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Sistema

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Mensagempor JustForFun » Sáb Nov 06, 2010 20:28

Olá pessoal! Td bem?

Não estou conseguindo enxergar como que posso resolver essa questão:
1- Resolva o sistema, onde x e y são números reais:

4x + y = 11
{x}^{5}+\left(5/1 \right){x}^{4}y}+\left(5/2 \right){x}^{3}{y}^{2}+\left(5/3 \right){x}^{2}{y}^{3}+\left(5/4 \right)x{y}^{4}+{y}^{5}=32
Obs.: Os (5/1), (5/2)... não são frações e sim números binomiais!

Por favor me ajudem! Mesmo transformando para (x+y)[elevado a 5] não consigo saber como resolver...
Muito obrigado!
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Re: Sistema

Mensagempor Molina » Sáb Nov 06, 2010 22:17

JustForFun escreveu:Olá pessoal! Td bem?

Não estou conseguindo enxergar como que posso resolver essa questão:
1- Resolva o sistema, onde x e y são números reais:

4x + y = 11
{x}^{5}+\left(5/1 \right){x}^{4}y}+\left(5/2 \right){x}^{3}{y}^{2}+\left(5/3 \right){x}^{2}{y}^{3}+\left(5/4 \right)x{y}^{4}+{y}^{5}=32
Obs.: Os (5/1), (5/2)... não são frações e sim números binomiais!

Por favor me ajudem! Mesmo transformando para (x+y)[elevado a 5] não consigo saber como resolver...
Muito obrigado!

Boa noite.

Lembre-se que:

\begin{pmatrix}
   n  \\ 
   p 
\end{pmatrix}= \frac{n!}{(n-p)!p!}

Assim,

\begin{pmatrix}
   5  \\ 
   1 
\end{pmatrix}= \frac{5!}{(5-1)!1!}=5

\begin{pmatrix}
   5  \\ 
   2 
\end{pmatrix}= \frac{5!}{(5-2)!2!}=10

\begin{pmatrix}
   5  \\ 
   3 
\end{pmatrix}= \frac{5!}{(5-3)!3!}=10

\begin{pmatrix}
   5  \\ 
   4 
\end{pmatrix}= \frac{5!}{(5-4)!4!}=5

Reescrevendo o sistema temos:
4x + y = 11
{x}^{5}+5{x}^{4}y}+10{x}^{3}{y}^{2}+10{x}^{2}{y}^{3}+5x{y}^{4}+{y}^{5}=32

e consequentemente...

4x + y = 11
(x+y)^5=32

Reescrevendo o 32 na base 2, temos:

4x + y = 11
(x+y)^5=2^5

e consequentemente...

4x + y = 11
x+y=2

Subtraindo as equações, concluímos que x=3 e y=-1

Qualquer dúvida informe!

Bom estudo :y:
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Re: Sistema

Mensagempor JustForFun » Dom Nov 07, 2010 02:36

Muito obrigado molina! Ajudou pra caramba! Vlw MESMO! :-D
Abraços
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?