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Logaritmo/ PA/ PG

Logaritmo/ PA/ PG

Mensagempor Emilia » Seg Fev 21, 2011 17:00

No livro Aritmética Progressiva de Antônio Trajano, de 1944, 75ª Edição, página 237, encontra-se a seguinte definição de logaritmo:
"Logaritmos são os termos de uma progressão por diferença (PA) cujo primeiro termo é zero, correspondentes aos de outra progressão por quociente (PG), cujo primeiro termo é a unidade".
a) Construa uma PA e uma PG que satisfaçam as condições da definição
acima.
b) De acordo com a definição dada, diga qual é o logaritmo do quinto termo da PG criada.
c) Diga em que base estão sendo calculados os logaritmos de cada um dos
termos da PG que você criou e explique por que.
d) Seria correto afirmar que, de acordo com a definição acima, a base dos
logaritmos dos números que se quer determinar é sempre igual à razão da PG? Em caso contrário, diga como se pode determinar essa base.
e) Suponha que você queira obter os logaritmos decimais (na base 10) de
certos números naturais, utilizando a definição acima. Construa uma PA e uma PG que permita fazer isso.
f) A definição acima seria correta caso o primeiro termo da PG fosse diferente de 1? Justifique.
g) Um substituto rudimentar dos logaritmos no cálculo de produtos é uma
tabela para os valores da função. Trata-se de uma tabela que fornece, à direita .de cada número, o quadrado de sua metade. Por meio dela, podemos reduzir o produto de dois números quaisquer às somas e diferenças, utilizando a fórmula:
x.y=(x + y/2)² - (x – y/2)²


Assim, para calcular o produto x.y, efetuamos a soma x+y e a diferença x-y. Discuta sobre as diferenças entre esse método e os logaritmos?
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Re: Logaritmo/ PA/ PG

Mensagempor DanielFerreira » Ter Fev 22, 2011 16:40

"Dever de casa" :?:
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Re: Logaritmo/ PA/ PG

Mensagempor LuizAquino » Ter Fev 22, 2011 17:11

danjr5 escreveu:"Dever de casa" :?:


Pior do que isso! Ao que parece isso é uma atividade semanal (e vale nota) de um curso que ela está fazendo! Veja as outras mensagens dela aqui no fórum e você perceberá que ela tem postado todas as atividades semanais que ela deve fazer!
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Re: Logaritmo/ PA/ PG

Mensagempor DanielFerreira » Qua Fev 23, 2011 15:29

É (...). Tens razão LuizAquino
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Re: Logaritmo/ PA/ PG

Mensagempor IRA_O_CARA » Dom Fev 27, 2011 23:43

ESPERA AÍ PESSOAL. PASSAR TODAS AS ATIVIDADES NÃO SIGNIFICA QUE A MOÇA NÃO RESOLVA. ELA PODE ESTAR CONFERINDO SUAS RESPOSTAS. CONFIEMOS NA BOA FÉ DAS PESSOAS.
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Re: Logaritmo/ PA/ PG

Mensagempor LuizAquino » Seg Fev 28, 2011 08:48

IRA_O_CARA escreveu:Espera aí pessoal. Passar todas as atividades não significa que a moça não resolva. Ela pode estar conferindo suas respostas. Confiemos na boa fé das pessoas.


Não foi o que um "passarinho verde" me contou... Ele me disse que estão copiando (senão ela, ao menos alguns colegas dela) ipses literis as atividades que andam postando aqui.

É deplorável que "profissionais" da educação estejam fazendo este tipo de prática leviana.

Como o "passarinho verde" não me contou exatamente quem fez tal prática, só me resta tomar o cuidado de não responder a essa questão, ou as outras correlacionadas (há várias nesse fórum!).
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?