por Paulod22 » Seg Mar 07, 2011 01:18
Boa noite a todos.
Estou tento problemas para resolver uma questão sobre limites. Eu faço, só que resposta não bate com a do gabarito, e eu não sei onde estou errando...
Aqui está a questão:

A resposta do gabarito é 3.
O método que eu utilizei foi dividir por x, mas pelo jeito não deu certo.
Obrigado desde já!
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Paulod22
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por LuizAquino » Seg Mar 07, 2011 10:22
Paulod22 escreveu:Boa noite a todos.

A resposta do gabarito é 3.
O método que eu utilizei foi dividir por x, mas pelo jeito não deu certo.
Se você apenas divide por x, então você alterou a expressão que você tinha antes. Você deveria dividir e multiplicar por x para que a expressão não se altere.
Por exemplo, se x não é zero, então

. Mas,

(exceto para x=1 ou x=-4).
De qualquer modo, para esse limite você deveria começar multiplicando e dividindo por

. Tente fazer e poste aqui a sua solução.
Editado pela última vez por
LuizAquino em Seg Mar 07, 2011 13:27, em um total de 1 vez.
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por Paulod22 » Seg Mar 07, 2011 12:10
Eu tentei dividir por x porque assim facilitaria a resolução, pois a maioria dos termos iriam tender a zero.
Eu só não entendi a parte de "alterar a expressão". O que eu fiz não foi bem o que você mostrou no exemplo.
No meu caso estava assim:

E eu fiz isso:

Se você atribuir um valor a x (4 por exemplo), você verá que continuará dando zero.
Mas tentarei pelo jeito que você falou, e postarei o resultado.
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por LuizAquino » Seg Mar 07, 2011 12:54
Paulod22 escreveu:Eu só não entendi a parte de "alterar a expressão".
Para qualquer x não nulo (diferente de 1 e de -4) que você escolha, a expressão x+4 tem valor diferente da expressão

.
Por outro lado, para qualquer x não nulo que você escolha, a expressão x+4 tem valor igual a expressão

.
Paulod22 escreveu:O que eu fiz não foi bem o que você mostrou no exemplo.
No meu caso estava assim:

E eu fiz isso:

Errado! O cálculo de um limite é uma coisa e achar a solução de uma equação é outra coisa!
Além disso, note que:
As equações

e

possuem a mesma solução: x=-4.
Já as equações

e

possuem soluções distintas!
No primeiro caso as equações foram equivalentes devido ao fato do segundo membro ser apenas o zero. Portanto, ao dividirmos toda a equação por x o segundo membro continua igual a 0.
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por Paulod22 » Ter Mar 08, 2011 01:28
Fiz do jeito que você falou, multipliquei e dividi pelo conjugado.

Dividindo tudo por x:

=

E deu certo. Muito obrigado pela ajuda!
Mas ainda tenho dúvida quanto à divisão. Quero entender direito para não errar mais nisso.
Pelo que eu pude perceber, se eu dividir tudo por x eu estarei alterando a equação.
Então, a resolução do limite abaixo também está errada? (Esse limite ai eu tinha resolvido anteriormente, mas como o resultado bateu eu nem desconfiei que tava errado

)

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Paulod22
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por LuizAquino » Ter Mar 08, 2011 09:27
Paulod22 escreveu:Fiz do jeito que você falou, multipliquei e dividi pelo conjugado.

Dividindo tudo por x:

=

Apenas uma correção. No desenvolvimento de um limite você sempre deve escrever a notação "lim" em cada passo, exceto no último quando o limite é calculado. Isto é, ao invés de escrever

você deve escrever

.
Paulod22 escreveu:Mas ainda tenho dúvida quanto à divisão. Quero entender direito para não errar mais nisso.
Pelo que eu pude perceber, se eu dividir tudo por x eu estarei alterando a equação.
Então, a resolução do limite abaixo também está errada? (Esse limite ai eu tinha resolvido anteriormente, mas como o resultado bateu eu nem desconfiei que tava errado

)

Sim, está errada. Foi apenas uma mera coincidência você ter obtido a reposta correta. Perceba como no exemplo anterior você usou a mesma estratégia e havia chegado na reposta errada do exercício. Além disso, novamente você não usou a notação adequada em cada passo.
Vejamos a solução correta.
Como o cosseno é uma função contínua em todo o seu domínio, podemos "retirá-la" do limite. Além disso, vamos multiplicar e dividir a expressão no limite por

.

Após aplicar o produto notável no numerador, nós dividimos tanto o numerador quanto o denominador por

. Após as simplificações, ficamos com:


É interessante destacar que nesse exercício se tivéssemos dividido o numerador e o denominador por
x ao invés de

, não poderíamos resolver o limite, pois teríamos uma indeterminação do tipo 0/0. Veja como ficaria:

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por Paulod22 » Ter Mar 08, 2011 10:55
Ok, muito obrigado pela correção e pelas dicas!
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sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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