por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 16:57
Primeiramente gostaria de me apresentar, sou Marlon, sou novo por aqui e estou iniciando meus estudos para as específicas em engenharia mecânica, e como (quase) todo estudante do ensino médio tenho muitas dificuldades. Vamos a questão, depois ao que eu entendi, depois direi minha dúvida:
Admita dois números inteiros positivos, representados por a e b. Os restos das divisões de a e b por 8 são, respectivamente, 7 e 5.
Determine o resto da divisão do produto a.b por 8.
É o seguinte, as minhas conclusões (me corrijam caso eu esteja errado,por favor):
a pode ser infinitos números, mas existe uma maneira de representar, que é multiplicando o 8 por um número e somando ao resto da divisão. Chamei o este numero que multiplica de x.
a = 8.x + 7
A mesma coisa com b, chamando o número que multiplica o 8 de y:
b = 8.y + 5
Agora vamos ao produto:
a.b = (8x + 7).(8y + 5) = 64xy + 40x + 56y + 35
Aí está minha dúvida, não sei como prosseguir..
Tenho dúvidas em várias questões, meu ensino fundamental e médio foram bem abaixo da média, gostaria de contar com a ajuda de vocês.
Um abraço, obrigado!
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XxXMarlonXxX
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 17:23
Boa tarde Marlon!
Seja bem-vindo ao AjudaMatemática!
Acredito que posso ajudá-lo.. Vamos lá?
a = 8.x + 7 (OK)
b = 8.y + 5 (OK)
Quanto ao produto a.b = (8x + 7).(8y + 5) = 64xy + 40x + 56y + 35 (OK)
Chegou na beira do gol era só chutar..
64xy + 40x + 56y + 35 ---> 8(8xy + 5x +7y + 4) + 3
Chamando (8xy + 5x +7y + 4) de "q", temos: 8q + 3. Logo, o resto da divisão do produto a.b por 8 é
3Bons estudos! Qualquer dúvida estou por aqui
Abraço,
Cleyson007
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por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 17:33
Poxa, é verdade! Agora consegui enxergar, muito obrigado! Esse lance que você fez é alguma propriedade ou apenas uma jogada matemática? Pergunto isso porque, como eu disse anteriormente, meu ensino fundamental e médio foram péssimos...To tentando correr atrás do prejuízo!
Abusando ainda de sua boa vontade, você sabe de algum material, online mesmo se possível, de matemática de ensino fundamental?Pois tenho livros do ensino médio, porém as dúvidas que tenho não me dão uma "base" pra prosseguir, sempre fica umas lacunas em função de não conhecer as propriedades que não foram bem vistas no ensino fundamental...
Obrigado mais uma vez amigo, uma boa tarde!
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 18:22
Olá, boa tarde!
Marlon, fico feliz em saber que pude ajudar!
É uma propriedade matemática (ih, fugiu o nome agora..). O importante é a compreensão e saber aplicá-la.
Quanto ao material, acredito que esse site lhe seja útil:
http://www.videoaulaestudante.com/ensin ... matematicaAmigo, qualquer coisa estou por aqui
Abraço,
Cleyson007
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por MarceloFantini » Qui Out 04, 2012 18:48
Ele apenas aplicou a distributiva. O conceito importante aqui era notar que bastava que você escrevesse o produto como um múltiplo de 8 somado a algum resto. Como os três primeiros números eram todos múltiplos de 8, você precisava escrever 35 como um múltiplo de 8 mais algo, mas

, daí usou a distributiva.
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por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 19:00
@Cleyson007
Muito obrigado mais uma vez, vou conferir o material, me ajudou bastante mesmo!
@MarceloFantini
Pois é, de início não consegui enxergar esse ponto, quando o @Cleyson007 postou a resolução eu consegui perceber, tenho de ter mais atenção mesmo...Preciso treinar mais, obrigado!
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 19:40
Boa tarde amigos!
Fantini, o nome que fugiu não é a distributiva. Para mim, esse processo de chamar de "q" e somar com o resto é que tem um nome e o nome fugiu rsrs.
Marlon, como eu te disse acredito que o site lhe será útil. Vamos fazer o seguinte: A medida que forem surgindo as dúvidas poste-as aqui no fórum, que eu, ou algum outro amigo, irá te ajudando
No mais, bons estudos!
Abraço,
Cleyson007
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por MarceloFantini » Qui Out 04, 2012 19:47
Seria o algoritmo da divisão (ou algoritmo de Euclides)?
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por Cleyson007 » Qui Out 04, 2012 19:56
É isso ai Fantini!
Obrigado por relembrar --> Algoritmo de Euclides!
Abraço,
Cleyson007
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por XxXMarlonXxX » Qui Out 04, 2012 21:45
Distributiva eu lembro (pelo menos isso), lembro de alguns outros, que na minha época chamavam de produto notável, creio que não tenha mudado, nem foi tanto tempo assim.
Procurei sobre esse algoritmo de Euclides, é interessante pra encontrar o MDC, porém prefiro outros métodos...
@Cleyson007
Obrigado, não me falta é dúvidas! Interessante o site, só falta eu procurar uns exercícios pra complementar. Agradeço mais uma vez! Sobre as dúvidas amanhã irei postar,
um abraço a todos!
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por LuizAquino » Sex Out 05, 2012 15:32
XxXMarlonXxX escreveu:(...)
Abusando ainda de sua boa vontade, você sabe de algum material, online mesmo se possível, de matemática de ensino fundamental?
(...)
Eu gostaria de recomendar as videoaulas do Nerckie:
http://www.youtube.com/nerckieSeria interessante você começar pelo curso "Matemática Zero", que faz exatamente uma revisão dos conteúdos do nível fundamental.
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silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46
Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.
Assunto:
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Autor:
silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25
POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?
P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50
P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25
P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833
4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3
SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA
Assunto:
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Autor:
ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37
utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24
Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.
Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45
Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23
Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18
Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40
Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias
44242:7 = 6320 + resto 2
è assim, nâo sei mais sair disso.
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24
que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta
Assunto:
Proporcionalidade
Autor:
Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43
Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:
De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.
De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.
De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.
Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.
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