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Álgebra: congruencias

Álgebra: congruencias

Mensagempor Caeros » Sáb Mar 19, 2011 18:34

Estou estudando o material que postei neste fórum e tenho algumas dúvidas:

Mostre que {x}^{2}+1\equiv0(mod8) não tem soluções:
Solução:
Para qualquer que seja x inteiro, temos:
x \equiv 0,1,2,3,4,5,6,7(mod8)\Rightarrow aqui entendo que é aplicada a propriedade que diz: "Sabemos que a \equiv b(modm) \Leftrightarrow a = b+mk, para algum k \in Z. Neste
caso b coincidirá com o resto da divisão euclidiana de "a " por "m ",se e somente, 0 \:\leq \:b\: <\: m"

logo,

{x}^{2}\:\equiv\:0,1,4,9,16,25,36,49(mod8) \Rightarrow aqui compreendo que foi aplicada a

propriedade que diz: "{a}^{n}\:\equiv\:{b}^{n}(mod\:m)

Daí,

{x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8) \Rightarrow já aqui não consigo compreender qual propriedade foi aplicada ou como chegou a estes valores???? :?: :?: :?: :?: :?: :?:

continuando:

Ou melhor

{x}^{2}+1\equiv\:1,3,5,7(mod8) :arrow: como não entendi anteriormente não entendi como estes valores provam a insolubilidade!!! :?: :?: :?: :?:

O que garante a insolubilidade de {x}^{2}+1\equiv0(mod8)
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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 20:56

Eu não consegui chegar neste resultado, veja o que eu fiz:

x^2 + 1 \equiv 0 (mod 8)

Mas montando as classes de equivalência módulo 8 ou sistema completo de resto módulo 8 para x teremos:

x =  \{0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7\}

Fazendo x^2 e usando a propriedade já citada, teremos:

x^2 = \{0, 1, 4, 9, 16, 25, 36, 49\}

Como estamos trabalhando com as classes de resto, teremos:

9 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 16 \equiv 0 (mod 8) \, \textrm{,} \, 25 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 36 \equiv 4 (mod 8) \, \textrm{e} \, 49 \equiv 1 (mod 8)

Logo teremos:

x^2 = \{0, 1, 4, 1, 0, 1, 4, 1\} \, \textrm{mas} \, 1 \equiv 1 (mod 8) \Rightarrow \, x^2 + 1 = \{1, 2, 5, 2, 1, 2, 5, 2\}

Então teremos:

x^2 + 1 \equiv 1, 2, 5 (mod 8)

Aqui você percebe que não há solução para x^2 + 1 \equiv 0 (mod 8), pois o resto da divisão será 1, 2 ou 5...

Não sei se estou certo, mas pela lógica, parece que sim... Se estou errando em algum lugar, gostaria de saber a onde (fiquei curioso)...
Editado pela última vez por Renato_RJ em Sáb Mar 19, 2011 22:59, em um total de 1 vez.
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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Sáb Mar 19, 2011 22:57

Esse seu caso me lembrou a seguinte demonstração:

Provar que, qualquer que seja o inteiro ímpar a, o resto da divisão de a^2 por 8 é 1.

Solução:

Os restos possíveis da divisão de a por 8 são 1, 3, 5 ou 7 (chamamos isso de sistema reduzido de resíduo módulo 8, pois só estão nele os restos relativamente primos a 8).

Logo:

a \equiv 1, 3, 5, 7 (mod 8)

a^2 \equiv 1, 9, 25, 49 (mod 8)

Como 9 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{,} \, 25 \equiv 1 (mod 8) \, \textrm{e} \, 49 \equiv 1 (mod 8) teremos:

a^2 = 1, 1, 1, 1 (mod 8) \Rightarrow \, a^2 \equiv 1 (mod 8)

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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Caeros » Dom Mar 20, 2011 00:38

Olá Renato, obrigado por colaborar,mas quem quer saber tem que perguntar:
estou começando a estudar este assunto, então vou lhe perguntar:
1) O que vc está dizendo com "classes de equivalência módulo 8"? sei que congruência é uma relação de equivalência, então vc está dizendo que x = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7} é o conjunto dos restos que se podem ter na divisão por 8 ou os valores que x pode assumir? Quer dizer estes números se relacionam com 8 por ser os retos relacionados a ele na divisão?

2) e o sistema completo de resto módulo 8 para x, então este é o conjunto de números que podem ser restos?

3) de onde saiu {x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8)? na resposta que postei pois tirei do material e se estiver errado tenho que corrigir a fonte ou seja onde consegui o material.
Mais uma vez obrigado está me ajudando bastante. :y:
Caeros
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Re: Álgebra: congruencias

Mensagempor Renato_RJ » Dom Mar 20, 2011 03:27

Caeros escreveu:Olá Renato, obrigado por colaborar,mas quem quer saber tem que perguntar:
estou começando a estudar este assunto, então vou lhe perguntar:
1) O que vc está dizendo com "classes de equivalência módulo 8"? sei que congruência é uma relação de equivalência, então vc está dizendo que x = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7} é o conjunto dos restos que se podem ter na divisão por 8 ou os valores que x pode assumir? Quer dizer estes números se relacionam com 8 por ser os retos relacionados a ele na divisão?


Caeros, concordo plenamente, se deseja saber tem mais é que perguntar !!!
Lembre-se que estamos tratando de divisão pelo algoritmo de Euclides, isto é, x = 8k + r, onde r é o resto.. As classes de equivalência na verdade são o que chamamos de partições, elas representam os restos das divisões por 8 (neste caso) então cada classe dessa é um conjunto separado, veja:
Quando falamos de classe 0, por exemplo, estamos falando de todos os números inteiros cuja a divisão por 8 dá resto zero, então 0 = {...,8,16,32,48,..} e quando falamos de classe 1 estamos falando do conjunto dos números inteiros cuja a divisão por 8 dá resto 1, então 1 = {...,9,17,33,49,..}.

Caeros escreveu:2) e o sistema completo de resto módulo 8 para x, então este é o conjunto de números que podem ser restos?


Exatamente, como eu disse anteriormente... Classe 3 significa todos os inteiros cuja a divisão por 8 tenha resto 3, então 3 = {...,11,19,35,51,..}.

Caeros escreveu:3) de onde saiu {x}^{2}+1\equiv\:1,3,7,5,5,7,3,1(mod8)? na resposta que postei pois tirei do material e se estiver errado tenho que corrigir a fonte ou seja onde consegui o material.
Mais uma vez obrigado está me ajudando bastante. :y:


Boa pergunta, eu também quero saber... Se me apresentassem esse problema sem a demonstração, eu teria feito do jeito que escrevi, eu também não entendi a onde o autor obteve esses números e sabe o que é mais interessante ?? Andei pesquisando na internet agora e vi um pdf onde o autor faz o mesmo exercício da mesma maneira, agora eu fiquei confuso, pois devo ter errado em algum lugar (ou no raciocínio da questão)... Vamos esperar o pessoal mais experiente (Luiz Aquino, Molina ou o Fantini) lerem a questão e postarem suas opiniões ou correções.

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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?