por jlrlima » Qua Nov 02, 2011 17:39
Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
meu msn é
alef38@hotmail.comNESTA QUESTÃO........... COMO O PERÍODO DA DIZIMA SÃO OS ALGARISMOS NESTA ORDEM (142857)
E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.
JOSE LUIZ: CONTATO
PROFMATLIMA@HOTMAIL.COMa) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
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por Rosangela Braulino » Qua Nov 02, 2011 19:14
Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.
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por marina23484 » Qua Nov 02, 2011 20:56
Atividades 5 liberadaaaa....
DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:
a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.
2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.
Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.
" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."
a) (5.0) Raiz quadrada de 5.
DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.
2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
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por Maria Vieira » Qua Nov 02, 2011 22:32
Nossa, eu estou ainda quebrando a cabeça na MA2 exerc.1 e no 2c, acho que estou muito atrasada.
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por Maria Vieira » Qua Nov 02, 2011 22:35
Rosangela Braulino escreveu:Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.
Maria Vieira escreveu:Nossa, eu estou ainda quebrando a cabeça na MA2 exerc.1 e no 2c, acho que estou muito atrasada.
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por lucinei daliberto » Qui Nov 03, 2011 06:01
Oi pessoal, todas as atividades que foi proposta cheguei a mesma conclusão de voces. A unica que eu não tenho certeza é aformula da sequencia gostaria que alguem confirmasse que o meu raciocinio esta correto.
n^2 +3n+3, foi nesta formula que cheguei mas...............
Lucinei
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por marina23484 » Qui Nov 03, 2011 06:34
Rosangela Braulino escreveu:Oi gente, eu acho que a resposta da atividade4- Ma01, exercicio 2, letra b, está errada...
Eu encontrei a resposta de 425g o copo com 3/5 da agua.
Rooo.. Tá certoo...
A resposta é 425 gramas...
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por marina23484 » Qui Nov 03, 2011 06:36
lucinei daliberto escreveu:Oi pessoal, todas as atividades que foi proposta cheguei a mesma conclusão de voces. A unica que eu não tenho certeza é aformula da sequencia gostaria que alguem confirmasse que o meu raciocinio esta correto.
n^2 +3n+3, foi nesta formula que cheguei mas...............
Lucinei
Lucinei...
Eu cheguei nessa mesma formulaa....
Mas o q???
Vc resolveu o produto notavel..
(n+2)² - (n+1)
Marina
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por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:18
atividade 5
2) provar para raiz de 5
jlrlima escreveu:Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:Boa noite povo.
Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
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E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.
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PROFMATLIMA@HOTMAIL.COMa) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
se a²+b²+c²=75 e ab+bc+ac=75 então : a²+b²+c²=ab+bc+ac , logo a²=b*a => b=a²/a=> b=a fazendo o mesmo para os 3 temos a=b=c substituindo b e c por a temos : a+a+a=15 => 3a=15 => a=5 como a=b=c resulta em a=5 b=5 c=5.
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
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Editado pela última vez por
rstta7 em Qui Nov 03, 2011 16:26, em um total de 1 vez.
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por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:21
jlrlima escreveu:Cesar escreveu:esse exercicio eu fiz usando a p.a. a-r a a+r
a-r+a+a+r = 15
cheguei em zero tb.. tanto a b e c
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Eu consegui resolver acho... rsrsrsrs a lguns exercicios da atividade 4 vou tentar postar aqui dai se tiver errado me avisem.... se tiver correto sinta-se feliz em usar mais nao esqueçam de rever.....
Disciplina 1 atividade 4
1. Catarina comprou, de um vendedor ambulante, uma grande peça de queijo por R$ 20,00. Um terço deu de presente ao seu pai, um quarto a sua irmã, um sexto ao seu primo e metade do restante a sua vó. Ao chegar em casa, viu no folheto de um supermercado uma promoção do mesmo queijo por R$ 7,00 o quilo e se perguntou se a sua compra realmente valeu a pena. Para responder essa inquietação, pesou o que lhe restou da peça na sua balança caseira e descobriu que lhe sobrara 350 gramas.
