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Continuidade

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Mensagempor AlbertoAM » Seg Abr 04, 2011 20:59

Pessoal, aqui está o enunciado da questão:
http://img864.imageshack.us/i/continuidade.jpg/
A questão que eu estou em dúvida é a 247, só que ela está relacionada com as anteriores.As questões 243, 244, 245, 246(não sei se vai precisar da resolução delas) eu resolvi, estão aqui:
http://img546.imageshack.us/i/continuidade.jpg/
http://img204.imageshack.us/i/continuidade1.jpg/
http://img25.imageshack.us/i/continuidade2.jpg/
Alguém ai poderia me dar uma dica de como começar, estou muito curioso para saber a resolução dela.
AlbertoAM
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Seg Abr 04, 2011 22:20

São dadas as funções:
f(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
2x-3, & \textrm{se } x \leq 0\\
x, & \textrm{se } x > 0
\end{array}\right.

g(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
x^2+1, & \textrm{se } x \leq 0\\
x^2-2, & \textrm{se } x > 0
\end{array}\right.

r(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
2x+1, & \textrm{se } x \leq 1\\
x^2, & \textrm{se } x > 1
\end{array}\right.

s(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
x+1, & \textrm{se } x \leq 1\\
7-x^2, & \textrm{se } x > 1
\end{array}\right.

As funções F(x)=f(x)+g(x) e T(x)=r(x)s(x) serão dadas por:

F(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
x^2+ 2x -2, & \textrm{se } x \leq 0\\
x^2+ x -2, & \textrm{se } x > 0
\end{array}\right.

T(x)=
\left\{\begin{array}{ll}
(2x+1)(x+1), & \textrm{se } x \leq 1\\
x^2(7-x^2), & \textrm{se } x > 1
\end{array}\right.

Agora, tente terminar o exercício. Basta seguir a ideia que você usou nos outros. Quanto a resolução do exercício 243, reveja o gráfico que você esboçou para a função. Lembre-se que a função h(x)=x é uma reta que corresponde a bissetriz dos quadrantes ímpares do plano cartesiano.

Sugestão
Eu acho que o tópico abaixo pode lhe interessar:
Curso de Cálculo I no YouTube
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Re: Continuidade

Mensagempor AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 14:44

Eu fiz até aqui:
http://img148.imageshack.us/i/continuidade.jpg/

Mas na parte de verificar se os resultados obtidos contradizem a álgebra dos limites eu não to conseguindo fazer.Poderia me ajudar por favor.
Com relação ao exercício 243, a imagem ficaria Im=]-?,-3] U ]0,?[ ?
Poderia verificar também se as resoluções dos exercícios 244, 245 e 246 estão corretas.
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Ter Abr 05, 2011 19:29

Mas na parte de verificar se os resultados obtidos contradizem a álgebra dos limites eu não to conseguindo fazer

Você deve analisar se é verdadeiro dizer nesses casos que \lim_{x\to 0} f(x) + g(x) = \lim_{x\to 0} f(x) + \lim_{x\to 0}g(x) e que \lim_{x\to 1} r(x)s(x) = \lim_{x\to 1} r(x)\lim_{x\to 1} s(x) .

Com relação ao exercício 243, a imagem ficaria Im=]-?, -3] U ]0, +?[ ?

Sim.

Poderia verificar também se as resoluções dos exercícios 244, 245 e 246 estão corretas.

Reveja a imagem da função no exercício 246.
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Re: Continuidade

Mensagempor AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 20:53

De acordo com a álgebra dos limites:



No exercício 247 temos que \lim_{x\to 0}F(x)=-2

Mas como não existe \lim_{x\to 0}f(x) e nem \lim_{x\to 0}g(x)
O resultado obtido contraria a álgebra dos limites.

No outro caso:\lim_{x\to 1}T(x)=6

Mas como existe \lim_{x\to 1}r(x) e nem \lim_{x\to 1}s(x)
O resultado obtido também contraria a álgebra dos limtes.
Agora fiquei curioso, porque eles contrariam a álgebra dos limites?
A imagem da função do exercício 246 então ficaria Im=]-?,6[ ?
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Ter Abr 05, 2011 21:15

Na verdade, esses limites não "contrariam" as regras.

O que acontece é que antes de aplicar as regras devemos observar se os limites de cada parcela (ou de cada fator) existem. Se um deles não existe, então a regra não pode ser aplicada.

O problema desse exercício está no fato de tentar aplicar as regras em limites que não existem.
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Re: Continuidade

Mensagempor AlbertoAM » Ter Abr 05, 2011 21:27

Entendi cara, Muito Obrigado pela explicação.
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Re: Continuidade

Mensagempor leochacon » Qua Abr 06, 2011 00:12

Será que alguem pode me ajudar a fazer esse exercício?


Questão 7: Determinado produtor vende 50 litros de leite para uma empresa de laticínio por dia ao
valor de R$ 1,20 o litro. Para aumentar sua produção e venda para a empresa, esse decidiu que
diminuiria 1 centavo no preço de cada litro de leite vendido para cada unidade a mais que fosse vendido.
Sabendo-se que o custo de produção de cada litro de leite é igual a R$ 0,30, determine
a) A função que representa o valor da receita diária R em função da quantidade x a mais produzida.
b) A função que representa o valor do custo diário C em função da quantidade x a mais produzida.
c) A função que representa o valor do lucro diário L em função da quantidade x a mais produzida.
d) A quantidade de litros que o produtor deverá vender para ter lucro máximo.
e) Faça uma tabela cuja primeira coluna tenha a quantidade de litros de leite vendidos pelo
produtor, a segunda coluna contenha a Receita bruta diária, a terceira coluna contenha o Custo
diário e a última coluna contenha o lucro diário. Faça a tabela até que o lucro diário se torne
inferior ao lucro obtido quando ele vendia apenas 50 litros de leite.
Quantidade de litros vendidos Receita Bruta (R$) Custo (R$) Lucro (R$)
50 60,00 15,00 45,00
51 60,69 15,30 45,39
52 61,36 15,60 45,76
.................... .................... .................... ....................
Continue.... Continue.... Continue.... Continue....
.................... .................... .................... ....................
f) Use a tabela do item anterior para esboçar os gráficos (em um mesmo plano cartesiano) os
gráficos da Receita Bruta, do Custo e do Lucro diários.
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Re: Continuidade

Mensagempor LuizAquino » Qua Abr 06, 2011 10:33

Olá leochacon,

Por motivo de organização, não use tópicos já existentes para enviar novos exercícios.

Crie um novo tópico para cada novo exercício.
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


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1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59