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[ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

[ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor GabrielMoreira » Dom Nov 11, 2012 00:15

A questão diz o seguinte: No quadro final de madalhas olimpicas em Pequim, a Espanha ficou em 14º lugar com "n" medalhas de ouro. Dado que a quantidade de medalhas de prata é o dobro da quantidade de medalhas de ouro e o total de medalhas de bronze é antecessor impar de n e n é a terça parte do oposto do numero que apresenta a soma dos números inteiros da solução do sistema abaixo:
{2x}^{2} + 8x \leq 10

1 \leq 3 - 12x

Podemos afirmar que no quadro final de medalhas a Espanha ficou com:

a) 5 medalhas de ouro, 10 de prata e 3 de bronze
b) 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 3 de bronze
c) 7 medalhas de ouro, 14 de prata e 5 de bronze
d) 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 5 de bronze
e) 3 medalhas de ouro, 6 de prata e 1 de bronze

Na resolução do sistema pede-se a soma dos numeros inteiros que representam a equação.
Usei o sistema 2x² + 8x - 10 = 0
+ 2 - 12x = 0
Obtive 2x² -4x - 8 = 0
a Soma das raízes é \frac{-4}{2} = -2
Como n = \frac{-(-2)}{3} \rightarrow n = \frac{2}{3}
Entao não haveria um antecessor impar.
RESPOSTA: Letra A
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor MarceloFantini » Dom Nov 11, 2012 01:02

Da segunda equação temos -2 \leq 12x e daí x \geq \frac{1}{6}. Da primeira equação temos que dividindo tudo por dois segue que x^2 +4x \leq 5. Somando 4 a cada lado temos x^2 +4x +4 = (x+2)^2 \leq 9 = 3^2 e portanto |x+2| \leq 3, obtendo a seguinte desigualdade: -3 \leq x+2 \leq 3 e -5 \leq x \leq 1.

Das duas equações obtemos \frac{1}{6} \leq x \leq 1. A única solução inteira é x=1, mas 1 = \frac{n}{3}, logo n=3 e a Espanha obteve 3 medalhas de ouro. Pelos dados do enunciado segue que ela teve 6 medalhas de prata e uma medalha de bronze.

Pela dedução acima, discordo do gabarito. Note que se um terço do número de madalhas de ouro é a soma das soluções inteiras da inequação, teremos uma divisão de inteiros cujo resultado é inteiro, isto só é possível se esta divisão for um. Se a resposta for como no gabarito, teríamos \frac{5}{3} como a soma de inteiros, o que é impossível.

Editado: agora que li que n é a terça parte do "oposto" do número que representa a soma. O que ele quer dizer por "oposto"? Seria inverso multiplicativo? Se for, a resolução permanece. Agora, inverso aditivo também não está fazendo sentido, a menos que a soma das soluções inteiras fosse negativa, o que não está acontecendo. Penso um pouco mais amanhã.
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor DanielFerreira » Dom Nov 11, 2012 13:12

\\ \begin{cases} 2x^2 + 8x \leq 10 \\ 1 \leq 3 - 12x \end{cases} \Leftrightarrow \begin{cases} x^2 + 4x - 5 \leq 0 \\ 12x \leq 2 \end{cases} \Leftrightarrow \begin{cases} (x + 5)(x - 1) \leq 0 \\ x \leq \frac{1}{6} \end{cases} \\\\\\ \blacklozenge \,\, \textup{Eq. I} \,\, \boxed{- 5 \leq x \leq 1} \\\\ \blacklozenge \,\, \textup{Eq. II} \,\, \boxed{x \leq \frac{1}{6}} \\\\\\ \textup{I} \cap \textup{II} = \left \{ x \in \mathbb{Z} / - 5 \leq x \leq \frac{1}{6} \right \} \Rightarrow \textup{I} \cap \textup{II} = \left \{- 5, - 4, - 3, - 2, - 1 \right \}

O valor de n é dado por:

\\ n = \frac{1}{3} \cdot - (- 5 - 4 - 3 - 2 - 1) \\\\\\ n = \frac{1}{3} \cdot - (- 15) \\\\ \boxed{\boxed{n = 5}}


O número total de medalhas de bronze, de acordo com o enunciado é:

\\ \textup{bronze} = n - 2 \\\\ \textup{bronze} = 5 - 2 \\\\ \boxed{\boxed{\textup{bronze} = 3}}


Medalhas de prata:

\\ \textup{prata} = 2n \\\\ \boxed{\boxed{\textup{prata} = 10}}
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor MarceloFantini » Seg Nov 12, 2012 05:08

Errei uma desigualdade. Está certo.
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor GabrielMoreira » Seg Nov 12, 2012 10:41

Muito obrigado!
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor DanielFerreira » Qua Nov 14, 2012 23:22

GabrielMoreira escreveu:Muito obrigado!

:y:
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Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Thassya - Sáb Out 01, 2011 16:20

1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?

2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?

3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46

Ola

Qual as suas dúvidas?

O que você não está conseguindo fazer?

Nos mostre para podermos ajudar

Atenciosamente


Assunto: [Função] do primeiro grau e quadratica
Autor: joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15

1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.

y_{b}-y_{a}=m(x_{b}-x_{a})

1-3=m(-3-1) \Leftrightarrow -2=-4m \Leftrightarrow m=\frac{2}{4} \Leftrightarrow m=\frac{1}{2}

Em y=mx+b substitui-se m, substitui-se y e x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a b.

3=\frac{1}{2} \cdot 1+b\Leftrightarrow 3-\frac{1}{2}=b \Leftrightarrow b=\frac{5}{2}



2)Na equação y=x^2-5x+9 não existem zeros.Senão vejamos

Completando o quadrado,

(x^2-5x+\frac{25}{4})+9-\frac{25}{4} =0\Leftrightarrow (x-\frac{5}{2})^2+\frac{11}{4}=0

As coordenadas do vertice da parabola são (\frac{5}{2},\frac{11}{4})

O eixo de simetria é a reta x=\frac{5}{2}.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.

f(-7)=93
f(10)=59