplo plara x=0 faz

e

. e o resultado vai lhe permitir dizer se a função é continua à direita, à esquerda, ou à direita e à esquerda do ponto que está a estudar.
Para calcular o limite basta substituir o x na função pelo valor do ponto que está a estudar. Para o ponto x=0 substitui o x da função por 0, e para o 2 a mesma coisa.
Quanto aos zeros, para saber o
c e o
K já vai utilizar o Teorema de Bolzano.
Para saber se existe um
c tem que ter um intervalo onde a função seja contínua, e calcular a imagem dos valores desse intervalo.
Por exemplo se o intervalo for (2,5), calcula a imagem de 2 e a imagem de 5, depois vê se o valor de
k dado está entre essas imagens que vce calculou. se estiver é porque existe pelo menos um
c.
Para o Zero utiliza-se o corolário do Teorema de Bolzano.
Calculam-se as imagens dos pontos do intervalo dado, e multiplicam-se uma pela outra. para que exista pelo menos um zero, o resultado dessa multiplicação tem que ser inferior a zero: f(a)*f(b)<0, se isto ocorrer, há pelo menos um zero.
Espero ter ajudado!
Boa sorte
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Regina
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por LuizAquino » Dom Abr 10, 2011 13:24
Eu recomendo que assista aos vídeos:
03. Cálculo I - Limites Lateriashttp://www.youtube.com/watch?v=Su1UF7hiXkg04. Cálculo I - Limites e Continuidadehttp://www.youtube.com/watch?v=NOPEwktLxgwSe após assistir aos vídeos você ainda tiver dúvidas, por favor poste-as aqui.
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LuizAquino
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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