por claudia » Ter Set 09, 2008 16:49
Boa tarde, Fábio
Estou com dúvida em algumas questões de geometria. Poderia me dar umas dicas??
1. Qual a razão entre os comprimentos das circunferências circunscrita e inscrita a um quadrado?
sei que o lado do quadrado tem medida
![R\sqrt[]{2} R\sqrt[]{2}](/latexrender/pictures/b13c5d9de15baad3575f4c02037d38e5.png)
e qua a apótema do quadrado é
![\frac{R\sqrt[]{2}}{2} \frac{R\sqrt[]{2}}{2}](/latexrender/pictures/32b3b9f53ac2cbb6adf26a539873f8db.png)
e que esta é a mesma medida do raio da menor circunferência. É por aí?
2. Se aumentarmos o comprimento de uma circunferência de 4cm, quanto aumentará o seu raio, em centímetros?
não sei por onde começar.

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claudia
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por admin » Ter Set 09, 2008 20:14
Olá Cláudia!
Sobre a 1ª, é por aí sim.
As medidas do lado e do apótema estão corretas!
Estou considerando a seguinte nomeação:

: raio da circunferência circunscrita

: raio da circunferência inscrita

: comprimento da circunferência circunscrita

: comprimento da circunferência inscrita
Note que o apótema é o próprio

.
Então, basta calcular:

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por admin » Ter Set 09, 2008 20:26
Para a 2ª, comece representando as expressões para os comprimentos, sendo:

: comprimento inicial da circunferência

: raio inicial da circunferência

: comprimento final da circunferência

: raio final da circunferência


Como:


Tente terminar, deixando

em função de

.
Dica: não se preocupe em racionalizar as frações!
Bons estudos!
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por claudia » Qua Set 10, 2008 11:49
Boa Tarde Fábio
Obrigada pelas dicas, deram certo.
Tenho mais duas dúvidas sobre o assunto:
1. AB é um arco da circunferência de centro O, com raio igual à medida da corda AP, A, O e B são colineares. A razão entre o comprimento de AB e o da poligonal APOB é x. Qual o valor de x? (figura 1)
Sei que C= 2

R e que

. Cada medida de AP, AO, PO e OB tem o mesmo valor:r; então APOB = 3r. Se eu fizer

não daria a resposta: 1<x


. O que fiz errado?
2. Calcule o comprimento da circunferência inscrita num quadrante de círculo de raio 2.
(figura 2)
Tenho como achar o comprimento da circunferência maior:

, mas não sei como relacioná-los ou achar o raio da menor.
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por admin » Qua Set 10, 2008 15:06
Olá Cláudia, boa tarde!
Por favor, ao enviar somente imagens, evite o formato .DOC, mas sim .JPG ou .GIF para que elas apareçam diretamente:
Percebi que você está criando as figuras no próprio Word, tudo bem.
Mas como alternativa, quando as figuras estiverem prontas na tela, você pode utilizar a tecla "Print Screen" para copiar a imagem atual para a área de transferência, abrir seu editor de imagens favorito e colar. Recorte os trechos da figura, cole em nova imagem e salve como .JPG, por exemplo.
1) Apenas confira o valor que você estabeleceu para o arco AB;
2) Tente destacar alguns raios "interessantes" e um triângulo retângulo.
Inclusive, esta tática é muito comum em exercícios de geometria plana, ou seja, construir elementos implícitos óbvios da figura enquanto pensamos, buscar novos triângulos retângulos (com o intuito de aplicar o teorema de Pitágoras) ou outros triângulos semelhantes.
Até mais!
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por claudia » Qui Set 11, 2008 13:16
Olá Fábio!
Não sou muito boa em informática, mas vou tentar fazer o que disse.
Com relação as questões, desta vez não consegui entender suas dicas. Será que poderia acrescentar algo?

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por admin » Qui Set 11, 2008 13:35
Olá Cláudia!
1)
claudia escreveu:O que fiz errado?
A medida do arco AB.
2) Construiu raios da circunferência inscrita?
Também, construa outro raio 2 para formar um triângulo retângulo...
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por claudia » Qui Set 11, 2008 14:48
Eu entendi que o arco AB está errado, mas não sei como achar a medida correta.

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por admin » Qui Set 11, 2008 14:55
claudia escreveu:Eu entendi que o arco AB está errado, mas não sei como achar a medida correta.

Qual o perímetro de uma circunferência de raio

?
Qual a medida do arco

?
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por claudia » Qui Set 11, 2008 15:05
OK!
Valeu!

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por claudia » Qui Set 11, 2008 15:25
Fábio,
a 2ª questão ainda não consegui. Tracei outro raio 2 e raios na circunferência inscrita, formando o triângulo retângulo, mas não sei nenhuma medida dele, já que sua base não é a metade de 2.

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por admin » Qui Set 11, 2008 15:37
Cláudia, consegue enviar esta nova figura formada com suas construções?
Caso você tenha construído o mesmo triângulo retângulo que eu imagino, sabemos as medidas dos lados em função do raio da circunferência inscrita. E por Pitágoras encontramos este raio.
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por claudia » Sex Set 12, 2008 14:51
Ainda não consegui aprender como mando a figura do jeito que você falou, mas estou enviando como as outras. Prometo aprender logo! Obrigada!

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por claudia » Sex Set 12, 2008 14:56
Esqueci a figura!!
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por admin » Sex Set 12, 2008 15:05
Cláudia, esta foi a figura enviada:

- circunferencia3.jpg (6.35 KiB) Exibido 21372 vezes
Foi praticamente a mesma construção que imaginei, mas não coloquei o cateto do triângulo maior, não convém pois não temos informações sobre ele.
Pense apenas no triângulo retângulo menor formado.
O que você sabe sobre as medidas dos lados?
Para facilitar, construa outro raio da circunferência inscrita.
Ainda melhor do que utilizar Pitágoras, será considerar o quadrado formado de lado

.
Pensando na diagonal do quadrado, apenas uma equação do primeiro grau resolve o problema.
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por claudia » Sex Set 12, 2008 16:42
Sei que os catetos têm a mesma medida r, mas não sei o valor da hipotenusa.
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por claudia » Sex Set 12, 2008 16:44
Acho que descobri: seria 2-r?
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por admin » Sex Set 12, 2008 16:51
Exatamente, a hipotenusa é

, pensando pela diferença das medidas.
Agora, há duas alternativas para encontrar

.
Uma, aplicando diretamente o teorema de Pitágoras para este triângulo e resolvendo uma equação de segundo grau.
Mas a outra que comentei é mais simples, pois

também é a medida da diagonal do quadrado de lado

(equação de primeiro grau

).
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por claudia » Sex Set 12, 2008 16:57
Consegui!!!
Obrigada!!!
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por admin » Sex Set 12, 2008 17:04
Por nada!
Desculpe a "economia" nas dicas, mas preferi assim senão ficaria muito simples e você perderia o mérito da resolução.
Fica aquela recomendação: sempre acrescente na construção algo óbvio que está implícito, por exemplo, raios! "Veja" triângulos retângulos, procure-os! Depois, use semelhanças ou Pitágoras.
Bons estudos!
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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