Boa noite, continuo na luta estudando esse assunto. Entrei nos exercícios de fatoração por agrupamento, e consegui resolver a maioria deles. Porém, dois deles eu não consegui chegar a resolução(talvez por algo errado ou talvez porque o exercício esteja incorreto), mas agradeceria muito se você, Renato, ou alguém, pudesse dar uma olhada para mim:
O primeiro,

, tentei fatorar usando todos os possiveis fatores comuns entre eles.
O melhor que eu cheguei foi

, segundo o livro pelo qual estou estudando, o resultado deveria ser:

.
E além desse, o outro que eu não consegui resolver mas cheguei perto também foi:

.
Na parte dos numeradores, eu consegui fatorar da seguinte forma mas embaixo não deu certo:

O resultado, segundo o livro:

E como eu consegui isolar esse (a-2b) nos numeradores, eu sinto que cheguei perto, mas não sei o que há de errado, o exercício e o gabarito não condizem? Ou tem alguma resolução?
Esses são os únicos dois que faltaram, e após isso entrarei em soma e subtração, multiplicação e divisão de frações algébricas. Muito obrigado.
ps: Sobre a outra questão, aquela que você deduziu o 24 no lugar de 2y, ficando

consegui resolvê-la, aprendi um método de usar a fórmula de bháskara, e usar as raizes para formar a multiplicação e deu várias questões. Naquela, particularmente, pelo denominador não possuir o "b", a bhaskara deu 2, e ficou 6(x+2)(x+2), quando a multiplicação certa para chegar ao 6x^2-24 seria 6(x-2)(x+2), então talvez a bhaskára só possa ser utilizada para obter as raízes da fórmula a.(x-r1).(x-r2) quando se possui a, b e c diferente de zero? Bom, agradeço novamente a ajuda naquela questão. E espero que tenham paciência com minhas perguntas, sei que são meio básicas comparadas a de muita gente aqui. Obrigado.
O gênio, esse poder que deslumbra os olhos humanos, não é outra coisa senão a perseverança bem disfarçada.
Johann Goethe