fiz assim.
1 inteiro
entao temos
1-1/3-1/4-1-8 = 1/4 agora dar metade para a avó 1/4.1/2=1/8 que dara 2800g
b) 20/2,8( preço pago dividido pela massa) aproximadamente 7.14 reais... logo compensa mais comprar no mercado.
2. Um copo cheio de água tem massa (peso) de 575 gramas e com 2/3 da água a massa (peso) é 450 gramas.
a) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo vazio? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) Qual é a massa (peso) do copo com 3/5 da água? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
agora esse eu nao sei se esta certo preciso de ajuda pois hj estava no meio da aula resolvendo isso e sabe como é né. rsrsrsrs
575 copo cheio
2/3 = 450g
1-2/3 =1/3
logo 1/3 = 575-450 = 125g
logo 1/3+1/3+1/3=375g
575-375 = 200g (achei esse copo pesado demais.) rsrsrsrs
letra b
copo cheia 575g
3/5de 575 = 345g
3. (2,0) Qual é o algarismo que ocupa a 2012ª posição após a vírgula na representação decimal de 1/7 (um sétimo)? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
eu dividi o 1/7 e deu 0,142857 logo o periodo tem 6 numeros
dividi 2012/6 = 335,33
335,33-335,00 = 0,33 ( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
o periodo vai se repetir 335 vezes até 2010ª dai mais duas casas como começa 0,142 logo o 2012 é 4
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E SE REPETEM DE 6 EM 6..... EU DIVIDI 2012/6 DEU 335 E RESTO 2... ESSE RESTO 2 REPRESENTA QUE O ALGARISMO DA POSIÇÃO 2012ª É 4.
JOSE LUIZ: CONTATO
PROFMATLIMA@HOTMAIL.COMa) (2,0) Qual era a massa (peso) da peça comprada? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
b) (2,0) O preço do vendedor ambulante era melhor do que o preço anunciado pelo supermercado? Apresente e justifique os procedimentos para obter a resposta.
Olá..
Eu cheguei nas mesmas respostas clarooo..
Mas o exercicio 2-a eu coloquei num sistema...
Meu problema está na Atividade 4 - exercico 2-c) encontre os valores de a, b e c.
Cheguei num sistema de 3 equaçoes e incógnita...
a+b+c=15
ab+bc+ca=75
a^2+b^2+c^2=75
poderia ter usado o quadrado da soma de n termos:
(a+b+c)²=a²+b²+c²+2ab+2bc+2ac
Eu fiz por Cramer, a determinante geral dá 0.
Por substituição, quando isolo uma letra na primeira equaçao, e substitupo nas outras e depois somo as duas... tudo cancela..
Eu entendo a resposta, mas nao sei explicar...
a=b=c=5
Estou tentando achar num livro, como explicar isso, mas estou um pouco perdida..
Marina
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por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:31
marina23484 escreveu:Atividades 5 liberadaaaa....
DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:
a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.
2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.
Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.
" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."
a) (5.0) Raiz quadrada de 5.
analise no material de apoio tema3 a raiz de 2 (prova) leiam a sugestão acima no lugar de par para raiz de 2 é múltiplo para raiz de 5!!
DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.
2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
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por rstta7 » Qui Nov 03, 2011 16:32
marina23484 escreveu:Atividades 5 liberadaaaa....
DISCIPLINA 1
1.Mostre uma aproximação por falta, com uma casa decimal, dos seguintes números:
a)(2,5) Raiz cúbica de 5.
b)(2,5) Raiz cúbica de 11.
2. Como base na demostração de que é um número irracional pelo Método de Redução ao Absurdo, que se encontra no material de apoio. Prove que o número abaixo é irracional.
Sugestão: Utilize o Teorema Fundamental da Aritmética.
" Afirma que todo número inteiro se escreve de maneira única, a menos de ordem dos fatores, como um produto de potências de primos distintos. Dele, decorre imediatamente que se o quadrado de um número é múltiplo de 5, então este número tem que ser múltiplo de 5."
a) (5.0) Raiz quadrada de 5.
analise no material de apoio tema3 a raiz de 2 (prova) leiam a sugestão acima no lugar de par para raiz de 2 é múltiplo para raiz de 5!!
DISCIPLINA 2
1. (4,0) Determine n E Z tal que os números inteiros (n+100) e (n+168) sejam quadrados perfeitos.
2. As leis da Física, muitas vezes, descrevem relações de proporcionalidade direta ou inversa entre grandezas. Para cada uma, das leis abaixo, escreva a expressão algébrica correspondente.
a)(1,5) (Lei da gravitação universal) Matéria atrai a matéria na razão direta de suas massas e na razão inversa do quadrado da distância entre elas.
