por R0nny » Qua Mai 01, 2013 17:02
Consideremos duas funçoes tais que: f(x)= 3x²+2x+3 e g(x)= 3x+2. Quais sao os valores tais que g(x)>f(x) e f(x)<g(x)? Existe alguma técnica para tal? eu tentei propor uma técnica, que é: como diz maior que.. entao x1>x>x2 e o outro x1<x<x2

,nao sei se existe uma outra forma mais simples de achar os tais valores

Alguma ideia?
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por e8group » Qua Mai 01, 2013 19:49
Dadas a inequações

e

é interessante observar se

,ou seja , se

.Neste caso podemos fatorar o polinômio

como produtos de polinômios . O processo de resolver as inequações (*) (**) tornam simples após a fatoração .
Comente as dúvidas e tentativas .
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por R0nny » Sex Mai 03, 2013 15:01
Eu procurei resolver as inequaçoes juntando-as, e quanto as chaveta vai depender do sina, se for maior ou igual ou vice versa será fechado e sem a barrinha por baixo será aberto, pois eles sempre começaram do menos infinito a mais infinito.
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por e8group » Sex Mai 03, 2013 15:16
Poderia por favor mostrar suas tentativas para avaliarmos sua solução .
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por R0nny » Sex Mai 03, 2013 16:21
Ok, é o seguinte: Supomos que a funçao f(x)= 2-x e g(x)= x²-4x+4 e dizem que querem, f(x)<g(x)... Entao o que eu estou dizendo é o seguinte eu pegar elas e junta-las, isto é,: 2-x<x²-4x+4----> -x²+4x-x-4+2----> -x²+3x-2>0, logo obteremos os zeros/raizes dessa equaçao: 1 e 2, sao os zeros, entao é so olhar para o sinal, como é >..... entao as chavetas serao abertas( sabendo que quando se trata de infinidade elas sempre sao abertas), logo teremos, ] - infinito, 1]U]2, + infinito[... se o sinal fosse de maior ou igual já seria diferente, as chavetas correspondentes aos zeros/raizes estariam fechadas... ] - infinito, 1]U[2, + infinito]... A minha dúvida vem será que existe outro método de resoluçao? Por exemplo, supomos que a funçao f(x)= 2x-6 e g(x)= -x²+2, e a condiçao que pedem é que: f(x)menor ou igual a g(x), como tambem g(x) maior ou igual a f(x)... Como resolveria-se com método falado por si? Chegando na resoluçao certa.
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por e8group » Sex Mai 03, 2013 18:34
R0nny escreveu:Ok, é o seguinte: Supomos que a funçao f(x)= 2-x e g(x)= x²-4x+4 e dizem que querem, f(x)<g(x)... Entao o que eu estou dizendo é o seguinte eu pegar elas e junta-las, isto é,: 2-x<x²-4x+4----> -x²+4x-x-4+2----> -x²+3x-2>0
i)
O que queres dizer está correto .Se tratando de polinômios ou até mesmo outras funções que não é um polinômio que tratando-se de desigualdades da forma

(ou

) de costume adicionamos em ambos membros

,ficando com

.Assim , de forma geral, se

é conjunto solução da desigualdade

implica que para todo

em

sempre a sentença "

" é verdadeira .
R0nny escreveu: logo obteremos os zeros/raizes dessa equaçao: 1 e 2, sao os zeros, entao é so olhar para o sinal, como é >..... entao as chavetas serao abertas( sabendo que quando se trata de infinidade elas sempre sao abertas), logo teremos, ] - infinito, 1]U]2, + infinito[... se o sinal fosse de maior ou igual já seria diferente, as chavetas correspondentes aos zeros/raizes estariam fechadas... ] - infinito, 1]U[2, + infinito].
ii)
Tratando-se de polinômios , você tem toda razão em encontrar a(s) raiz(es) de

.Isto porque se

é uma raiz do polinômio

,significa que este polinômio pode ser reescrito como

em que

é um polinômio de grau :

e

é uma constante .
Acredito que este site :
http://pessoal.sercomtel.com.br/matemat ... olinom.htm fornecerá algumas informações importante p/ você .
Para exemplificar a nossa conversar . Imagine que temos

que um polinômio ou função polinomial de grau :

.Se peço para você desenvolver a inequação

, da forma que a função está escrita ,digamos que é difícil resolver está desigualdade .Entretanto , se vc determinar as raízes desta função que é

, simplesmente podemos reescrever a função

em sua forma fatorada que é

.Neste caso , para frisar a teoria proposta acima , observe que

é um polinômio de grau :

.De fato ,pela teoria ,

.Além disso , note que

e

.Este é um exemplo que justifica que

.
Resumindo , após fatorar a função

é fácil determinar a solução da desigualdade

.Pois produtos de números são negativos ,sse , os números possuem sinais contrários entre-si (Veja alguns exemplos : 2(-3) < 0 , 5(-8) < 0 ... ,etc .Por outro lado , (2)(3) > 0 , (-2)(-3) > 0 , ..., etc . ) .
Conclusão : Desde que

, tem-se necessariamente dois casos a considerar .
Caso 1 :

e
Caso 2:

e

.
Deixo p/ vc tentar concluir ,fica como exercício .
OBS.:
R0nny escreveu:logo teremos, ] ... - infinito, 1]U]2, + infinito[... se o sinal fosse de maior ou igual já seria diferente, as chavetas correspondentes aos zeros/raizes estariam fechadas... ] - infinito, 1]U[2, + infinito]...
Tome cuidado! Isto nem sempre ocorre . Veja o exemplo citado acima .
R0nny escreveu: A minha dúvida vem será que existe outro método de resoluçao?
Particularmente,costumo trabalhar em desigualdades da forma que mencionei nos itens i) e ii) .
R0nny escreveu:... Por exemplo, supomos que a funçao f(x)= 2x-6 e g(x)= -x²+2, e a condiçao que pedem é que: f(x)menor ou igual a g(x), como tambem g(x) maior ou igual a f(x)... Como resolveria-se com método falado por si? Chegando na resoluçao certa.
Que tal praticar a teoria mencionada no item ii) neste exemplo , o que acha ?
No mais ,se houver dúvidas post .
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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 12:45
Esta bem, contudo muito obrigado! A teoria montada por voce na minha regiao(Moçambique-África) nao é usada eu penso que da-se num nível superior aqui, mas gostei porque assim eu aprofundo mas, e irei amostrar ao meu Professor, para que nos explique, acho que será interessente tanto para ele como para mim. Mais uma vez obrigado, a Matemática é bela, pois existem várias formas de alcançar a soluçao.

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por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 13:19
Ai Santiago a outra dúvida que estou tendo é sobre resoluçao de problema de uma inequaçao, estou debatendo com um amigo aqui do Forúm, mas nao estamos chegar a soluçao( soluçao: 1,1 s desde o inicio até ao fim). Veja só!
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por e8group » Sáb Mai 04, 2013 13:30
Não há de quê . A teoria que apresentei é generalizada para polinômios da forma

.Onde :

com

.
No caso específico para polinômios de grau 2 que é da forma

vou recomendar este site :
http://www.vestibulandia.com.br/ . Lá você encontrará aulas sobre tais técnicas que queres aprender, as aulas estão disponíveis no youtube.
Também recomendo uma breve leitura sobre Forma fatorada da equação quadrática , veja :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7 ... .C3.A1tica
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Funções
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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