por Kelvin Brayan » Qui Abr 07, 2011 03:00
(UEL-PR) Após um tremor de terra, dois muros paralelos em uma rua de uma cidade ficaram ligeiramente abalados. Os moradores se reuniram e decidiram escorar os muros utilizando duas barras metálicas, como mostra a figura. Sabendo que os muros têm alturas de 9m e 3m, respectivamente, a que altura do nível do chão as duas barras se interceptam ? Despreze a espessura das barras
- Anexos
-

-
Kelvin Brayan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Dom Fev 20, 2011 16:50
- Localização: Varginha - MG
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Inglês
- Andamento: cursando
por Fabricio dalla » Qui Abr 07, 2011 16:14
a resposta e quanto ? 9/4!?
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Kelvin Brayan » Qui Abr 07, 2011 16:23
a resposta é 2,25m = 9/4 é isso mesmo ! como se resolve?
-
Kelvin Brayan
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Dom Fev 20, 2011 16:50
- Localização: Varginha - MG
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Área/Curso: Inglês
- Andamento: cursando
por Fabricio dalla » Qui Abr 07, 2011 17:39
a cara nao tem como so mostrando a imagem mas se tem q aplicar teorema de tales pra ver que eles sao semelhantes achar a razao entre eles e aplicar a propriedade de semelhança de areas ai traçar as alturas relativas a cada triangulo onde vc vai perceber outro caso de semelhança onde la vc acha a resposta
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por Elcioschin » Qui Abr 07, 2011 19:04
Existe uma solução muito simples usando Geometria Analítica:
Seja um sistema xOy com a origem no pé do muo mais alto e o chão no eixo X
Seja d a distãncia entre os dois muros
1) Equação da reta suporte da barra menor, cujo coeficiente angular vale 3/d ----> y = (3/d)*x
2) Idem da reta suporte da barra maior, com coeficiente angular -9/d ----> y = (-9/d)*x + 9
No ponto de cruzamento as duas abcissas (x) e ordenadas (y) são iguais: (3/d)*x = (-9/d)*x + 9 ----> (12/d)*x = 9 ----> x = (3/4)*d
y = (3/d)*x ----> y = (3/d)*(3/4)*d ----> y = 9/4
-
Elcioschin
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 624
- Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia
- Andamento: formado
por Fabricio dalla » Sex Abr 08, 2011 00:08
uahsuasauhs irado !! mas ai se apelo tbm kkk
-
Fabricio dalla
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 111
- Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
por FilipeCaceres » Sex Abr 08, 2011 00:34

- relação_triangulo.GIF (2.19 KiB) Exibido 27620 vezes
Vou postar minha solução também.
Fazendo semelhando temos,

(i)

(ii)
Dividindo uma da outra encontramos

Substituindo em qualquer equação, temos



Abraço.
-
FilipeCaceres
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 351
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
- Área/Curso: Tec. Mecatrônica
- Andamento: formado
por kamillanjb » Sex Abr 08, 2011 09:36
Muito boa a resolução, foi útil para mim também. Grata
-
kamillanjb
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 15
- Registrado em: Qua Fev 16, 2011 10:18
- Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
- Andamento: formado
Voltar para Geometria Plana
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- [Semelhança de triângulos] Triângulos quadrados
por Debora Bruna » Seg Ago 08, 2016 12:18
- 0 Respostas
- 1386 Exibições
- Última mensagem por Debora Bruna

Seg Ago 08, 2016 12:18
Geometria Plana
-
- Triângulos
por claudia » Ter Nov 11, 2008 13:58
- 14 Respostas
- 10345 Exibições
- Última mensagem por claudia

Ter Nov 18, 2008 14:43
Geometria Plana
-
- Triângulos
por Mandu » Dom Out 24, 2010 21:30
- 1 Respostas
- 1464 Exibições
- Última mensagem por Mandu

Dom Out 24, 2010 21:31
Geometria Plana
-
- triangulos
por PHANIE » Seg Abr 25, 2011 15:20
- 2 Respostas
- 3342 Exibições
- Última mensagem por LuizAquino

Seg Abr 25, 2011 20:46
Geometria Plana
-
- Triângulos
por Ansellmo » Ter Mar 15, 2016 03:09
- 0 Respostas
- 1167 Exibições
- Última mensagem por Ansellmo

Ter Mar 15, 2016 03:09
Trigonometria
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.