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Compreender Resultado de Inequação

Compreender Resultado de Inequação

Mensagempor johnlaw » Dom Mar 20, 2011 17:53

Olá pessoal,

Resolvi a seguinte inequação:

x^2 -3x + 2>0 e obtive os dois resultados:

x1 = 2
x2 = 1

1 - x -2x^2 , essa com:

x1 = -1
x2 = 1/2

Mas não compreendo o que isso significa! Como fica esses intervalos na reta dos reais ?

Valeu!
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Re: Compreender Resultado de Inequação

Mensagempor LuizAquino » Dom Mar 20, 2011 18:35

Ao invés de simplesmente responder o exercício para você eu vou lhe indicar um lugar onde você pode aprender a fazê-lo sozinho.

Acesse o seguinte canal no YouTube:
http://www.youtube.com/nerckie

Você irá encontrar diversas aulas de Matemática com os conteúdos do Ensino Fundamental e Médio. Inclusive, aulas sobre inequações.
professoraquino.com.br | youtube.com/LCMAquino | @lcmaquino

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Re: Compreender Resultado de Inequação

Mensagempor Dan » Dom Mar 20, 2011 18:59

Se a inequação deve ser maior que zero, então os possíveis valores que o x assume devem ser valores que tornem o resultado da equação maior que zero.

Você precisa analisar os gráficos das equações para chegar a essa conclusão:

Para a primeira equação teremos:

Imagem

Perceba que para valores entre 1 e 2 o resultado y é negativo. Quando for igual a 1 ou 2 o resultado é zero. Portanto, devem ser considerados apenas os valores menores que 1 ou maiores que 2 para que o resultado da equação seja maior que zero, e portanto positivo.

Para a segunda equação temos:

Imagem

Ou seja, o resultado y da equação só será positivo para valores entre -1 e 1/2.
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Re: Compreender Resultado de Inequação

Mensagempor johnlaw » Dom Mar 20, 2011 19:59

Luiz Aquino, obrigado pela dica, vou verificar os vídeos.


Dan, compreendi, muito obrigado. Mas é possível eu verificar essas condições sem fazer o gráfico ? Somente olhando para a primeira equação por exemplo, como eu concluiria que o conjunto solução está de infinito até 1 (intervalo aberto) e de 2 (intervalo aberto) até infinito ?

Muito Obrigado!
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Re: Compreender Resultado de Inequação

Mensagempor Dan » Dom Mar 20, 2011 20:07

Só uma correção: formalmente é um intervalo aberto de menos infinito até 1. E aberto em 2 até mais infinito.

Não precisa fazer o gráfico. Basta observa o sinal do {x}^{2} (se for positivo a concavidade da parábola é para cima e se for negativo a concavidade é para baixo). A partir disso você só precisa calcular as raízes e imaginar essa parábola cortando o eixo x nessas raízes. Lembrando que algumas parábolas não cortam o eixo x.

Um esboço sempre facilita essa determinação, mas se você conseguir imaginar sem se confundir, ok.
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Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: my2009 - Qua Dez 08, 2010 21:48

Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Anonymous - Qui Dez 09, 2010 17:25

Uma função de 1º grau é dada por y=ax+b.
Temos que para x=3, y=6 e para x=4, y=8.
\begin{cases}6=3a+b\\8=4a+b\end{cases}
Ache o valor de a e b, monte a função e substitua x por 10.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Pinho - Qui Dez 16, 2010 13:57

my2009 escreveu:Uma função polinomial f do 1° grau é tal que f(3) = 6 e f(4) = 8.Portanto o valor de f(10) é :



f(x)= 2.x
f(3)=2.3=6
f(4)=2.4=8
f(10)=2.10=20


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: dagoth - Sex Dez 17, 2010 11:55

isso ai foi uma questao da FGV?

haahua to precisando trocar de faculdade.


Assunto: (FGV) ... função novamente rs
Autor: Thiago 86 - Qua Mar 06, 2013 23:11

Saudações! :-D
ví suaquestão e tentei resolver, depois você conta-me se eu acertei.
Uma função de 1º grau é dada por y=3a+b

Resposta :
3a+b=6 x(4)
4a+b=8 x(-3)
12a+4b=24
-12a-3b=-24
b=0
substituindo b na 1°, ttenho que: 3a+b=6
3a+0=6
a=2
substituindo em: y=3a+b
y=30+0
y=30
:coffee: