por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 15:01
Um fazendeiro quer construir um curral rectangular. Para cercá-lo, dispoe de 400 m de arame e de uma parede já existente. Sabendo que a cerca de arame terá 4 voltas, determine as dimensoes desse curral para que a sua área seja máxima. Fonte: Questao foi colocado por meu Professor(Adolfo Magode). Entao, neste exercicio temos que ter em conta duas condiçoes o perimetro do rectangulo e a área do rectangulo, eu calculei usando o perimetro= 4x+4y=400, pois o problema diz que o arame( a parte externa do curral) dá 4 voltas, sabendo que o perimetro de um rectangulo é dado por: P= 2x+2y, no final obtive 50m por 200m, mas o gabarito deste exercicio diz que é 25m por 50m.

-
R0nny
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Abr 28, 2013 10:53
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Estudante
- Andamento: cursando
por young_jedi » Sáb Mai 04, 2013 18:44
o enunciado diz que já existe uma parede que ira formar o retângulo
portanto você terá que cercar dois lados x e um lado y portanto você tem que

tente concluir e comente se tiver duvidas
-
young_jedi
- Colaborador Voluntário

-
- Mensagens: 1239
- Registrado em: Dom Set 09, 2012 10:48
- Formação Escolar: GRADUAÇÃO
- Área/Curso: Engenharia Elétrica - UEL
- Andamento: formado
por R0nny » Sáb Mai 04, 2013 19:51
Percebi, ao resolver eu havia posto P= 2x+y, porque ja existia uma parede, e nao tomei em conta o 4, sim ja resolvi, teremos que A=x(100-2x)= -2x²+100x, se querem as dimensoes querem o valor de comprimento(x) e a largura(y), entao se queremos o comprimento(x-xv) Xv= -b/2a, entao teremoss x=100/4=25, apartir daí ja podemos calcular o valor da largura(y), apos termos feito no perimetro inscrito, isto é: 4(2x+y)=400; 8x+4y, y=400-8x/4= 100-2x, entao partir daí temos que y=100-2x, entao: 100-2.25= 50; Conclusao: o lado oposto á parede medirá 50m e os seus adjacentes mediram cada um 25m. Jedi eu te agradeço bastante...!!! Muito obrigadoo, obrigado mesmo! Óptimo dia! Mais uma vez Obrigado

-
R0nny
- Usuário Ativo

-
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Abr 28, 2013 10:53
- Formação Escolar: ENSINO FUNDAMENTAL II
- Área/Curso: Estudante
- Andamento: cursando
Voltar para Equações
Se chegou até aqui, provavelmente tenha interesse pelos tópicos relacionados abaixo.
Aproveite a leitura. Bons estudos!
-
- problemas com equacoes de 1 grau
por luanxd » Qua Jan 27, 2010 23:14
- 2 Respostas
- 2217 Exibições
- Última mensagem por luanxd

Sáb Jan 30, 2010 23:31
Polinômios
-
- Problemas com equações biquadradas
por Viivii » Qua Ago 24, 2011 23:05
- 4 Respostas
- 3860 Exibições
- Última mensagem por Neperiano

Qui Ago 25, 2011 17:59
Sistemas de Equações
-
- Problemas matemáticos envolvendo equações.
por mynameisnandoo » Qui Out 06, 2011 14:57
- 0 Respostas
- 2556 Exibições
- Última mensagem por mynameisnandoo

Qui Out 06, 2011 14:57
Tópicos sem Interação (leia as regras)
-
- Problemas com equações do 2° Questão valendo 1 ponto
por jvpetrucci » Qui Mai 03, 2012 19:14
- 12 Respostas
- 5797 Exibições
- Última mensagem por Russman

Qui Mai 03, 2012 22:35
Sistemas de Equações
-
- [Problemas de Valor Inicial] Equações Diferenciais
por mayconf » Ter Abr 15, 2014 18:24
- 1 Respostas
- 2018 Exibições
- Última mensagem por Russman

Ter Abr 15, 2014 22:28
Equações
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes
Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 09:10
Veja este exercício:
Se A = {

} e B = {

}, então o número de elementos A

B é:
Eu tentei resolver este exercício e achei a resposta "três", mas surgiram muitas dúvidas aqui durante a resolução.
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero?
existe inverso de zero?
zero é par, certo?
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x?
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z?
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z?
A resposta é 3?
Obrigado.
Assunto:
método de contagem
Autor:
Molina - Seg Mai 25, 2009 20:42
Boa noite, sinuca.
Se A = {

} você concorda que n só pode ser de 1 a 20? Já que pertence aos naturais?
Ou seja, quais são os divisores de 20? Eles são seis: 1, 2, 4, 5, 10 e 20.
Logo, o conjunto A é
A = {1, 2, 4, 5, 10, 20}
Se B = {

} você concorda que x será os múltiplos de 5 (positivos e negativos)? Já que m pertence ao conjunto Z?
Logo, o conjunto B é
B = {... , -25, -20, -15, -10, -5, 0, 5, 10, 15, 20, 25, ...
Feito isso precisamos ver os números que está em ambos os conjuntos, que são:
5, 10 e 20 (3 valores, como você achou).
Vou responder rapidamente suas dúvidas porque meu tempo está estourando. Qualquer dúvida, coloque aqui, ok?
sinuca147 escreveu:No processo de determinação dos elementos do conjunto B o que achei foi basicamente os múltiplos de cinco e seus opostos, daí me surgiram estas dúvidas:
existe oposto de zero? sim, é o próprio zero
existe inverso de zero? não, pois não há nenhum número que multiplicado por zero resulte em 1
zero é par, certo? sim, pois pode ser escrito da forma de 2n, onde n pertence aos inteiros
sendo x um número natural, -x é múltiplo de x? Sim, pois basta pegar x e multiplicar por -1 que encontramos -x
sendo z um número inteiro negativo, z é múltiplo de z? Sim, tais perguntando se todo número é multiplo de si mesmo
sendo z um número inteiro negativo, -z é múltiplo de z? Sim, pois basta pegar -z e multiplicar por -1 que encontramos x
A resposta é 3? Sim, pelo menos foi o que vimos a cima
Bom estudo,

Assunto:
método de contagem
Autor:
sinuca147 - Seg Mai 25, 2009 23:35
Obrigado, mas olha só este link
http://www.colegioweb.com.br/matematica ... ro-natural
neste link encontra-se a a frase:
Múltiplo de um número natural é qualquer número que possa ser obtido multiplicando o número natural por 0, 1, 2, 3, 4, 5, etc.
Para determinarmos os múltiplos de 15, por exemplo, devemos multiplicá-lo pela sucessão dos números naturais:
Ou seja, de acordo com este link -5 não poderia ser múltiplo de 5, assim como 5 não poderia ser múltiplo de -5, eu sempre achei que não interessava o sinal na questão dos múltiplos, assim como você me confirmou, mas e essa informação contrária deste site, tem alguma credibilidade?
Há e claro, a coisa mais bacana você esqueceu, quero saber se existe algum método de contagem diferente do manual neste caso:
Para determinar os elementos do conjunto A, eu tive de basicamente fazer um lista de vinte dividido por todos os números naturais maiores que zero e menores que vinte e um, finalmente identificando como elementos do conjunto A os números 1, 2, 4, 5, 10 e 20. Acho que procedi de maneira correta, mas fiquei pensando aqui se não existiria um método mais "sofisticado" e prático para que eu pudesse identificar ou ao menos contar o número de elementos do conjunto A, existe?
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.