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Equação raiz e polinomio

Equação raiz e polinomio

Mensagempor Rosi7 » Sáb Mai 23, 2015 09:44

Para a={3}^{-1}.{81}^{2} e para b={2}^{4}.{6}^{3}.{9}^{2}  resolva \sqrt[7]{a.b}
Rosi7
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Re: Equação raiz e polinomio

Mensagempor nakagumahissao » Dom Mai 24, 2015 01:54

Rosi7, pelas regras deste fórum você deveria ter detalhado o que já tentou fazer. Desta vez vou responder a questão mas por favor na próxima vez, tente nos dizer o que já foi feito por você para sanarmos sua dúvida e para que não fiquemos aqui apenas resolvendo os seus problemas de modo que você fique sem sem o principal, aprender.


Resolução:

Substituindo-se a e b debaixo da raiz usando os valores dados, teremos:

[1] \sqrt[7]{ab} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {81}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {6}^{3} \cdot {9}^{2}} =

Decompondo-se 81, 6 e 9 tem-se que:

81 = {3}^{4}
{6}^{3} = {3}^{3} \cdot {2}^{3}
9 = {3}^{2}

Continuando a resolver [1] e utilizando as várias propriedades da radiciação, temos:

= \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {({3}^{4})}^{2} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {({3}^{2})}^{2}} = \sqrt[7]{{3}^{-1} \cdot {3}^{8} \cdot {2}^{4} \cdot {3}^{3} \cdot {2}^{3} \cdot {3}^{4}} =

= \sqrt[7]{{3}^{14} \cdot {2}^{7}} = \sqrt[7]{{3}^{14}}  \cdot \sqrt[7]{{2}^{7}} = {3}^{2} \cdot 2 = 9 \times 2 = 18
Eu faço a diferença. E você?

Do Poema: Quanto os professores "fazem"?
De Taylor Mali
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Re: Equação raiz e polinomio

Mensagempor Rosi7 » Qui Mai 28, 2015 19:02

Grata e desculpa, esqueci de dizer, mas da próxima vez digo. Esta questão, não é do meu curso, é de um livro de matemática, aí fui fazer, e deu um numero enorme dentro da raiz, pois eu resolvia as potencias, multiplicava e depois ia tirar da raiz.
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Re: Equação raiz e polinomio

Mensagempor Rosi7 » Qui Mai 28, 2015 19:33

Os: Achei interessante o poeta, educador Taylor Maly.
Agora a frase: "Eu faço crianças ficarem sentadas por mais de 40 minutos em sala de aula em silêncio absoluto."
Ele deve ser muito bom mesmo. Desculpa, debater o poema com você, mas isso me pareceu um pouco Freiriano.
Embora concorde que:
[...] Eu faço os alunos imaginarem.
Questionarem.
Criticarem.
Eu faço os alunos demonstrarem todos os cálculos matemáticos realizados para chegar às respostas dos problemas.
E faço com que apresentem a redação final como se nunca tivessem produzido um rascunho sequer.
Eu os faço entender que, se você tem um talento, deve segui-lo. [...]

Isso é Vygotsky etc .. e eu amo!
Acho que vou pesquisar sobre Maly.. e continuem colocando as frases, são maravilhosas!

Abraço!
Rosi7
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Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Qui Out 13, 2011 22:46

Divida o numero 35 em partes diretamente proporcionais a 4, 10 e 14. Em seguida divida o mesmo numero em partes proporcionais a 6, 15 e 21. explique por que os resultados sao iguais.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Sáb Out 15, 2011 10:25

POR GENTILEZA PODEM VERIFICAR SE O MEU RACIOCINIO ESTÁ CERTO?