b)(1,5) (Gases perfeitos) A pressão exercida por uma determinada massa de um gás é diretamen-te proporcional à temperatura absoluta e inversamente proporcional ao volume ocupado pelo gás.
c)(1,5) (Resistência elétrica) A resistência de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção reta.
d)(1,5) (Dilatação térmica) A dilatação térmica sofrida por uma barra é diretamente proporcional ao comprimento da barra e à variação de temperatura
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por marina23484 » Qui Nov 03, 2011 18:31
Pessoal
Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..
1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
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por Cesar » Qui Nov 03, 2011 22:56
Pessoal boa noite, ja saiu a atividade 5 ja resolvi mais queria trocar algumas ideias como pode ser feito????? por exemplo eu resolvi o exercicio assim.
1) Mostre uma aproximação por falta com uma casa decimal dos seguintes números.
a) Raiz cúbica de 5
Resolução
Ao resolver temos 1,709975947
Podemos, como sugerido no enunciado, fazer a aproximação por falta.
Vejamos:
raiz cubica de 5 tem por aproximação 1,...
Tomando o 1 ( por falta ) estamos cometendo um erro pois o resultado esta entre 1 e 2 que temos 1< raiz cubica de 5 <2, assim podemos dizer que 1 é a aproximação por falta e o 2 é a aproximação por excesso.
Outro exemplo quando usamos casas decimais.
Exemplo: raiz cubica de 5 = 1,7
Aproximação por falta com um erro de 0,1 caso usemos o 7 e assim por diante caso usemos mais casas decimais.
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por Cesar » Qui Nov 03, 2011 22:59
marina23484 escreveu:Pessoal
Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..
1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....
o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5
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por xandeproenca12 » Sex Nov 04, 2011 00:20
Módulo 1
Disciplina 2 – Conjuntos, Relações, Equações e Função Quadrática
Tema 2 – Linguagem Álgebrica
Data de entrega: 04/11/2011
1.
a) n^2 + 3n + 3
b) aplique bhaskara = 183 que encontrará 12ª posição.
2. a) 75
b) 0
c)a=b=c= 5
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por marina23484 » Sex Nov 04, 2011 07:46
Cesar escreveu:marina23484 escreveu:Pessoal
Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..
1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....
o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5
Olá Cesar...
vc achou mais dificil, mas conseguiu resolver???
Ainda nao achei nenhum lugar q me explicasse o pq dissoo...
Por favor se puder me mandar o q achou...
marina23484@hotmail.comMarina
=)
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por deboralino » Sex Nov 04, 2011 11:49
Bom diaa pessoal!!
Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...
Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
Aguardo!! =]
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por deboralino » Sex Nov 04, 2011 11:49
deboralino escreveu:Bom diaa pessoal!!
Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...
Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
Aguardo!! =]
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por marina23484 » Sex Nov 04, 2011 11:55
deboralino escreveu:Bom diaa pessoal!!
Gostaria de uma pequena ajuda de vocês se possível claro...
Na disciplina 1 e atividade 4 e execício 3:
Eu cheguei ao mesmo resultado mas vendo a resolução eu não entendi essa passagem:
( saber a posição excedente) 0,3 = 1/3.6/1 = 2 (dois numeros excendentes)
Aguardo!! =]
Esse exercicio é o da dizima periódica???
1/7???
Se for.. entao.. o exercicio quer saber a 2012 posicao..
se vc dividir 1/7, ele tem um periodo q se repete de 6 em 6..
Se vc dividir 2012 por 6, vai ter 335 e resto 2...
POr causa do resto 2, a posição é a segunda.. q será o numero 4..
Espero ter ajudadooo..
Marina
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por silvia fillet » Sex Nov 04, 2011 15:20
Cesar, envie um e-mail para voce sobre as atividades MA001 e MA002
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por deboralino » Sex Nov 04, 2011 17:33
Obrigada colega pela ajuda!!
=]
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por Cesar » Sáb Nov 05, 2011 09:25
Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5
1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20
Porque isso????
achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
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por Cesar » Sáb Nov 05, 2011 09:34
