por Fabricio dalla » Sáb Mar 05, 2011 15:32
em uma sala de 80 alunos foi aplicada uma prova contendo 3 questoes,onde 70% acertou a primeira questão,60% a segunda questão e 40% a terceira questão.supondo que 52 alunos acertaram NO MINIMO 2 questoes e que 8 alunos acertaram nehuma das questoes.quantos alunos acertaram as 3 questoes?
obs(pow eu resolvi a resposta deu 12 so que a menina na minha sala falo que a resposta e 14!! qual a resposta?tenho quase certeza q n falta nehum dado)
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 11:14
A: Conjunto dos alunos que acertaram a questão 1
n(A) = 70%*80 = 56B: Conjunto dos alunos que acertaram a questão 2
n(B) = 60%*80 = 48C: Conjunto dos alunos que acertaram a questão 3
n(B) = 40%*80 = 32Sabe-se que 52 alunos acertaram
NO MÍNIMO 2 questões. Portanto:

Além disso, sabe-se que 8 alunos acertaram nenhuma das questões. Portanto:

.
Aplicando a fórmula para a união de três conjuntos, nós temos que:

![56 + 48 + 32 - [52 + 2n(A\cap B\cap C)] + n(A\cap B\cap C) = 72 56 + 48 + 32 - [52 + 2n(A\cap B\cap C)] + n(A\cap B\cap C) = 72](/latexrender/pictures/95bfce476288b03e9d3b3ef74e52820e.png)

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por Fabricio dalla » Dom Mar 06, 2011 16:22
AEW!! ACERTEI O/
LuizAquino eu fiz de um jeito diferente vê se ta certo!?!
desenhei os 3 diagramas e dei um valor pras interseçoes,e dei o valor de x para o numero de alunos que acertaram as 3 questoes
(y-x)+(w-x)+(z-x)+(x)=52 pois ele fala q 52 alunos acertaram no minimo 2 questoes, logo inclui-se quem acertou
3 questoes.dai fiz o seguinte 80-52=28-8 alunos q erram todas as questoes tenho 20 alunos q acertaram somente uma questao das 3
dai fiz:
[56-(y-x+x+w-x)]+[48-(y-x+x+z-x)]+[32-(w-x+x+z-x)]=20 equaçao I : y+w-2x+z=52
[56-(y+w-x)]+[48-(y+z-x)]+[32-(w+z-x)]=20 [y+w+z]=52+2x X(2)
-2y-2w-2z+3x+136=20 : : 2y+2w+2z=104+4x
-2y-2w-2z+3x=-116 X(-1)
2y+2w+2z-3x=116 equaçao II
substituindo equa I na II temos
104+4x-3x=116 logo tem-se x=12
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por LuizAquino » Dom Mar 06, 2011 17:40
Fabricio dalla escreveu:AEW!! ACERTEI O/
LuizAquino eu fiz de um jeito diferente vê se ta certo!?!
desenhei os 3 diagramas e dei um valor pras interseçoes,e dei o valor de x para o numero de alunos que acertaram as 3 questoes
(y-x)+(w-x)+(z-x)+(x)=52 pois ele fala q 52 alunos acertaram no minimo 2 questoes, logo inclui-se quem acertou
3 questoes.dai fiz o seguinte 80-52=28-8 alunos q erram todas as questoes tenho 20 alunos q acertaram somente uma questao das 3
dai fiz:
[56-(y-x+x+w-x)]+[48-(y-x+x+z-x)]+[32-(w-x+x+z-x)]=20 equaçao I : y+w-2x+z=52
[56-(y+w-x)]+[48-(y+z-x)]+[32-(w+z-x)]=20 [y+w+z]=52+2x X(2)
-2y-2w-2z+3x+136=20 : : 2y+2w+2z=104+4x
-2y-2w-2z+3x=-116 X(-1)
2y+2w+2z-3x=116 equaçao II
substituindo equa I na II temos
104+4x-3x=116 logo tem-se x=12
Tenha cuidado como você escreve a sua solução! Se você for fazer uma prova que tenha questões discursivas, provavelmente você perderia pontos (se não a questão inteira) por causa dessa
bagunça!
Primeiro, temos que

. Você deveria ter organizado com algo como: 80 - 52 = 28 pessoas fizeram apenas 1 questão ou nenhuma delas. Desse modo, 28-8=20 pessoas fizeram apenas 1 questão.
Agora, temos a equação:
(i) y+w-2x+z=52, que é equivalente a 2y+2w+2z=104+4x.
Em seguida, temos a equação:
(ii) [56-(y-x+x+w-x)]+[48-(y-x+x+z-x)]+[32-(w-x+x+z-x)]=20, que é equivalente a equação 2y+2w+2z-3x=116.
Substituindo (i) em (ii), nós obtemos que 104+4x-3x=116, de onde calculamos que x=12.
Por fim, se você analisar direitinho as suas equações verá que a sua solução e a minha são semelhantes. A diferença básica é que eu usei a notação para número de elementos de um conjunto, enquanto que você não usou.
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por Fabricio dalla » Dom Mar 06, 2011 17:47
ok entao e prq no papel e + facil de organizar, mas blz vo especificar direito e organizar + na proxima, vlw pelas dicas!!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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