P1 = K.4 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P1= 5
P2 = K.10 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P2= 12,50
P3 = K.13 SUBSTITUINDO K POR 1,25 P3= 17,50

P1+P2+P3 = 35
K.4+K.10+K.13 = 35
28 K = 35
K= 1,25


P1 = K.6 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P1= 5
P2 = K.15 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P2 = 12,50
P3 = K.21 SUBSTITUINDO K POR 0,835 P3 = 17,50
K.6+K.15+K.21 = 35
42K = 35
K= 0,833


4/6 =10/15 =14/21 RAZÃO = 2/3

SERÁ QUE ESTÁ CERTO?
ALGUEM PODE ME AJUDAR A EXPLICAR MELHOR?
OBRIGADA
SILVIA


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Dom Out 16, 2011 00:37

utilize a definição e não se baseie no exercícios resolvidos da redefor, assim você terá mais clareza, mas acredito que sua conclusão esteja correto, pois o motivo de darem o mesmo resultado é pq a razão é a mesma.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Marcos Roberto - Dom Out 16, 2011 18:24

Silvia:
Acho que o resultado é o mesmo pq as razões dos coeficientes e as razões entre os números são inversamente proporcionais.

Você conseguiu achar o dia em que caiu 15 de novembro de 1889?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: deiasp - Dom Out 16, 2011 23:45

Ola pessoal
Tb. estou no redefor
O dia da semana em 15 de novembro de 1889, acredito que foi em uma sexta feira


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 06:23

Bom dia,
Realmente foi uma sexta feira, como fazer os calculos para chegar ?


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 07:18

Para encontrar o dia que caiu 15 de novembro de 1889 você deve em primeiro lugar encontrar a quantidade de anos bissextos que houve entre 1889 à 2011, após isso dá uma verificada no ano 1900, ele não é bissexto, pois a regra diz que ano que é múltiplo de 100 e não é múltiplo de 400 não é bissexto.
Depois calcule quantos dias dão de 1889 até 2011, basta pegar a quantidade de anos e multiplicar por 365 + 1 dia a cada ano bissexto (esse resultado você calculou quando encontrou a quantidade de anos bissextos)
Pegue o resultado e divida por 7 e vai obter o resto.
obtendo o resto e partindo da data que pegou como referência conte a quantidade do resto para trás da semana.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: silvia fillet - Seg Out 17, 2011 07:40

Bom dia,
Será que é assim:
2011 a 1889 são 121 anos sendo , 30 anos bissextos e 91 anos normais então temos:
30x366 = 10.980 dias
91x365 = 33.215 dias
incluindo 15/11/1889 - 31/12/1889 47 dias
33215+10980+47 = 44242 dias

44242:7 = 6320 + resto 2

è assim, nâo sei mais sair disso.


Assunto: Proporcionalidade
Autor: ivanfx - Seg Out 17, 2011 10:24

que tal descontar 1 dia do seu resultado, pois 1900 não é bissexto, ai seria 44241 e quando fizer a divisão o resto será 1
como etá pegando base 1/01/2011, se reparar bem 01/01/2011 sempre cai no mesmo dia que 15/01/2011, sendo assim se 01/01/2011 caiu em um sábado volte 1 dia para trás, ou seja, você está no sábado e voltando 1 dia voltará para sexta.então 15/11/1889 cairá em uma sexta


Assunto: Proporcionalidade
Autor: Kiwamen2903 - Seg Out 17, 2011 19:43

Boa noite, sou novo por aqui, espero poder aprender e ajudar quando possível! A minha resposta ficou assim:


De 1889 até 2001 temos 29 anos bissextos a começar por 1892 (primeiro múltiplo de 4 após 1889) e terminar por 2008 (último múltiplo de 4 antes de 2011). Vale lembrar que o ano 1900 não é bissexto, uma vez que é múltiplo de 100 mas não é múltiplo de 400.

De um ano normal para outro, se considerarmos a mesma data, eles caem em dias consecutivos da semana. Por exemplo 01/01/2011 – sábado, e 01/01/2010 – sexta.

De um ano bissexto para outro, se considerarmos a mesma data, um cai dois dias da semana depois do outro. Por exemplo 01/01/2008 (ano bissexto) – Terça – feira, e 01/01/09 – Quinta-feira.

Sendo assim, se contarmos um dia da semana de diferença para cada um dos 01/01 dos 122 anos que separam 1889 e 2011 mais os 29 dias a mais referentes aos anos bissextos entre 1889 e 2011, concluímos que são 151 dias da semana de diferença, o que na realidade nos trás: 151:7= 21x7+4, isto é, são 4 dias da semana de diferença. Logo, como 15/11/2011 cairá em uma terça-feira, 15/11/1889 caiu em uma sexta-feira.