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[Problemas de Equaçoes]

[Problemas de Equaçoes]

Mensagempor R0nny » Sáb Mai 04, 2013 15:01

Um fazendeiro quer construir um curral rectangular. Para cercá-lo, dispoe de 400 m de arame e de uma parede já existente. Sabendo que a cerca de arame terá 4 voltas, determine as dimensoes desse curral para que a sua área seja máxima. Fonte: Questao foi colocado por meu Professor(Adolfo Magode). Entao, neste exercicio temos que ter em conta duas condiçoes o perimetro do rectangulo e a área do rectangulo, eu calculei usando o perimetro= 4x+4y=400, pois o problema diz que o arame( a parte externa do curral) dá 4 voltas, sabendo que o perimetro de um rectangulo é dado por: P= 2x+2y, no final obtive 50m por 200m, mas o gabarito deste exercicio diz que é 25m por 50m. *-)
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Re: [Problemas de Equaçoes]

Mensagempor young_jedi » Sáb Mai 04, 2013 18:44

o enunciado diz que já existe uma parede que ira formar o retângulo
portanto você terá que cercar dois lados x e um lado y portanto você tem que

4(2x+y)=400

tente concluir e comente se tiver duvidas
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Re: [Problemas de Equaçoes]

Mensagempor R0nny » Sáb Mai 04, 2013 19:51

Percebi, ao resolver eu havia posto P= 2x+y, porque ja existia uma parede, e nao tomei em conta o 4, sim ja resolvi, teremos que A=x(100-2x)= -2x²+100x, se querem as dimensoes querem o valor de comprimento(x) e a largura(y), entao se queremos o comprimento(x-xv) Xv= -b/2a, entao teremoss x=100/4=25, apartir daí ja podemos calcular o valor da largura(y), apos termos feito no perimetro inscrito, isto é: 4(2x+y)=400; 8x+4y, y=400-8x/4= 100-2x, entao partir daí temos que y=100-2x, entao: 100-2.25= 50; Conclusao: o lado oposto á parede medirá 50m e os seus adjacentes mediram cada um 25m. Jedi eu te agradeço bastante...!!! Muito obrigadoo, obrigado mesmo! Óptimo dia! Mais uma vez Obrigado :) :y:
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Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10

Veja este exercício:

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} e B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z}, então o número de elementos A \cap B é:

Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.

Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?

No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?

A resposta é 3?

Obrigado.


Assunto: método de contagem
Autor: Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42

Boa noite, sinuca.

Se A = {x \in Z \hspace{1mm} | \hspace{1mm} \frac{20}{x} = n, n \in N} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Se B = {x \in R \hspace{1mm} | \hspace{1mm} x = 5m, m \in z} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...

Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são: 5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).

Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?

sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:

existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x

A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima


Bom estudo, :y:


Assunto: método de contagem
Autor: sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35

Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.

Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:

Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?

Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?