por Renatinha » Ter Nov 02, 2010 14:13
a) (2,0) Simplifique a expressão algébrica:
?a?b? ³??a³?b³?
?a?b? ²??a²?b²?
b) (3,0) Mostre que a seguinte igualdade é válida:
?a²?b² ??c²?d²?=?a.c?b.d ? ²??a.d?b.c? ²
2) (5,0) Um estudante lhe apresentou o seguinte método:
Para obter o valor do quadrado de algum número, faço o quadrado de seu
antecessor e adiciono, ao resultado, o próprio número e seu antecessor. Por
exemplo, para obter o quadrado de 41 faço, 40²+41+40 = 1681, que, de fato, é
igual à 41².
O estudante poderá usar este resultado para obter o quadrado de qualquer valor x?
Justifique sua resposta.
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por Elcioschin » Ter Nov 02, 2010 20:10
Não deu para entender os dois primeiros.
3) x² = (x - 1)² + x + (x - 1)
x² = (x² - 2x + 1) + 2x - 1
x² = x²
Esta regra é sempre válida, porém, só é interessante aplicar quando x termina em 1, por exemplo 21, 31, 41, etc.
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por roseli » Sex Nov 05, 2010 20:45
Elcioschin escreveu:Não deu para entender os dois primeiros.
3) x² = (x - 1)² + x + (x - 1)
x² = (x² - 2x + 1) + 2x - 1
x² = x²
Esta regra é sempre válida, porém, só é interessante aplicar quando x termina em 1, por exemplo 21, 31, 41, etc.
As duas primeiras são:
simplifique a expressão: (a + b)³?(a³?b³)/(a + b)²?(a² + b²)
mostre que a seguinte igualdade é válida: (a² + b²)(c²+d²?)=(a.c?b.d)² + (a.d +b.c)²
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por fernandesdejesus » Sex Nov 05, 2010 23:33
a)Simplifique a expressão algébrica:
((a+b)³- (a³-b³))/((a+b)²- (a²+b²)) =
((a+b)(a²+2ab+b² )- a³+b³)/(a²+2ab+b²-a²-b²) =
(a³+2a²b+2ab²+a²b+2ab²+b³-a³+b³)/2ab =
(3a²b+3ab²+2b³)/2ab
b) Mostre que a seguinte igualdade é válida:
(a² + b²)(c² + d²) = (a.c - b.d)² + (a.d + b.c)² ? a²c² + a²d² + b²c² + b²d² = (ac – bd)² + (ad + bc)² ?
a²c² + a²d² + b²c² + b²d² = (ac – bd)(ac – bd) + (ad + bc)(ad + bc) ?
a²c² + a²d² + b²c² + b²d² = a²c² - abcd – abcd + b²d² + a²d² + abcd + abcd + b²c²
a²c² + a²d² + b²c² + b²d² = (a²c² + b²d² + a²d² + b²c²)
reorganizando
a²c² + a²d² + b²c² + b²d² = a²c² + a²d² + b²c² + b²d²
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por Dinora » Dom Nov 07, 2010 23:24
(a³+2a²b+2ab²+a²b+2ab²+b³-a³+b³)/2ab =
essa passagem não daria para por em evidencia 2ab no numerador e simplificar com o denominador?
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Qua Set 30, 2009 09:24
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Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
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