por Marcelo C Delgado » Qua Nov 10, 2010 16:06
Boa tarde pessoal,
Tenho dois problemas a serem resolvidos. Consegui resolver os mesmos, porém os resultados não estão batendo.
Segue abaixo os problemas, cito:
a) Qual a área do triângulo inscrito nos pontos médios dos lados de um triângulo equilátero de lado igual a 2m?
Resposta: raiz quadrada de 3/4
b) Quanto vale o lado do triângulo equilátero cujo raio da circunferencia inscrita nele mede 2m?
Resposta: 4 raiz quadrada de 3
Um abraço a todos.
Att.
Marcelo C. Delgado
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por Rogerio Murcila » Qua Nov 10, 2010 20:08
Olá Marcelo,
Se o triângulo for equilátero de lado l, sua área A pode ser obtida com:
![A=\frac{{l}^{2}\sqrt[2]{3}}{4} A=\frac{{l}^{2}\sqrt[2]{3}}{4}](/latexrender/pictures/8ea8b46dd2661c0cd68a2ed3e4bced94.png)
Nas minhas contas deu
![\sqrt[2]{3} \sqrt[2]{3}](/latexrender/pictures/77529b271d4ed2ab8ca1f0755594aa28.png)
confere ai.
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por Jefferson » Qui Nov 18, 2010 13:48
Resposta a)
Pense comigo, todo triângulo equilátero é semelhante.
Nesse caso você divide os lados de um triângulo equilátero ao meio. E une.
Resultado vai obter 4 triângulos, que também serão equiláteros e iguais.
Assim a área procurada será a área do triângulo original dividida por 4.
L = 2
h = (Lraiz de 3)/2
área =( bxh)/2
A = ( 2x2R3)/4 = R3
A/4 = (R3)/4=raiz de3 dividido por 4
Resposta b)
Se você fizer a figura de um triângulo equilátero com um circulo inscrito.
Na base dele você terá um triângulo retângulo em que o ângulo da base é 30 graus, oposto a esse ângulo você terá o raio do circulo e adjacente a ele você terá a metade do lado do triângulo.
então:
Tangente de 30 graus = cateto oposto dividido pelo cateto adjacente.
Tg 30 =(R3)/3
cateto oposto = r = 2m
cateto adjacente = L/2
(R3)/3 = 2/(L/2)
(LR3)/2 = 6
L = 4raiz de 3
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por Rogerio Murcila » Qui Nov 18, 2010 19:04
Olá Jeffersosn,
Agora que eu fui ler que ele pede a area do triangulo inscrito nos pontos médios dos lados de um triângulo equilátero de lado igual a 2m, portanto voce está certo.
Tambem aplicando a formula anterior chego no mesmo resultado:
![A=\frac{l^2\sqrt[2]{3}}{4} A=\frac{l^2\sqrt[2]{3}}{4}](/latexrender/pictures/5bae1ebc9d1740c64da077d3a4910493.png)
=
![A=\frac{\sqrt[2]{3}}{4} A=\frac{\sqrt[2]{3}}{4}](/latexrender/pictures/01e443285397259f40a19270c2022d6a.png)
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Aproveite a leitura. Bons estudos!
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Assunto:
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Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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