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[ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

[ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor R0nny » Qua Mai 01, 2013 17:02

Consideremos duas funçoes tais que: f(x)= 3x²+2x+3 e g(x)= 3x+2. Quais sao os valores tais que g(x)>f(x) e f(x)<g(x)? Existe alguma técnica para tal? eu tentei propor uma técnica, que é: como diz maior que.. entao x1>x>x2 e o outro x1<x<x2 ;) ,nao sei se existe uma outra forma mais simples de achar os tais valores :oops: Alguma ideia?
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor e8group » Qua Mai 01, 2013 19:49

Dadas a inequações (*) f(x) > g(x) e (**) f(x) < g(x) é interessante observar se g(x) = f(x) ,ou seja , se g(x) - f(x) =  0 .Neste caso podemos fatorar o polinômio g(x) - f(x) como produtos de polinômios . O processo de resolver as inequações (*) (**) tornam simples após a fatoração .

Comente as dúvidas e tentativas .
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor R0nny » Sex Mai 03, 2013 15:01

Eu procurei resolver as inequaçoes juntando-as, e quanto as chaveta vai depender do sina, se for maior ou igual ou vice versa será fechado e sem a barrinha por baixo será aberto, pois eles sempre começaram do menos infinito a mais infinito.
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor e8group » Sex Mai 03, 2013 15:16

Poderia por favor mostrar suas tentativas para avaliarmos sua solução .
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor R0nny » Sex Mai 03, 2013 16:21

Ok, é o seguinte: Supomos que a funçao f(x)= 2-x e g(x)= x²-4x+4 e dizem que querem, f(x)<g(x)... Entao o que eu estou dizendo é o seguinte eu pegar elas e junta-las, isto é,: 2-x<x²-4x+4----> -x²+4x-x-4+2----> -x²+3x-2>0, logo obteremos os zeros/raizes dessa equaçao: 1 e 2, sao os zeros, entao é so olhar para o sinal, como é >..... entao as chavetas serao abertas( sabendo que quando se trata de infinidade elas sempre sao abertas), logo teremos, ] - infinito, 1]U]2, + infinito[... se o sinal fosse de maior ou igual já seria diferente, as chavetas correspondentes aos zeros/raizes estariam fechadas... ] - infinito, 1]U[2, + infinito]... A minha dúvida vem será que existe outro método de resoluçao? Por exemplo, supomos que a funçao f(x)= 2x-6 e g(x)= -x²+2, e a condiçao que pedem é que: f(x)menor ou igual a g(x), como tambem g(x) maior ou igual a f(x)... Como resolveria-se com método falado por si? Chegando na resoluçao certa.
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor e8group » Sex Mai 03, 2013 18:34

R0nny escreveu:Ok, é o seguinte: Supomos que a funçao f(x)= 2-x e g(x)= x²-4x+4 e dizem que querem, f(x)<g(x)... Entao o que eu estou dizendo é o seguinte eu pegar elas e junta-las, isto é,: 2-x<x²-4x+4----> -x²+4x-x-4+2----> -x²+3x-2>0

i)

O que queres dizer está correto .Se tratando de polinômios ou até mesmo outras funções que não é um polinômio que tratando-se de desigualdades da forma f(x) > g(x) (ou f(x) < g(x) ) de costume adicionamos em ambos membros -g(x) ,ficando com f(x) + (- g(x) ) > g(x) + (-g(x) ) .Assim , de forma geral, se A é conjunto solução da desigualdade f(x) - g(x) > 0 implica que para todo x em A sempre a sentença " f(x) > g(x) " é verdadeira .

R0nny escreveu: logo obteremos os zeros/raizes dessa equaçao: 1 e 2, sao os zeros, entao é so olhar para o sinal, como é >..... entao as chavetas serao abertas( sabendo que quando se trata de infinidade elas sempre sao abertas), logo teremos, ] - infinito, 1]U]2, + infinito[... se o sinal fosse de maior ou igual já seria diferente, as chavetas correspondentes aos zeros/raizes estariam fechadas... ] - infinito, 1]U[2, + infinito].


ii)

Tratando-se de polinômios , você tem toda razão em encontrar a(s) raiz(es) de f(x) - g(x) .Isto porque se r é uma raiz do polinômio p(x) = f(x) - g(x) ,significa que este polinômio pode ser reescrito como (x-r)q(x)C em que q(x) é um polinômio de grau : gr(q) = gr(p) - 1 e C \neq 0 é uma constante .