marina23484 escreveu:Cesar escreveu:marina23484 escreveu:Pessoal
Na Disciplina 2, Atividade 5...
O exercicio 1 mudou..
1. Resolva os itens abaixo justificando sua resposta: Em uma mesa circular foram postas 10 cadeiras e estas foram numeradas com números consecutivos de dois algarismos, entre os quais há dois números que são quadrados perfeitos.
a)(2,0) Qual é a soma dos números dessas cadeiras?
b)(2,0) Considerando o maior número destas cadeiras, quais são os números ímpares distintos consecutivos que devemos somar para obtê-lo? Por que isto acontece?
o que achei mais dificil foi achar o porque da soma ....
o quadrado perfeito do maior numero é 25 e a soma de 5 numeros consecutivos, no caso impares... sempre vai dar um numero multiplo de 5
Olá Cesar...
vc achou mais dificil, mas conseguiu resolver???
Ainda nao achei nenhum lugar q me explicasse o pq dissoo...
Por favor se puder me mandar o q achou...
marina23484@hotmail.comMarina
=)
claro meu bem... de uma olhada vou mandar as duas atividades para vc ver se bate com a sua, pois sempre gosto de postar no domingo, assim da tempo da tutora ver se tem algo de errado............ estou mandando o email agora ( sabado).
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Cesar
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por Lucineia Benetti » Sáb Nov 05, 2011 12:57
propriedade do quadrado perfeito diz que a soma de numeros impares a parir de um encontra-se um quadrado perfeito.exemplo 1+3+5+7+9=25
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por Francesca Vilanni » Sáb Nov 05, 2011 14:28
Acho que os números são de 16 até 25!!
Estou começando agora para ver se posto amanhã!!!!!
Logo enviarei o que pensei.
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por bbalthazar » Sáb Nov 05, 2011 16:22
Olá Cesar,
Também resolvi desse jeito ... será que é só isso mesmo??
Abrçs.
Margarete
quote="Cesar"]Pessoal boa noite, ja saiu a atividade 5 ja resolvi mais queria trocar algumas ideias como pode ser feito????? por exemplo eu resolvi o exercicio assim.
1) Mostre uma aproximação por falta com uma casa decimal dos seguintes números.
a) Raiz cúbica de 5
Resolução
Ao resolver temos 1,709975947
Podemos, como sugerido no enunciado, fazer a aproximação por falta.
Vejamos:
raiz cubica de 5 tem por aproximação 1,...
Tomando o 1 ( por falta ) estamos cometendo um erro pois o resultado esta entre 1 e 2 que temos 1< raiz cubica de 5 <2, assim podemos dizer que 1 é a aproximação por falta e o 2 é a aproximação por excesso.
Outro exemplo quando usamos casas decimais.
Exemplo: raiz cubica de 5 = 1,7
Aproximação por falta com um erro de 0,1 caso usemos o 7 e assim por diante caso usemos mais casas decimais.[/quote]
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bbalthazar
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por Francesca Vilanni » Sáb Nov 05, 2011 16:33
Galera consegui fazer a questão 2 da disciplina 1, vendo esse vídeo.
youtube.com/watch?v=Taw0yr4kxtE
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por Marcao » Sáb Nov 05, 2011 17:19
Olá Cesar, tudo bem?
Tbm estou nesse Redefor.
Na questão 1(b) eu entendi que ele quer demonstrar que a soma de números ímpares distintos é sempre um quadrado perfeito?
Ou seja, 1+3+5+7+9=25, que é o número da décima cadeira. Se´ra isso, ou estou enganado?
Marcos
Cesar escreveu:Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5
1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20
Porque isso????
achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
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por Cesar » Sáb Nov 05, 2011 18:36
pelo que entendi foi que a soma de 5 numeros consecutivos o resultado sempre vai ser um numero multiplo de 5
Marcao escreveu:Olá Cesar, tudo bem?
Tbm estou nesse Redefor.
Na questão 1(b) eu entendi que ele quer demonstrar que a soma de números ímpares distintos é sempre um quadrado perfeito?
Ou seja, 1+3+5+7+9=25, que é o número da décima cadeira. Se´ra isso, ou estou enganado?
Marcos
Cesar escreveu:Galera bom dia.
como sou tonho descobri agora pouco que a soma de 5 numeros consecutivos da um numero no formato de 5x... isso quer dizer que ele vai ser multimplo de 5
1+2+3+4+5 =15
2+3+4+5+6= 20
Porque isso????
achei muito bom rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.
acho que isso que é a resposta da atividade das cadeiras .....
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Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Dom Jan 17, 2010 14:42
Não sei onde este tópico se encaixaria. Então me desculpem.
Eu não entendi essa passagem, alguém pode me explicar?

