por SARAABRANCO » Qua Jun 13, 2012 17:57
estou com duvidas nestes exercicios gostava que me ajudassem pf:
- no bar de uma escola estão à venda 5 tipos de pasteis (laranja, feijão, nata, coco e amendoa). 4 amigos, joao, maria , paulo e rui , decidem comer um pastel cada um. o joao escolhe pastel de laranja ou de feijao. a maria nao escolhe pastel de nata. de quantas maneiras diferentes podem ser escolhidos os pasteis?
eu pensei assim: o joao tem 2 hipoteses de pastel , a maria tem 3 (pois no total eram 4 pois ela nao come o pastel de nata mas como o joao ja tinnha escolhido um, seriam 3) e os outros dois 2! e depois multiplicando tudo por 4x4 pois a ordem de escolha de cada um poderia ser de 4 maneiras diferentes para cada um deles) . nao sei o qe pensei de errado..
- numa confenrencia de alto nivel encontram-se 12 politicos de 4 paises sendo 3 de cada país. de quantas maneiras diferentes podem disporse as 12 pessoas em fila para uma foto de modo que os representantes de cada pais fiquem juntos?
para esta eu raciocinei assim: primeiro sabemos que temos que aglomerar 12 pessoas em 4 grupos (4 paises) e sabemos que dentro de cada grupo as posieçoes mudam 3! . depois multiplicaria tudo por 4 pois sao 4 grupos...
- 3 raparigas e os respectivos namorados posam p uma foto. de quantas maneiras se podem dispor, lado a lado, de modo que cada par de namorados fique junto na foto?
aqui eu pensei que temos que aglomerar 6 pessoas em grupos de 2, send que dentr de cada grupo podese mudar de posiçoes 2 vezes
agradeço sugestoes ! obrigadaa