Acredito que este site : http://pessoal.sercomtel.com.br/matemat ... olinom.htm fornecerá algumas informações importante p/ você .

Para exemplificar a nossa conversar . Imagine que temos p(x) = x^2 -10x +21 que um polinômio ou função polinomial de grau : gr(p) = 2 .Se peço para você desenvolver a inequação p(x) < 0 , da forma que a função está escrita ,digamos que é difícil resolver está desigualdade .Entretanto , se vc determinar as raízes desta função que é 3 , 7 , simplesmente podemos reescrever a função p em sua forma fatorada que é (x-3)(x-7) .Neste caso , para frisar a teoria proposta acima , observe que (x-7) = q(x) é um polinômio de grau : gr(q) = 1 .De fato ,pela teoria , gr(q) = gr(p) - 1 =   2 - 1 = 1 .Além disso , note que r = 3 e C = 1 .Este é um exemplo que justifica que p(x) = Cq(x)(x-r) .

Resumindo , após fatorar a função p é fácil determinar a solução da desigualdade (x-3)(x-7) < 0 .Pois produtos de números são negativos ,sse , os números possuem sinais contrários entre-si (Veja alguns exemplos : 2(-3) < 0 , 5(-8) < 0 ... ,etc .Por outro lado , (2)(3) > 0 , (-2)(-3) > 0 , ..., etc . ) .

Conclusão : Desde que (x-3)(x-7) < 0 , tem-se necessariamente dois casos a considerar .

Caso 1 : (x-3) > 0 e (x-7)  < 0

Caso 2: (x-3) < 0 e (x-7)  > 0 .

Deixo p/ vc tentar concluir ,fica como exercício .

OBS.:

R0nny escreveu:logo teremos, ] ... - infinito, 1]U]2, + infinito[... se o sinal fosse de maior ou igual já seria diferente, as chavetas correspondentes aos zeros/raizes estariam fechadas... ] - infinito, 1]U[2, + infinito]...


Tome cuidado! Isto nem sempre ocorre . Veja o exemplo citado acima .

R0nny escreveu: A minha dúvida vem será que existe outro método de resoluçao?


Particularmente,costumo trabalhar em desigualdades da forma que mencionei nos itens i) e ii) .

R0nny escreveu:... Por exemplo, supomos que a funçao f(x)= 2x-6 e g(x)= -x²+2, e a condiçao que pedem é que: f(x)menor ou igual a g(x), como tambem g(x) maior ou igual a f(x)... Como resolveria-se com método falado por si? Chegando na resoluçao certa.


Que tal praticar a teoria mencionada no item ii) neste exemplo , o que acha ?

No mais ,se houver dúvidas post .
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor R0nny » Sáb Mai 04, 2013 12:45

Esta bem, contudo muito obrigado! A teoria montada por voce na minha regiao(Moçambique-África) nao é usada eu penso que da-se num nível superior aqui, mas gostei porque assim eu aprofundo mas, e irei amostrar ao meu Professor, para que nos explique, acho que será interessente tanto para ele como para mim. Mais uma vez obrigado, a Matemática é bela, pois existem várias formas de alcançar a soluçao. :)
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor R0nny » Sáb Mai 04, 2013 13:19

Ai Santiago a outra dúvida que estou tendo é sobre resoluçao de problema de uma inequaçao, estou debatendo com um amigo aqui do Forúm, mas nao estamos chegar a soluçao( soluçao: 1,1 s desde o inicio até ao fim). Veja só!
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Re: [ Inequaçoes Quadráticas-Técnicas]

Mensagempor e8group » Sáb Mai 04, 2013 13:30

Não há de quê . A teoria que apresentei é generalizada para polinômios da forma p(x) = a_0 x^n  +  a_1 x^{n-1}   + \hdots +  a_n =  \sum_{i=0}^n a_i x^{n-i} .Onde : a_0, \hdots , a_n  \in \mathbb{R} com a_0 \neq 0 .

No caso específico para polinômios de grau 2 que é da forma p(x) = ax^2 + bx + c vou recomendar este site :

http://www.vestibulandia.com.br/ . Lá você encontrará aulas sobre tais técnicas que queres aprender, as aulas estão disponíveis no youtube.

Também recomendo uma breve leitura sobre Forma fatorada da equação quadrática , veja : http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7 ... .C3.A1tica
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.