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[ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

[ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor GabrielMoreira » Dom Nov 11, 2012 00:15

A questão diz o seguinte: No quadro final de madalhas olimpicas em Pequim, a Espanha ficou em 14º lugar com "n" medalhas de ouro. Dado que a quantidade de medalhas de prata é o dobro da quantidade de medalhas de ouro e o total de medalhas de bronze é antecessor impar de n e n é a terça parte do oposto do numero que apresenta a soma dos números inteiros da solução do sistema abaixo:
{2x}^{2} + 8x \leq 10

1 \leq 3 - 12x

Podemos afirmar que no quadro final de medalhas a Espanha ficou com:

a) 5 medalhas de ouro, 10 de prata e 3 de bronze
b) 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 3 de bronze
c) 7 medalhas de ouro, 14 de prata e 5 de bronze
d) 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 5 de bronze
e) 3 medalhas de ouro, 6 de prata e 1 de bronze

Na resolução do sistema pede-se a soma dos numeros inteiros que representam a equação.
Usei o sistema 2x² + 8x - 10 = 0
+ 2 - 12x = 0
Obtive 2x² -4x - 8 = 0
a Soma das raízes é \frac{-4}{2} = -2
Como n = \frac{-(-2)}{3} \rightarrow n = \frac{2}{3}
Entao não haveria um antecessor impar.
RESPOSTA: Letra A
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor MarceloFantini » Dom Nov 11, 2012 01:02

Da segunda equação temos -2 \leq 12x e daí x \geq \frac{1}{6}. Da primeira equação temos que dividindo tudo por dois segue que x^2 +4x \leq 5. Somando 4 a cada lado temos x^2 +4x +4 = (x+2)^2 \leq 9 = 3^2 e portanto |x+2| \leq 3, obtendo a seguinte desigualdade: -3 \leq x+2 \leq 3 e -5 \leq x \leq 1.

Das duas equações obtemos \frac{1}{6} \leq x \leq 1. A única solução inteira é x=1, mas 1 = \frac{n}{3}, logo n=3 e a Espanha obteve 3 medalhas de ouro. Pelos dados do enunciado segue que ela teve 6 medalhas de prata e uma medalha de bronze.

Pela dedução acima, discordo do gabarito. Note que se um terço do número de madalhas de ouro é a soma das soluções inteiras da inequação, teremos uma divisão de inteiros cujo resultado é inteiro, isto só é possível se esta divisão for um. Se a resposta for como no gabarito, teríamos \frac{5}{3} como a soma de inteiros, o que é impossível.

Editado: agora que li que n é a terça parte do "oposto" do número que representa a soma. O que ele quer dizer por "oposto"? Seria inverso multiplicativo? Se for, a resolução permanece. Agora, inverso aditivo também não está fazendo sentido, a menos que a soma das soluções inteiras fosse negativa, o que não está acontecendo. Penso um pouco mais amanhã.
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor DanielFerreira » Dom Nov 11, 2012 13:12

\\ \begin{cases} 2x^2 + 8x \leq 10 \\ 1 \leq 3 - 12x \end{cases} \Leftrightarrow \begin{cases} x^2 + 4x - 5 \leq 0 \\ 12x \leq 2 \end{cases} \Leftrightarrow \begin{cases} (x + 5)(x - 1) \leq 0 \\ x \leq \frac{1}{6} \end{cases} \\\\\\ \blacklozenge \,\, \textup{Eq. I} \,\, \boxed{- 5 \leq x \leq 1} \\\\ \blacklozenge \,\, \textup{Eq. II} \,\, \boxed{x \leq \frac{1}{6}} \\\\\\ \textup{I} \cap \textup{II} = \left \{ x \in \mathbb{Z} / - 5 \leq x \leq \frac{1}{6} \right \} \Rightarrow \textup{I} \cap \textup{II} = \left \{- 5, - 4, - 3, - 2, - 1 \right \}

O valor de n é dado por:

\\ n = \frac{1}{3} \cdot - (- 5 - 4 - 3 - 2 - 1) \\\\\\ n = \frac{1}{3} \cdot - (- 15) \\\\ \boxed{\boxed{n = 5}}


O número total de medalhas de bronze, de acordo com o enunciado é:

\\ \textup{bronze} = n - 2 \\\\ \textup{bronze} = 5 - 2 \\\\ \boxed{\boxed{\textup{bronze} = 3}}


Medalhas de prata:

\\ \textup{prata} = 2n \\\\ \boxed{\boxed{\textup{prata} = 10}}
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor MarceloFantini » Seg Nov 12, 2012 05:08

Errei uma desigualdade. Está certo.
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor GabrielMoreira » Seg Nov 12, 2012 10:41

Muito obrigado!
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Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor DanielFerreira » Qua Nov 14, 2012 23:22

GabrielMoreira escreveu:Muito obrigado!

:y:
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Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42

Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?
2n \geq n+1 ,\forall n \in\aleph*
O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois 2.1 \geq 1+1
2°) Admitamos que P(k), k \in \aleph*, seja verdadeira:
2k \geq k+1 (hipótese da indução)
e provemos que 2(k+1) \geq (K+1)+1
Temos: (Nessa parte)
2(k+1) = 2k+2 \geq (k+1)+2 > (k+1)+1


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55

Boa noite Fontelles.

Não sei se você está familiarizado com o Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.

Ele dá uma equação, no caso:

2n \geq n+1, \forall n \in \aleph^{*}

E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:

2*1 \geq 1+1

Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que k seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para k+1.

\mbox{Suponhamos que P(k), }k \in \aleph^{*},\mbox{ seja verdadeiro:}
2k \geq k+1

\mbox{Vamos provar que:}
2(k+1) \geq (k+1)+1

Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.

Espero ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28

Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32

Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25

Boa tarde Fontelles!

Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.

O que temos que provar é isso: 2(k+1) \geq (k+1)+1, certo? O autor começou do primeiro membro:

2(k+1)= 2k+2

Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:

2k+2 \geq (k+1)+2

Que é outra verdade. Agora, com certeza:

(k+1)+2 > (k+1)+1

Agora, como 2(k+1) é \geq a (k+1)+2, e este por sua vez é sempre > que (k+1)+1, logo:

2(k+1) \geq (k+1)+1 \quad \mbox{(c.q.d)}

Inclusive, nunca é igual, sempre maior.

Espero (dessa vez) ter ajudado.

Um abraço.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39

Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37

c.q.d. = como queriamos demonstrar =)


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33

Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05

Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.


Assunto: Princípio da Indução Finita
Autor: Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04

MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.

Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa. :-D