• Anúncio Global
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

[ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

[ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor GabrielMoreira » Dom Nov 11, 2012 00:15

A questão diz o seguinte: No quadro final de madalhas olimpicas em Pequim, a Espanha ficou em 14º lugar com "n" medalhas de ouro. Dado que a quantidade de medalhas de prata é o dobro da quantidade de medalhas de ouro e o total de medalhas de bronze é antecessor impar de n e n é a terça parte do oposto do numero que apresenta a soma dos números inteiros da solução do sistema abaixo:
{2x}^{2} + 8x \leq 10

1 \leq 3 - 12x

Podemos afirmar que no quadro final de medalhas a Espanha ficou com:

a) 5 medalhas de ouro, 10 de prata e 3 de bronze
b) 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 3 de bronze
c) 7 medalhas de ouro, 14 de prata e 5 de bronze
d) 6 medalhas de ouro, 12 de prata e 5 de bronze
e) 3 medalhas de ouro, 6 de prata e 1 de bronze

Na resolução do sistema pede-se a soma dos numeros inteiros que representam a equação.
Usei o sistema 2x² + 8x - 10 = 0
+ 2 - 12x = 0
Obtive 2x² -4x - 8 = 0
a Soma das raízes é \frac{-4}{2} = -2
Como n = \frac{-(-2)}{3} \rightarrow n = \frac{2}{3}
Entao não haveria um antecessor impar.
RESPOSTA: Letra A
GabrielMoreira
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 23:44
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor MarceloFantini » Dom Nov 11, 2012 01:02

Da segunda equação temos -2 \leq 12x e daí x \geq \frac{1}{6}. Da primeira equação temos que dividindo tudo por dois segue que x^2 +4x \leq 5. Somando 4 a cada lado temos x^2 +4x +4 = (x+2)^2 \leq 9 = 3^2 e portanto |x+2| \leq 3, obtendo a seguinte desigualdade: -3 \leq x+2 \leq 3 e -5 \leq x \leq 1.

Das duas equações obtemos \frac{1}{6} \leq x \leq 1. A única solução inteira é x=1, mas 1 = \frac{n}{3}, logo n=3 e a Espanha obteve 3 medalhas de ouro. Pelos dados do enunciado segue que ela teve 6 medalhas de prata e uma medalha de bronze.

Pela dedução acima, discordo do gabarito. Note que se um terço do número de madalhas de ouro é a soma das soluções inteiras da inequação, teremos uma divisão de inteiros cujo resultado é inteiro, isto só é possível se esta divisão for um. Se a resposta for como no gabarito, teríamos \frac{5}{3} como a soma de inteiros, o que é impossível.

Editado: agora que li que n é a terça parte do "oposto" do número que representa a soma. O que ele quer dizer por "oposto"? Seria inverso multiplicativo? Se for, a resolução permanece. Agora, inverso aditivo também não está fazendo sentido, a menos que a soma das soluções inteiras fosse negativa, o que não está acontecendo. Penso um pouco mais amanhã.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor DanielFerreira » Dom Nov 11, 2012 13:12

\\ \begin{cases} 2x^2 + 8x \leq 10 \\ 1 \leq 3 - 12x \end{cases} \Leftrightarrow \begin{cases} x^2 + 4x - 5 \leq 0 \\ 12x \leq 2 \end{cases} \Leftrightarrow \begin{cases} (x + 5)(x - 1) \leq 0 \\ x \leq \frac{1}{6} \end{cases} \\\\\\ \blacklozenge \,\, \textup{Eq. I} \,\, \boxed{- 5 \leq x \leq 1} \\\\ \blacklozenge \,\, \textup{Eq. II} \,\, \boxed{x \leq \frac{1}{6}} \\\\\\ \textup{I} \cap \textup{II} = \left \{ x \in \mathbb{Z} / - 5 \leq x \leq \frac{1}{6} \right \} \Rightarrow \textup{I} \cap \textup{II} = \left \{- 5, - 4, - 3, - 2, - 1 \right \}

O valor de n é dado por:

\\ n = \frac{1}{3} \cdot - (- 5 - 4 - 3 - 2 - 1) \\\\\\ n = \frac{1}{3} \cdot - (- 15) \\\\ \boxed{\boxed{n = 5}}


O número total de medalhas de bronze, de acordo com o enunciado é:

\\ \textup{bronze} = n - 2 \\\\ \textup{bronze} = 5 - 2 \\\\ \boxed{\boxed{\textup{bronze} = 3}}


Medalhas de prata:

\\ \textup{prata} = 2n \\\\ \boxed{\boxed{\textup{prata} = 10}}
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado

Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor MarceloFantini » Seg Nov 12, 2012 05:08

Errei uma desigualdade. Está certo.
Futuro MATEMÁTICO
e^{\pi \cdot i} +1 = 0
MarceloFantini
Colaborador Moderador
Colaborador Moderador
 
Mensagens: 3126
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 11:41
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Andamento: formado

Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor GabrielMoreira » Seg Nov 12, 2012 10:41

Muito obrigado!
GabrielMoreira
Novo Usuário
Novo Usuário
 
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 23:44
Formação Escolar: ENSINO MÉDIO
Andamento: cursando

Re: [ANALISE COMBINATORIA] CMBH 2009

Mensagempor DanielFerreira » Qua Nov 14, 2012 23:22

GabrielMoreira escreveu:Muito obrigado!

:y:
"Sabedoria é saber o que fazer;
habilidade é saber como fazer;
virtude é fazer."
(David S. Jordan)
--------------------------------------------------------------------------------
DanielFerreira
Colaborador - em formação
Colaborador - em formação
 
Mensagens: 1732
Registrado em: Qui Jul 23, 2009 21:34
Localização: Mangaratiba - RJ
Formação Escolar: GRADUAÇÃO
Área/Curso: Licenciatura em Matemática - IFRJ
Andamento: formado


Voltar para Análise Combinatória

 



  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

 



Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.