por GabrielMoreira » Dom Nov 11, 2012 00:15
A questão diz o seguinte: No quadro final de madalhas olimpicas em Pequim, a Espanha ficou em 14º lugar com "n" medalhas de ouro. Dado que a quantidade de medalhas de prata é o dobro da quantidade de medalhas de ouro e o total de medalhas de bronze é antecessor impar de n e n é a terça parte do oposto do numero que apresenta a soma dos números inteiros da solução do sistema abaixo:

Podemos afirmar que no quadro final de medalhas a Espanha ficou com:
a) 5 medalhas de ouro, 10 de prata e 3 de bronze
b) 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 3 de bronze
c) 7 medalhas de ouro, 14 de prata e 5 de bronze
d) 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 5 de bronze
e) 3 medalhas de ouro, 6 de prata e 1 de bronze
Na resolução do sistema pede-se a soma dos numeros inteiros que representam a equação.
Usei o sistema 2x² + 8x - 10 = 0
+ 2 - 12x = 0
Obtive 2x² -4x - 8 = 0
a Soma das raízes é

Como

Entao não haveria um antecessor impar.
RESPOSTA: Letra A
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por MarceloFantini » Dom Nov 11, 2012 01:02
Da segunda equação temos

e daí

. Da primeira equação temos que dividindo tudo por dois segue que

. Somando 4 a cada lado temos

e portanto

, obtendo a seguinte desigualdade:

e

.
Das duas equações obtemos

. A única solução inteira é

, mas

, logo

e a Espanha obteve 3 medalhas de ouro. Pelos dados do enunciado segue que ela teve 6 medalhas de prata e uma medalha de bronze.
Pela dedução acima, discordo do gabarito. Note que se um terço do número de madalhas de ouro é a soma das soluções inteiras da inequação, teremos uma divisão de inteiros cujo resultado é inteiro, isto só é possível se esta divisão for um. Se a resposta for como no gabarito, teríamos

como a soma de inteiros, o que é impossível.
Editado: agora que li que

é a terça parte do "oposto" do número que representa a soma. O que ele quer dizer por "oposto"? Seria inverso multiplicativo? Se for, a resolução permanece. Agora, inverso aditivo também não está fazendo sentido, a menos que a soma das soluções inteiras fosse negativa, o que não está acontecendo. Penso um pouco mais amanhã.
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por DanielFerreira » Dom Nov 11, 2012 13:12

O valor de

é dado por:

O número total de medalhas de bronze, de acordo com o enunciado é:

Medalhas de prata:

"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
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por MarceloFantini » Seg Nov 12, 2012 05:08
Errei uma desigualdade. Está certo.
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por GabrielMoreira » Seg Nov 12, 2012 10:41
Muito obrigado!
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por DanielFerreira » Qua Nov 14, 2012 23:22
GabrielMoreira escreveu:Muito obrigado!

"Sabedoria é saber o que fazer;
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virtude é fazer."
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1) Para que os pontos (1,3) e (-3,1) pertençam ao grafico da função f(X)=ax + b ,o valor de b-a deve ser ?
2)Qual o maior valor assumido pela função f : [-7 ,10] em R definida por f(x) = x ao quadrado - 5x + 9?
3) A função f, do primeiro grau, é definida pos f(x)= 3x + k para que o gráfico de f corte o eixo das ordenadas no ponto de ordenada 5 é?
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Autor:
Neperiano - Sáb Out 01, 2011 19:46
Ola
Qual as suas dúvidas?
O que você não está conseguindo fazer?
Nos mostre para podermos ajudar
Atenciosamente
Assunto:
[Função] do primeiro grau e quadratica
Autor:
joaofonseca - Sáb Out 01, 2011 20:15
1)Dados dois pontos A=(1,3) e B=(-3,1) de uma reta, é possivel definir a sua equação.
Em

substitui-se
m, substitui-se
y e
x por um dos pares ordenados, e resolve-se em ordem a
b.
2)Na equação

não existem zeros.Senão vejamos
Completando o quadrado,
As coordenadas do vertice da parabola são
O eixo de simetria é a reta

.Como se pode observar o vertice está acima do eixo Ox, estando parabola virada para cima, o vertice é um mínimo absoluto.Então basta calcular a função para os valores dos extremos do intervalo.
f(-7)=93
f(10)=59
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