por fernandocez » Sex Mar 25, 2011 13:12
Caros amigos do Forum, vcs tem me ajudado muito, já aprendi muita coisa desde que conheci esse forum, já divulguei prá vários amigos que precisa de uma ajuda em Matemática. Mas vamos a mais uma questão que não consigo resolver.
45) O conjunto solução da equação

é:
resp: S = {2}
Eu fiz assim.

depois distribui

Obs. esse A que tá aparecendo é defeito do programa.
Daqui eu não consigo prosseguir, se é que tô fazendo certo.
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fernandocez
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por Molina » Sex Mar 25, 2011 14:09
Boa tarde, Fernando.
Confirme se você escreveu os fatoriais correto, pois se você for ver, o numerador e o denominador da fração estão iguais, e isso daria 1. Mas 1 nunca será igual a 6.
Aguardo sua confirmação.
Quando a esse  que aparece no meio de sua fórmula do LaTeX, é porque você está utilizando o 2 sobrescrito (²) [normalmente acessado do telcado por alt + 2]. O LaTeX não consegue ler esse caracter. Para fazer expoente utilize o acento circunflexo (^)
Seu código correto, ficaria assim:
- Código: Selecionar todos
[tex]\frac{(n^2- 2n-n+2)!}{(n^2- 2n-n+2)!}=6[/tex]

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por profmatematica » Sex Mar 25, 2011 14:18
Ola amigo acredito que seu enunciado seja assim (n+1)! / (n-1)! =6 se assim for teremos (n+1).(n).(n-1)! / (n-1)! = 6 entao cortando os termos semelhantes (n-1)! Teremos (n+1).(n)=6 resolvendo teremos n ao quadrado + n -6=0 resolva dai tu vai achar delta =25 n'=2 n"=- 3 resposta indesejada negativa. Entao n=2 ok?
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por fernandocez » Sex Mar 25, 2011 21:45
Molina escreveu:Boa tarde, Fernando.
Confirme se você escreveu os fatoriais correto, pois se você for ver, o numerador e o denominador da fração estão iguais, e isso daria 1. Mas 1 nunca será igual a 6.
Aguardo sua confirmação.
Quando a esse  que aparece no meio de sua fórmula do LaTeX, é porque você está utilizando o 2 sobrescrito (²) [normalmente acessado do telcado por alt + 2]. O LaTeX não consegue ler esse caracter. Para fazer expoente utilize o acento circunflexo (^)
Seu código correto, ficaria assim:
- Código: Selecionar todos
[tex]\frac{(n^2- 2n-n+2)!}{(n^2- 2n-n+2)!}=6[/tex]

Oi Molina, está da mesma forma que escrevi a expressão, eu até pensei assim também, que daria um mas por ser fatorial eu pensei que tinha alguma coisa a mais que eu não tava percebendo. Tipo, zero fatorial é igual a 1. Então quer dizer que a questão foi anulada. Sobre os caracteres é realmente eu usei o sobrescrito, obrigado pelas dicas.
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por fernandocez » Sex Mar 25, 2011 21:53
profmatematica escreveu:Ola amigo acredito que seu enunciado seja assim (n+1)! / (n-1)! =6 se assim for teremos (n+1).(n).(n-1)! / (n-1)! = 6 entao cortando os termos semelhantes (n-1)! Teremos (n+1).(n)=6 resolvendo teremos n ao quadrado + n -6=0 resolva dai tu vai achar delta =25 n'=2 n"=- 3 resposta indesejada negativa. Entao n=2 ok?
Oi amigo, como disse acima essa questão deve ter sido anulada, mas valeu o seu desenvolvimento da questão porque acabei aprendendo, se aparecer uma questão parecida eu já sei desenvolver. Obrigado.
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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