• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

UEL-PR triângulos

UEL-PR triângulos

Mensagempor Kelvin Brayan » Qui Abr 07, 2011 03:00

(UEL-PR) Após um tremor de terra, dois muros paralelos em uma rua de uma cidade ficaram ligeiramente abalados. Os moradores se reuniram e decidiram escorar os muros utilizando duas barras metálicas, como mostra a figura. Sabendo que os muros têm alturas de 9m e 3m, respectivamente, a que altura do nível do chão as duas barras se interceptam ? Despreze a espessura das barras
Anexos
Foto0026.jpg
Kelvin Brayan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 111
Registrado em: Dom Fev 20, 2011 16:50
Localização: Varginha - MG
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Inglês
Andamento: cursando

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor Fabricio dalla » Qui Abr 07, 2011 16:14

a resposta e quanto ? 9/4!?
Fabricio dalla
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 111
Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor Kelvin Brayan » Qui Abr 07, 2011 16:23

a resposta é 2,25m = 9/4 é isso mesmo ! como se resolve?
Kelvin Brayan
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 111
Registrado em: Dom Fev 20, 2011 16:50
Localização: Varginha - MG
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Área/Curso: Inglês
Andamento: cursando

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor Fabricio dalla » Qui Abr 07, 2011 17:39

a cara nao tem como so mostrando a imagem mas se tem q aplicar teorema de tales pra ver que eles sao semelhantes achar a razao entre eles e aplicar a propriedade de semelhança de areas ai traçar as alturas relativas a cada triangulo onde vc vai perceber outro caso de semelhança onde la vc acha a resposta
Fabricio dalla
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 111
Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor Elcioschin » Qui Abr 07, 2011 19:04

Existe uma solução muito simples usando Geometria Analítica:

Seja um sistema xOy com a origem no pé do muo mais alto e o chão no eixo X
Seja d a distãncia entre os dois muros

1) Equação da reta suporte da barra menor, cujo coeficiente angular vale 3/d ----> y = (3/d)*x

2) Idem da reta suporte da barra maior, com coeficiente angular -9/d ----> y = (-9/d)*x + 9

No ponto de cruzamento as duas abcissas (x) e ordenadas (y) são iguais: (3/d)*x = (-9/d)*x + 9 ----> (12/d)*x = 9 ----> x = (3/4)*d

y = (3/d)*x ----> y = (3/d)*(3/4)*d ----> y = 9/4
Elcioschin
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 624
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 10:49
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Engenharia
Andamento: formado

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor Fabricio dalla » Sex Abr 08, 2011 00:08

uahsuasauhs irado !! mas ai se apelo tbm kkk
Fabricio dalla
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 111
Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 17:50
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor FilipeCaceres » Sex Abr 08, 2011 00:34

relação_triangulo.GIF
relação_triangulo.GIF (2.19 KiB) Exibido 27620 vezes


Vou postar minha solução também.
Fazendo semelhando temos,
\frac{3}{a+b}=\frac{x}{b} (i)

\frac{9}{a+b}=\frac{x}{a} (ii)

Dividindo uma da outra encontramos
b=3a

Substituindo em qualquer equação, temos
\frac{3}{a+3a}=\frac{x}{3a}

\frac{3.3a}{4a}=x

x=\frac{9}{4}

Abraço.
FilipeCaceres
Colaborador Voluntário
Colaborador Voluntário
 
Mensagens: 351
Registrado em: Dom Out 31, 2010 21:43
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
Área/Curso: Tec. Mecatrônica
Andamento: formado

Re: UEL-PR triângulos

Mensagempor kamillanjb » Sex Abr 08, 2011 09:36

Muito boa a resolução, foi útil para mim também. Grata
kamillanjb
Usuário Ativo
Usuário Ativo
 
Mensagens: 15
Registrado em: Qua Fev 16, 2011 10:18
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: formado


Voltar para Geometria Plana

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?