O livro explica da seguinte forma.
1°) P(1) é verdadeira, pois

2°) Admitamos que

, seja verdadeira:

(hipótese da indução)
e provemos que

Temos: (Nessa parte)

Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Seg Jan 18, 2010 01:55
Boa noite Fontelles.
Não sei se você está familiarizado com o
Princípio da Indução Finita, portanto vou tentar explicar aqui.
Ele dá uma equação, no caso:
E pergunta: ela vale para todo n? Como proceder: no primeiro passo, vemos se existe pelo menos um caso na qual ela é verdadeira:
Portanto, existe pelo menos um caso para o qual ela é verdadeira. Agora, supomos que

seja verdadeiro, e pretendemos provar que também é verdadeiro para

.
Daí pra frente, ele usou o primeiro membro para chegar em uma conclusão que validava a tese. Lembre-se: nunca saia da tese.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Seg Jan 18, 2010 02:28
Mas, Fantini, ainda fiquei em dúvida na passagem que o autor fez (deixei uma msg entre o parêntese).
Obrigado pela ajuda, mesmo assim.
Abraço!
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Fontelles - Qui Jan 21, 2010 11:32
Galera, ajuda aí!
Por falar nisso, alguém conhece algum bom material sobre o assunto. O livro do Iezzi, Matemática Elementar vol. 1 não está tão bom.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Jan 21, 2010 12:25
Boa tarde Fontelles!
Ainda não estou certo de qual é a sua dúvida, mas tentarei novamente.
O que temos que provar é isso:

, certo? O autor começou do primeiro membro:
Isso é verdadeiro, certo? Ele apenas aplicou a distributiva. Depois, partiu para uma desigualdade:
Que é outra verdade. Agora, com certeza:
Agora, como

é

a

, e este por sua vez é sempre

que

, logo:
Inclusive, nunca é igual, sempre maior.
Espero (dessa vez) ter ajudado.
Um abraço.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Caeros - Dom Out 31, 2010 10:39
Por curiosidade estava estudando indução finita e ao analisar a questão realmente utilizar a desigualdade apresentada foi uma grande sacada para este problema, só queria tirar uma dúvida sobre a sigla (c.q.d), o que significa mesmo?
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
andrefahl - Dom Out 31, 2010 11:37
c.q.d. = como queriamos demonstrar =)
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Abelardo - Qui Mai 05, 2011 17:33
Fontelles, um bom livro para quem ainda está ''pegando'' o assunto é:'' Manual de Indução Matemática - Luís Lopes''. É baratinho e encontras na net com facilidade. Procura também no site da OBM, vais encontrar com facilidade material sobre PIF... em alguns sites que preparam alunos para colégios militares em geral também tem excelentes materiais.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
MarceloFantini - Qui Mai 05, 2011 20:05
Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Assunto:
Princípio da Indução Finita
Autor:
Vennom - Qui Abr 26, 2012 23:04
MarceloFantini escreveu:Abelardo, faz 1 ano que o Fontelles não visita o site, da próxima vez verifique as datas.
Rpz, faz um ano que o fulano não visita o site, mas ler esse comentário dele enquanto respondia a outro tópico me ajudou. hAUEhUAEhUAEH obrigado, Marcelo. Sua explicação de indução finita me sanou uma dúvida sobre outra coisa.

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